21.8 C
Belo Horizonte
sex, 27 fevereiro 26

Carnaval dos Amigos de Lavrinha promove inclusão

Arte, afeto e inclusão tomam as ruas de Liberdade no desfile do Bloco Apaexonados, no próximo domingo (15)

O Carnaval dos Amigos de Lavrinha será celebrado no próximo domingo, 15 de fevereiro, a partir das 16h, com o desfile do bloco “Apaexonados – aqui a tristeza pula de alegria”, reunindo alunos das APAEs de Liberdade e Bocaina de Minas, familiares, educadores, amigos e moradores da região.

As atividades do projeto tiveram início junto ao calendário escolar e seguem as diretrizes da Secretaria de Educação. Ao longo das últimas semanas, os ensaios vêm acontecendo na APAE Liberdade, com os alunos tocando instrumentos de percussão, além de ações de organização, separação e limpeza de fantasias e adereços recebidos por meio de doações de colaboradores do Rio de Janeiro e amigos da RPPN Ave Lavrinha, em Bocaina de Minas.

Segundo Deni Claudio de Carvalho, responsável pela condução das oficinas de arte, realizadas às sextas-feiras na RPPN, o Carnaval é um espaço fundamental de inclusão. “As oficinas e os ensaios acontecem durante a semana, integrados à rotina dos alunos. O Carnaval se torna um momento especial de trazê-los para o convívio social de forma natural, sem preconceitos, e isso faz toda a diferença para eles”, afirma.

Após o período de festas, as fantasias e alegorias passam por um processo de restauro, garantindo que estejam em bom estado para o Carnaval do ano seguinte. A APAE conta atualmente com um acervo significativo de fantasias, o que também contribui para a adesão espontânea de moradores e visitantes ao bloco.

Trajeto

A concentração do bloco acontecerá às 16h, na Rua Geraldo Magela de Barros Mendes, nº 59. De lá, o grupo seguirá pela avenida principal de Liberdade, desfilando do Mercado Ibralândia até o palco onde acontece a programação carnavalesca da cidade.

O projeto conta com o apoio voluntário de funcionários, amigos e visitantes de Lavrinha, que colaboram no cuidado, manejo e organização das ações. Um dos pilares do Carnaval dos Amigos de Lavrinha são as doações de fantasias, muitas delas inspiradas em experiências vividas pelos organizadores em iniciativas como o bloco do Museu do Inconsciente, referência em arte, cultura e saúde mental. 

“As fantasias que recebemos em doação passam por cuidado, limpeza e, muitas vezes, por intervenções artísticas feitas pelos próprios alunos. Algumas máscaras são pensadas especialmente para o Carnaval. Esse processo fortalece a expressão artística, a autonomia e o sentimento de pertencimento”, completa.

Serviço – Carnaval dos Amigos de Lavrinha
Bloco: Apaexonados – aqui a tristeza pula de alegria
Data: Domingo, 15 de fevereiro
Horário: A partir das 16h
Concentração: Rua Geraldo Magela de Barros Mendes, nº 59 – Liberdade
Percurso: Do Mercado Ibralândia até o palco da programação local
Gratuito
Instagram: @rppn_ave_lavrinha
Mais informações: (32) 98417-1934 – Deni

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

As Patroas agitam Rooftop do Avião em BH

Encontro musical será no dia 7 de março em...

BR Machine em MG lança gruas do Bob Esponja

Parceria inédita transforma máquinas de captura em atrações temáticas...

Call The Police Tour 2026 chega a BH

Andy Summers, João Barone e Rodrigo Santos revisitam os...

Belo Horizonte recebe grandes shows em março

Flávio Venturini, Jason Mraz, Lobão, Daniel Boaventura, Cláudia Leitte,...

António Zambujo abre vendas para show em BH

No dia 8 de maio, às 21h, o Grande Teatro Sesc Palladium,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui