20.8 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Feira expõe artesanato produzido por vítimas de violência

A feira de artesanato da 27ª Semana Justiça pela Paz em Casa começou nesta segunda-feira (19/8) e vai até a sexta-feira (23/8), no Fórum Cível e Fazendário, na Avenida Raja Gabaglia 1753. Os produtos expostos são confeccionados e comercializadas por mulheres que foram vítimas da violência doméstica. A ação visa a dar visibilidade ao combate à violência doméstica e familiar que atinge mulheres de diferentes faixas etárias.

O público poderá conferir itens diversos, como esculturas pintadas à mão, sacolas e produtos produzidos de forma artesanal para o cotidiano doméstico, peças de temática sacra, adereços, bijuterias e bolsas de inspiração africana, além de contar com a venda de salgados e refrescos.

Para a expositora Alba Cutrim, a iniciativa é importante para a reorganização social e financeira de muitas mulheres que foram vítimas de agressão. “Nesta edição, estamos com novas expositoras, já que muitas mulheres que participaram de edições anteriores estão caminhando com as próprias pernas e empreendendo de outras maneiras e em diferentes eventos. A nossa proposta é exatamente esta: mostrar para as participantes que é possível criar independência financeira, por meio do artesanato, e, assim, quebrar um ciclo de violência com o apoio uma das outras”, afirmou.

Participando pela primeira vez do evento, Ana Cristina Moreira, relata que o trabalho a ajudou a sair de um ciclo de violência doméstica e a criar os netos. “Sofri violência por 16 anos, quebrei o ciclo quando comecei a vender roupas. Há dois anos, estou envolvida com a moda black. A moda preta reflete a minha origem e expor o trabalho aqui na feira é muito importante. A mulher que passou por violência doméstica precisa sentir que não está sozinha”, disse.

Semana Justiça pela Paz em Casa

O programa Justiça pela Paz em Casa foi criado pelo CNJ em 2015, em parceria com os tribunais de justiça estaduais, e tem por objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

Esta edição da Semana ocorre no mês em que a Lei Maria da Penha faz 18 anos, um reforço à importância de sua aplicação na integralidade, que faz valer mecanismos, como a medida protetiva.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui