30.2 C
Belo Horizonte
dom, 14 dezembro 25

Exposição de Yara Tupynambá no Centro Cultural do TRT-MG

“Mulheres: de silenciadas a empoderadas”, abre um espaço de reflexão e celebração do protagonismo feminino. A exposição estará aberta ao público partir de 11 de novembro

Na antiguidade, não se dava a palavra à mulher, mas, nem por isso, ela se calava, tecendo e fazendo o material silencioso falar. Nas obras homéricas, o ato de “tecer” significa astúcia, e foi desta forma que
a artista Yara Tupynambá, considerada a primeira dama da arte mineira, rompeu as fronteiras do preconceito e da própria Cultura, edificando o feminino nas tradições e contemporaneidade.

Yara retratou nosso folclore exaltando a santidade do feminino nos ofícios que edificaram nossas cidades, ao mesmo tempo em que retratou a mulher moderna, por trás de todas suas conquistas, fazendo jus a todos seus prêmios e condecorações, honrando seus mestres Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi. A mulher que tece e alimenta é também essa mulher forte e criativa, que se moldou de forma magnífica para se tornar uma mulher empoderada.

A exposição é uma imersão profunda no poder da arte e da mulher. Ela dá enfoque à feminilidade e a astúcia com a qual a artista “teceu” o seu legado e seu olhar sobre o mundo. Nas palavras da nossa mestra: “O artista só trabalha com aquilo que toca o coração” Yara Tupynambá.

Esta exposição é uma realização do Instituto e Memorial Yara Tupynambá, pela mesma idealizado, em prol da valorização da arte, cultura, ofícios e costumes do nosso povo. Para o presidente do Instituto, Geraldo Porfirio, é uma honra estar por dentro de mais um projeto. “Fico feliz em ver o alcance de todo o árduo trabalho de Yara em valorizar a obra de arte e enaltecer as mulheres. A sua arte deve ser contemplada”, salienta.

Segundo o vice-presidente do Instituto, David Faria, é uma honra ser apontado por Geraldo, para fazer a curadoria desta grandiosa exposição. “Sinto-me indelevelmente honrado. Primeiramente em representar uma artista que há tanto tempo admiro e nutro carinho, a qual não bastou ser minha professora, mas também minha aluna, e de forma especial sua amizade”, comenta. Além disso, David agradece a receptividade da organização do Centro Cultural. “A receptividade da curadora do Centro Cultural do TRT – MG, desembargadora Emília Facchini e da chefe da unidade, Sheila Chaves, que compartilharam de minhas idéias fazendo nascer há quase uma ano uma amizade pura e um projeto conjunto que agora se concretiza”, afirma.

Serviço:
Exposição: Mulheres: de silenciadas a empoderadas
Inauguração: 10 de dezembro
Período expositivo: 11 a 19 de dezembro de 2024 e de 07 de janeiro a 02 de abril de 2025
Local: Centro Cultural do TRT-MG (Rua da Bahia, 112, Centro – Belo Horizonte)

Posts Relacionados

BH entra na rota do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run

A capital mineira foi palco, neste domingo (14), de...

Dream Theater, ícone da música progressiva, passa por BH em 2026

Após sua bem-sucedida turnê de 40º Aniversário na América...

COMEBE celebra 15 anos com Troféu Personalidade 2025

O Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior...

BR Machine aposta em pelúcias natalinas para fortalecer marcas

Marca líder em máquinas de captura aposta em design...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui