Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura de Minas Gerais e Quatree apresentam a 12ª edição do Festival Internacional Dipanas Blues, que traz neste ano a Pará de Minas, as mais variadas vertentes do Blues. A cantora norte-americana Laretha Weathersby, o cantor e compositor Zeca Baleiro e a banda Biquini Cavadão são as principais novidades do festival, que chega mais uma vez trazendo ao público uma combinação especial e variada de música, gastronomia e diversão.
Além da programação de shows distribuídos em quatro palcos, o festival vai contar com Vila Gastronômica Granja Brasília, que vai reunir restaurantes da cidade de Pará de Minas ofertando diversas opções culinárias para atender a todos os públicos e gostos em um espaço ainda maior e mais aconchegante além da Vila Wine Club Panelão, com vinhos selecionados exclusivamente para o evento.
O Festival Internacional Dipanas Blues Festival 2024 vai contar novamente com o Circuito Dipanas Blues, que ocorre dos dias 10 a 16 de agosto, trazendo para a cidade shows gratuitos, oficinas musicais, o projeto Blues na escola e ações sociais que incluem arrecadação de alimento e feiras de adoção Pet, em parceria com a Quatree. A programação do circuito pode ser acompanhada em nossas redes.
O grande dia do festival será no dia 17 de agosto, em Pará de Minas, no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz (Rua Francisco Cecílio Mendonça, 738 – Papa João Paulo II). A programação musical vai ocupar os palcos: Coreto Terra Brasil, Estação BR Super, Dipaninhas e Palco Quatree, o principal do evento, que vai receber Zeca Baleiro, Biquini Cavadão e Laretha Weathersby com Bruno Marques. A empresa Quatree, que apresenta o festival deste ano, vai disponibilizar também diversas experiências incríveis para o público, como a tirolesa Quatree – que possibilita um passeio radical pela Arena do Blues – e um espaço onde os tutores podem deixar seus pets se divertindo com profissionais preparados enquanto curtem o evento. Além disso, a Quatree também vai participar de todas as ações sociais produzidas pelo evento.
Na Vila Gastronômica Granja Brasília, o cardápio vai incluir carnes, hamburgueria e pizzas, entre outras opções de pratos doces e salgados. Restaurantes renomados vão estar mais uma vez presentes no evento possibilitando ao público experiências gastronômicas de alta qualidade. Os pratos vão contar com a proteína das linhas Real e Ave Nova, apresentadas pela Granja Brasília. O cardápio está sendo preparado para agradar a todos os paladares, além de harmonização com o chope artesanal Krug, com os drinks das destilarias de Yellow Bird e Maloa e também com os vinhos selecionados na Vila Wine Club Panelão.
Palco Quatree
Atração internacional desta edição do Dipanas Blues Festival, vai se apresentar no Palco Quatree Laretha Weathersby, dos EUA, que canta clássicos do Blues com paixão e equilíbrio e oferece interpretações fascinantes de R&B e Soul Music, cativando as plateias com sua disposição jovial e performance dinâmica. Conhecida por sua empolgante presença de palco, ela foi eleita na temporada 2009-2010 “A Princesa do Blues de Chicago”.
Nascida em Chicago, Laretha despontou na década de 1990 como uma das principais vocalistas femininas de Blues, apresentando-se em locais lendários do gênero, como The Kingston Mines, Blues on Halsted e Blue Chicago. Além de participar de grandes festivais em todo o país com sua banda – The Machete Band –, ela dividiu o palco com notáveis artistas do Blues como Howard Scott, Vance Kelly, Carl Linsey Alexander e J.W. Williams.
Seu álbum de estreia, “Dance the Blues Away” revela a reverência de Weathersby pelo Blues convencional enquanto exibe sua transição fluente para o R&B e Soul contemporâneos. Sucessos como “Tell me What’s on Your Mind”, “Mr. Right” e “Where is That No Good Man of Mine?” são baladas de Blues atemporais, enquanto ritmos acelerados como “Princess of the Blues” e “Dance the Blues Away” são reminiscências de clássicos como “Let the Good Times Roll” e “Wang Dang Doodle”.
Laretha Weathersby será acompanhada pela Bruno Marques Band, em uma celebração do Blues de Chicago com canções tradicionais e autorais. Guitarrista e líder da banda que leva o seu nome, Bruno já acompanhou diversos artistas, entre brasileiros e norte-americanos, apresentando-se também na Itália, Espanha e Argentina. É criador do Festival Rota do Blues, que trouxe artistas como Lurrie Bell, Jimmy Burns, Lorenzo Thompson, Ian Siegal e James Boogaloo Bolden.
Apresentando-se também no Palco Quatree, Zeca Baleiro vai fazer um passeio pela sua discografia, mostrando alguns de seus maiores sucessos e também lados B, além de canções de seu repertório afetivo. O cantor e compositor maranhense sempre abre espaço para improvisos e surpresas, e no Festival Dianas Blues não será diferente. O show deve incluir releituras de músicas de outros artistas e novos arranjos contagiantes, bem ao estilo do festival. Zeca Baleiro será acompanhado de seus violões, para os quais usa algumas afinações diferentes das usuais, e de sua banda formada por Tuco Marcondes (guitarras e vocais), Pedro Cunha (teclados, samplers e vocais), Fernando Nunes (baixo) e Kuki Stolarski (bateria e percussão).
O Biquini Cavadão, que está para completar 40 anos, estará levando ao Palco Quatree a turnê “Vou Te Levar Comigo”. O título remete à canção de sucesso de 2005 e ao projeto que a banda vem fazendo em colaboração com diversos artistas que, em comum, diferem do segmento pop rock da banda. Os grandes sucessos como “Zé Ninguém”, “Janaina”, “Vento Ventania” entre outras não ficarão de fora.
Palco Terra Brasil
Vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2016 e novamente indicado no álbum seguinte, o compositor, multi-instrumentista e produtor carioca Rodrigo Suricato é vocalista da banda Barão Vermelho desde 2017. No entanto, o músico que foi eleito o melhor guitarrista brasileiro no concurso “Gibson Contest”, promovido pela Gibson USA, Revista Guitar Player e IM&T, não abriu mão de seus projetos paralelos, o que inclui suas interpretações de repertórios de blues e rock. Rodrigo Suricato vai se apresentar no Palco Terra Brasil (um palco em formato de coreto).
Com 17 anos de carreira, o cantor, compositor e gaitista David Tanganelli também vai subir ao Palco Terra Brasil. O artista já lançou cinco álbuns e está atualmente imerso na produção de seu sexto álbum, previsto para o segundo semestre de 2024. Sua atuação também se estende para além dos palcos, com participações em trilhas sonoras de curtas-metragens como “O Menino e o Pássaro” e no filme “Santiago Violenta”, gravado na cidade de Santiago, Chile, em 2011.
Palco Estação BR Super
O Palco Estação BR Super terá Alexandre da Mata com a banda The Black Dogs e participação da cantora Irene Dias e da banda de harmônicas Little Butter. Alexandre da Mata e sua banda já se apresentaram ao lado de diversos nomes da música instrumental e popular, como Chris Slade (AC/DC), Harvey Dalton Arnold (The Outlaws, USA), JJ Jackson (USA), Pat Cohen (USA) e Jefferson Gonçalves. Em julho de 2022 a banda foi convidada a se apresentar no “Porto blues fest”, em Portugal. Em 2016 recebeu o convite para acompanhar Chris Slade (baterista da banda AC/DC) em turnê pelo Brasil, e lançou o álbum “All them reasons” com a participação do músico inglês.
Little Butter é uma banda que reúne gaitistas/harmonicistas dedicados ao blues tradicional. O nome veio do apelido do idealizador Eduardo Sanna, que também é conhecido como ”Little Butter”, que além deste projeto também promove em BH o encontro internacional de gaitistas chamado “Gaitas de Minas”. Além de seu trabalho autoral, o show da banda carrega no repertório temas de grandes mestres do estilo Harmônica blues, como Sonny Boy Williamson II, Little Walter, Big Walter Horton, Slim Harpo e James Cotton. Trata-se de uma apresentação dançante e animada que expõe todas as variações de boogie-woogie e shuffle.
Palco Dipaninhas – relembrando o início da história
O Palco Dipaninhas, vai fazer muitas pessoas voltarem ao passado ao criar dentro do Festival uma réplica do antigo bar do Dipanas, inaugurado em 2011, Esse espaço, uma das novidades desta edição, vai receber a Banda Efeito Orloff, formada por Israel Pontes (voz), Lucas Melo (guitarra e voz), Rogério Miguel (baixo), Clayton Marinho (guitarra) e Matheus Goebel (bateria). O quinteto formado em Belo Horizonte apresenta um repertório mesclado de blues e rock.
Dipanas Blues Festival 2024
Data: 17 de agosto – a partir das 16 horas
Local: Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz (Rua Francisco Cecílio Mendonça, 738 – Papa João Paulo II – Pará de Minas/MG).
Ingressos: www.sympla.com.br
Outras informações: https://www.dipanasblues.com.br/