30.2 C
Belo Horizonte
sáb, 22 novembro 25

Felício Rocho realiza procedimento inovador para prevenir AVC

Fechamento percutâneo do apêndice atrial esquerdo reduz riscos e melhora a qualidade de vida dos pacientes

O Hospital Felício Rocho realizou com sucesso, essa semana, o primeiro fechamento percutâneo do apêndice atrial esquerdo (AAE). O procedimento minimamente invasivo oferece uma solução eficaz para reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico em pacientes com fibrilação atrial. A técnica foi conduzida pelo hemodinamicista da instituição, Efraim Flam e pela equipe de cardiologia intervencionista.

O apêndice atrial esquerdo é uma cavidade intracardíaca, onde podem se formar coágulos em pacientes com fibrilação atrial, uma arritmia cardíaca comum. Esses coágulos, ao se deslocarem para a circulação sanguínea, representam uma das principais causas de AVC isquêmico.

“O fechamento percutâneo do apêndice atrial esquerdo é uma terapia inovadora e de baixa invasividade. Por meio de um cateterismo, implantamos uma prótese que fecha a cavidade, prevenindo a formação e a liberação de coágulos. Isso não apenas reduz significativamente o risco de AVC, mas também permite que muitos pacientes suspendam o uso contínuo de anticoagulantes, diminuindo os riscos de sangramentos no longo prazo”, explica o hemodinamicista, Efraim Flam.

A técnica combina recursos tecnológicos avançados, como a integração de imagens tridimensionais geradas pela máquina de hemodinâmica e pelo ecocardiograma transesofágico, garantindo alta precisão no posicionamento da prótese e maior segurança para os pacientes.

Indicação e benefícios

O procedimento é especialmente indicado para pacientes com fibrilação atrial não valvar que apresentam alto risco de sangramento e não podem utilizar anticoagulantes de forma permanente. Entre os casos mais comuns estão pacientes que sofreram sangramentos graves, portadores de aneurismas, pacientes dialíticos e aqueles com alto risco de quedas.

Por ser minimamente invasivo, o procedimento oferece uma recuperação rápida e geralmente indolor, com alta hospitalar prevista em até dois dias após a intervenção.

Posts Relacionados

Circuito de Corridas CAIXA chega a Belo Horizonte em dezembro

Belo Horizonte vai receber o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil...

Grande Baile No Alto Bar celebra 2 anos com noite de máscaras

O Espaço Cento&Quatro, um dos endereços mais emblemáticos de...

Arbitralis reúne comunidade jurídica em noite de conexões

A Arbitralis – Câmara de Arbitragem 100% Digital realizou,...

Últimos dias da 28ª BH Restaurant Week com cozinha italiana

Edição reúne mais de 45 restaurantes e oferece menus...

Lei garante cobertura oftalmológica pelo SUS

A legislação brasileira assegura que qualquer cidadão tenha acesso...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui