22.1 C
Belo Horizonte
dom, 07 dezembro 25

Número recorde em estande na 35ª Feira Nacional de Artesanato

Número inédito se aproxima dos 300 participantes e destaca o impacto positivo das políticas públicas para o artesanato mineiro

 

edital da 35ª Feira Nacional de Artesanato alcançou recorde de inscrições em 2024. O número – cerca de 300 interessados – reflete a efetividade dessa política pública do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), para incentivar e promover o setor de artesanato. Alémd isso, o resultado evidencia o interesse dos artesãos mineiros em participar dos eventos que potencializam a geração de renda.

Na oportunidade, o governo estadual, via Sede-MG e com o apoio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), disponibilizará um espaço coletivo, de aproximadamente 500 metros quadrados, para os artesãos mineiros inscritos participarem da 35ª edição da feira, entre os dias 4 e 8/12, no Expominas, em Belo Horizonte.

Para poder impulsionar a produção artesanal e gerar renda em um dos maiores eventos do gênero na América Latina, foram oferecidas 70 vagas, sendo 30 destinadas a associações, grupos e cooperativas, e 40 para artesãos individuais.

“O número de inscrições deste ano incentiva o Governo de Minas a trabalhar ainda mais para expandir o número de oportunidades para os artesãos mineiros, especialmente em eventos como este. Em 2023, já tivemos um recorde com 217 inscrições e, agora, novamente, esses trabalhadores podem transformar seus talentos em geração de renda”, afirma o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.

A lista definitiva de classificados – artesãos individuais e entidades – será disponibilizada oficialmente no dia 7/11, neste link, sob responsabilidade da Sede-MG.

Sobre o evento

Nesta 35ª edição, com o tema ‘Os Vales de Minas’, em homenagem aos vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e às cidades próximas ao Rio São Francisco, a Feira Nacional de Artesanato espera contar com 3,5 mil expositores de mais de 200 municípios mineiros, distribuídos em 700 estandes. A expectativa é atrair 130 mil visitantes nos cinco dias de programação.

Além do estande do Governo de Minas, a Sede-MG também apoia outras duas áreas no evento, com o Sebrae Minas e Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape).

Ao todo, a feira vai gerar mais de 2 mil ocupações, incluindo prestadores de serviço de segurança, limpeza, recepcionistas, brigadas, serviço médico, montadoras, sonorização, apresentações culturais, além de serviços de divulgação e comunicação.

A projeção dos organizadores é que a movimentação leve uma venda direta dos artesãos de mais de R$ 50 milhões, além dos contatos para as vendas futuras.

A programação completa e outros detalhes da feira podem ser consultados no site oficial do evento.

 

Posts Relacionados

Travessia Itaparica–Salvador movimentou a Baía de Todos os Santos

A Petrobahia Travessia Itaparica–Salvador, maior prova de águas abertas...

Coronel Fabriciano recebeu Missa Show com Pe. Reginaldo Manzotti

Por Ana Claudia de Sá A cidade de Coronel Fabriciano...

Rio resgata encanto da Árvore da Lagoa em fim de semana festivo

O Rio de Janeiro reacende uma das suas tradições...

Besourinhos e Trinca lançam primeira cerveja de bloco de BH

Belo Horizonte ganha um sabor inédito neste verão. O...

Fabriciano é destaque nacional e vence Prêmio Frotas 2025

A Prefeitura de Coronel Fabriciano conquistou um dos principais...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui