24.6 C
Belo Horizonte
sex, 02 janeiro 26

Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas, no Parque Lagoa do Nado

No próximo dia 23 de novembro, domingo, a Casa Pai Jacob do Oriente (CCPJO) realiza mais uma edição da Pisada de Caboclo e dos Povos Indígenas, no Parque Lagoa do Nado (CRCP), em BH/MG, com entrada gratuita.

O festejo acontece desde 2017 com o objetivo de unir os ensinamentos que surgem do encontro de povos indígenas e dos terreiros da região metropolitana de Belo Horizonte.

“É um momento para que possamos cantar e dançar juntos, com os pés na terra, clamando e agradecendo aos encantados e aos caboclos, manifestando em formas de fenômenos na natureza como chuva, sol, vento, pássaros, tudo em harmonia em um só tempo”, explica o Pai Ricardo de Moura, diretor da CCPJO.

A celebração acontece em volta de uma grande mesa de alimentos tradicionais e naturais, que são partilhados por todos os presentes, em meio a muita música e danças tradicionais, comemorando a união dos povos, suas tradições e liturgias.

“Esses laços de união são a base da resistência da cultura popular brasileira e da tradição da Umbanda e Candomblé. Assim, nossa ideia é levar a cada participante um ponto de reflexão e atenção para as demais raízes que correm em nossas veias, como costumes, linguagens e tradições e contra o crescente preconceito religioso que pesa sobre essas tradições”, finaliza Pai Ricardo.

Realizada em parceria com a Reunião Umbandista Mineira (RUM) e o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), a Pisada conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Parques. Neste ano a programação será associada ao FAN provendo a confluência transfronteiriça entre as comunidades originárias, os filhos da diáspora e o poder público de Belo Horizonte

Serviço ________________________________
PISADA DE CABOCLO E DOS POVOS INDÍGENAS
Data: 
23 de novembro, domingo
Horário: a partir das 8h30 e irá até as 15 horas
Local: : CRCP – Parque Lagoa do Nado
Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã
Entrada gratuita
Programação:
08h30 – Concentração dos Povos
10h – Confluência na gira de Caboclo junto aos povos indígenas
15h30 – Encerramento

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Por Que o Espaço Gutierrez é a Escolha Certa para Sua Festa

Escolher o local ideal para um evento vai muito...

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui