26.4 C
Belo Horizonte
sáb, 07 fevereiro 26

Ferroadas de insetos: é preciso procurar atendimento médico?

Você já se perguntou por que a picada de um mosquito causa tanta coceira? A saliva dos mosquitos contém substâncias que facilitam a picada. Estas substâncias desencadeiam a liberação de histamina através dos mastócitos, gerando a indesejável sensação de coceira. “Em pessoas alérgicas, que desenvolvem anticorpos IgE, esse processo pode resultar no estrófulo, a característica lesão das ferroadas”, explica a Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

A especialista conta que a aplicação de compressas frias nessa picada pode ser benéfica, assim como o uso de anti-histamínicos orais. Entretanto, Dra. Fátima orienta evitar o uso de cremes ou pomadas antialérgicas. “Em casos de infecção, quando geralmente ocorrem a introdução de bactérias ao coçar, corticoides tópicos ou antibióticos podem ser necessários,” detalha a presidente da ASBAI.

Crianças com outras alergias possuem maior probabilidade de desenvolverem reações intensas às ferroadas de insetos devido à produção do anticorpo IgE. As reações mais graves, que podem levar à anafilaxia, geralmente estão associadas às ferroadas de himenópteros como abelhas, vespas e formigas. No entanto, picadas de outros mosquitos como pernilongos, por exemplo, que não estejam contaminados com vírus da dengue ou febre amarela, embora incômodas, geralmente não resultam em condições graves.

anafilaxia é a reação alérgica mais grave entre as alergias, que ocorre rapidamente envolvendo vários órgãos ao mesmo tempo, tendo como principais causas os alimentos em crianças, medicamentos nos adultos, além de ferroadas de insetos, como vespa, abelha, marimbondo e formiga de fogo, entre outras.

adrenalina autoinjetável é o único medicamento capaz de salvar a vida de uma pessoa com anafilaxia, mas o medicamento não é vendido no Brasil. A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realizou, em 04 de junho de 2024, audiência pública para debater sobre o Projeto de Lei N° 85/2024, que visa o fornecimento gratuito da caneta de adrenalina autoinjetável pelo Sistema Único da Saúde (SUS).

No dia 06 de junho de 2024, o deputado e relator do Projeto de Lei 85/2024, Zé Vitor, deu parecer favorável à distribuição gratuita pelo SUS da caneta de adrenalina autoinjetável no Brasil.

Uma emenda foi acrescida ao PL 85/2024 que determina que espaços públicos, como academias, parques, supermercados entre outros locais com grande circulação de pessoas tenham disponíveis a caneta de adrenalina autoinjetável. Enquanto isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aguarda a solicitação de registro do dispositivo para que possa avaliar a aprovação da adrenalina autoinjetável brasileira, facilitando o acesso ao medicamento.

Posts Relacionados

Festival Nordestino em BH frustra e não cumpre promessa

Fui à chamada “Feira Nordestina” com expectativa alta. Sou...

Open Business #002: Inovação no Cuidado Farmacêutico

Marah Mileib Neste segundo episódio do Open Business, recebemos Marah...

Open Business #001: Inovação que Revoluciona a Construção Civil

Ricardo Valentini Bem-vindos ao Episódio #01 do Podcast Open Business!...

Carnaval atravessa a noite no Complexo CentoeQuatro

Entre 13 e 17 de fevereiro, quatro festas ocupam...

LBV alcança 44.500 cestas entregues no Natal de 2025

No Natal de 2025, a Legião da Boa Vontade...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui