26.8 C
Belo Horizonte
sáb, 15 novembro 25

Pickleball chega a BH com etapa da maior liga da América Latina

Belo Horizonte receberá de 22 a 24 de agosto mais de 160 atletas do esporte que é febre mundial: o pickleball, modalidade que combina elementos do tênis, do badminton e até do tênis de mesa. A capital mineira sediará a Etapa Kondor da Liga Supremo, principal circuito profissional da América Latina que vem atraindo milhares de praticantes no Brasil. O evento será realizado na arena One Pickleball (Rua Cristal, 137B – Santa Tereza), com entrada gratuita.

Com mais de 100 milhões de praticantes no mundo, sendo os Estados Unidos responsáveis por cerca de 40% deste total, o pickleball tem cerca de 30 mil atletas no Brasil e estimativas otimistas indicam que o país pode atingir a marca de 1 milhão de jogadores já nos próximos anos. Um dos segredos do sucesso está em seu caráter democrático e inclusivo, contemplando homens e mulheres de todas as idades.

Isso se deve à medida reduzida da quadra (13 metros de comprimento por 6m de largura), à menor velocidade dos golpes e à bola mais leve, feita de plástico e vazada. Os jogadores são separados por uma rede e podem disputar partidas de simples e duplas, cujos sets vão até 15 pontos.

“O pickleball é um esporte que você aprende rápido a jogar, que em poucos minutos você já consegue bater bola. As partidas são de curta duração e ainda têm uma grande vantagem para quem está em uma faixa etária mais avançada, porque as quadras são menores e não exigem muito deslocamento, como no tênis”, explica Paulo Cantoli, CEO da Liga Supremo.

Em BH, as disputas profissionais vão reunir mais de 160 atletas, com uma novidade de peso: multicampeã e ex-número um do mundo no beach tennis, Joana Cortez fará a sua estreia na Liga Supremo. Sempre competindo nas duplas, a carioca tem, entre outras conquistas, um título mundial, 45 em etapas do circuito internacional e três em Pan-Americanos.

Além de Joana, a etapa da Liga Supremo em BH reunirá grandes nomes do pickleball brasileiro. No feminino, Marcela Donatoni, rainha da temporada até aqui, e Eliza Rocha, vice-líder do ranking, estarão presentes. Já no masculino, os destaques são Bernardo Andrade e Kym Sze. Também estão confirmados atletas que vêm brilhando no cenário latino-americano, como os chilenos Martina Dodds, Diego Contreras e Tomás Ramírez e o peruano Yerico Rubiños.

Em paralelo ao evento profissional ocorrem as competições para atletas iniciantes e amadores. O evento terá transmissão ao vivo no canal da Liga Supremo (https://www.youtube.com/@LigaSupremo).

Pioneirismo na América Latina

Em sua primeira temporada, a Liga tem inspiração no modelo norte-americano. Até aqui, já foi investido cerca de R$ 1 milhão somente na organização dos eventos, além de salários e premiações distribuídas ao longo das cinco etapas já realizadas em 2025.

A popularidade do pickleball tem avançado em ritmo acelerado em todo o mundo. Nos Estados Unidos, é o esporte que mais cresce, chegando a mais de 300% nos últimos quatro anos. A modalidade já conta com quase 40 milhões de praticantes no país, incluindo grandes personalidades e atletas, como LeBron James, que recentemente adquiriu uma franquia da Major League Pickleball, Serena Williams, André Agassi, Tom Brady e Selena Gomez.

Com regras simples, raquetes leves e quadras menores, o esporte proporciona partidas dinâmicas e de baixo impacto, ideais para todas as idades — de crianças a idosos. Essa ergonomia reduz riscos de lesão e favorece uma prática mais prazerosa e segura.

A natureza inclusiva do esporte tem sido um dos principais vetores de sua expansão, promovendo socialização entre gerações e se adaptando tanto ao ambiente recreativo quanto ao competitivo.

Fotos: Marcela Donatoni e Kym Sze em ação na etapa de Governador Valadares (Crédito: Liga Supremo)
Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui