29.9 C
Belo Horizonte
qui, 25 dezembro 25

Cine Vitória a Minas leva cultura por 2 mil km

Mais de 8 mil pessoas tiveram a oportunidade de se encantar com a magia do cinema na passagem do Cine Vitória a Minas por 13 cidades do Espírito Santo e de Minas Gerais, ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. De 20/10 a 02/12, a carreta que se transforma em uma sala de cinema cruzou as estradas levando cultura e lazer com filmes gratuitos para a população. O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação.

No Espírito Santo, o projeto visitou Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz e João Neiva. Em Minas, foram Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Periquito, Belo Oriente, Santana do Paraíso e Nova Era.
“Levar cultura e entretenimento gratuitos a comunidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas reforça o papel transformador da ferrovia, que vai muito além do transporte: ela conecta pessoas, histórias e oportunidades. Este projeto também democratiza o acesso à cultura, promovendo inclusão, educação e cidadania”, diz a diretora do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.

Carreta surpreendente

A carreta cinema percorreu cerca de 2.377 quilômetros, em 130 exibições de filmes campeões de bilheteria e público de 8660 pessoas. O espaço é climatizado e conta com poltronas reclináveis e confortáveis, semelhantes às de um cinema tradicional, sistema de som e imagem digitais. A acessibilidade inclui recursos audiovisuais, espaço para cadeirantes e elevador de acesso.

A carreta permaneceu por dois dias em cada município, com filmes exibidos em cinco sessões diárias. Durante todo o dia, turmas de alunos das escolas públicas locais puderam conferir os filmes em sessões agendadas, de acordo com a demanda escolar. Na sessão noturna, a diversão era aberta às famílias.

Em todas as exibições foram distribuídos pipoca e refrigerante, gratuitamente, totalizando mais de 2.165 litros de refrigerante e 270 quilos de milho de pipoca. Entre os grandes sucessos da telona, o público assistiu “Apocalipse de Gelo – Ghotsbusters”, “Kung Fu Panda 4” e “Divertidamente 2”.

O Cine Vitória a Minas é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação, em parceria com as secretarias de Cultura e Educação dos municípios.

Para acompanhar o projeto, basta seguir o Instagram: @ceparcultural.

Foto: Cepar Comunicação

Posts Relacionados

Uso de tecnologia organiza a rotina e aumenta o lucro de fazendas

Controlar custos, acompanhar o desempenho do rebanho e planejar...

Livro analisa simbolismos na poesia de Drummond

Um dos livros cruciais na evolução da poesia de Drummond, A...

Penhora do bem de família: moradia x segurança jurídica

Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) discutiu, no...

Planos funerários inovam e ampliam acesso a serviços

Ao substituir o pagamento à vista por parcelas acessíveis,...

Trabalho temporário no fim do ano: direitos e deveres

O trabalho temporário no período de fim de ano...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui