20.8 C
Belo Horizonte
dom, 18 janeiro 26

Acidentes elétricos em bloquinhos podem ser fatais

Saiba cinco dicas que podem evitar problemas durante o mês do carnaval

O Carnaval é uma das maiores comemorações no Brasil. A tradição dos blocos de rua é marcada pela criatividade e alegria, algo que o brasileiro tem de sobra. No entanto, essa época também registra diversos acidentes elétricos, alguns com consequências fatais.

Segundo um levantamento do Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec), entre 2009 e agosto de 2024, foram registradas cerca de 36 mil ocorrências envolvendo fiações da rede elétrica e de telecomunicações, resultando em mais de 4 mil mortes. Muitos desses acidentes ocorrem durante grandes eventos, como o Carnaval.

Para garantir que a diversão aconteça sem riscos, o engenheiro elétrico Carlos Reinaldo Batista Santos, gerente de operações da IBRAC (Indústria Brasileira de Condutores Elétricos), alerta sobre os principais perigos envolvendo eletricidade e como evitá-los.

“Um dos riscos durante o Carnaval é o uso de serpentinas e confetes metálicos, que em contato com a rede elétrica, podem causar curtos-circuitos e choques graves. Além disso, talvez as pessoas não saibam, mas aquele spray de espuma, que parece inofensivo, contém substâncias condutoras de eletricidade, o que também pode provocar acidentes”, explica Carlos Reinaldo.

Outro perigo frequente é a colisão de trios elétricos com postes, o que pode resultar na queda de fios energizados no chão. Acidentes de trânsito e temporais também podem derrubar cabos de energia. Se um fio cair sobre um veículo após uma colisão, a recomendação é acionar imediatamente a concessionária de energia ou o Corpo de Bombeiros e permanecer dentro do carro – que é projetado para não conduzir eletricidade para o seu interior. Sair do veículo sem os cuidados adequados pode resultar em choques graves e colocar a vida em risco.

Além disso, nessa época do ano, muitos ambulantes montam barraquinhas irregulares, sem aprovação da prefeitura, e fazem instalações elétricas improvisadas. Isso pode sobrecarregar a rede e aumentar o risco de curtos-circuitos e incêndios.

Por outro lado, nem todos gostam da agitação do Carnaval. Muitos brasileiros aproveitam o feriado para descansar em casa, chácaras ou sítios. No entanto, ambientes residenciais e rurais também apresentam riscos elétricos, como ligações irregulares, fios desencapados e o uso de equipamentos elétricos próximos à água. Por isso, também é importante ficar atento.

“O Carnaval é um momento de alegria e celebração, mas a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Seja na folia ou no descanso, é fundamental ter cuidado com a eletricidade e garantir que essa festa aconteça sem riscos”, alerta Carlos Reinaldo Batista Santos, gerente de operações da IBRAC.

Veja cinco dicas para evitar acidentes elétricos durante a folia:

●      Evite serpentinas, sprays e confetes metálicos perto da rede elétrica.

●      Não toque em fios caídos.

●      Evite ficar próximo de instalações elétricas improvisadas.

●      Evite sobrecarregar as tomadas.

●      Compartilhe essas dicas de segurança com amigos e familiares.

Posts Relacionados

Mostra de Cinema de Tiradentes 2026: veja a programação

A cidade histórica de Tiradentes volta a ser a...

Buritis Folia anuncia sua programação para o carnaval 2026

O carnaval de Belo Horizonte atrai cada vez mais...

Fagner traz nova turnê ao Palácio das Artes em março

Belo Horizonte recebe em março um dos maiores nomes...

Mineiros brilham na Orquestra Jovem Sesc Brasil em 2026

Os jovens mineiros Lucas Afonso Silva, 15 anos, e...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui