Já está no ar “Rito de Passagem”, novo single do cantor e compositor Paim, disponível em todas as plataformas. A música é a segunda de uma sequência de cinco lançamentos que culminam em dois EPs autorais, a serem lançados esse ano.
Composta por Paim e gravada em casa, “Rito de Passagem” foi mixada e masterizada por Thiago Corrêa e Henrique Mateus, no estúdio Frango no Bafo, reconhecido por trabalhos com Lô Borges, Pêlos, Graveola, entre outros nomes da cena mineira contemporânea.
Sobre a canção
Se Rock a Três, primeiro single da série, dialogava com o desejo e o desencanto em clima de folia melancólica, o novo lançamento mergulha em um lugar mais soturno e reflexivo.
Rito de Passagem evoca o momento em que o caos interno silencia tudo ao redor e obriga o corpo a seguir em frente. É uma travessia emocional que parte do colapso para alcançar alguma forma de lucidez, ainda que provisória. Intensa, escura e sensível, a faixa traduz o peso de se perder para reencontrar sentido, como quem aprende a respirar debaixo d’água. Uma canção sobre transformação – não a celebrada, mas a inevitável.
Ambas as canções revelam diferentes pesos e tons de uma mesma busca: o processo de se reconhecer no meio da bagunça do mundo – e de si mesmo.
Quem é Paim
Mineiro de Belo Horizonte, Paim estreou na música com a banda psicodélica Ram, no disco Orange Orgio Orbis (2011), e fez parte de grupos como Cabeza Flutuantes. É também uma das vozes à frente do Bloco da Alcova Libertina, um dos marcos da retomada do carnaval de rua em BH, além de integrar a Orquestra Mineira de Brega.
Com mais de dez anos de trajetória, já se apresentou em palcos e festivais como South by Southwest (Austin, EUA), Feira da Música (Fortaleza), Mostra Cantautores, Virada Cultural BH, Festival de Cinema de Tiradentes, CineOp, Tudo É Jazz, entre outros.
Sua música nasce no cruzamento entre o folk, o lo-fi, a MPB e o rock psicodélico. Influenciado por nomes como Jeff Buckley, Sérgio Sampaio e Fiona Apple, Paim assume a postura de cantautor como forma de expressão fluída e confessional.
Para o músico, a persona do singer-songwriter possibilita navegar com mais liberdade por diferentes conceitos e abordagens estéticas: “Adotar essa posição acaba resultando num passeio por estilos mas com uma assinatura muito particular, com as peculiaridades, as imperfeições e o que há de mais sincero em mim”, comenta o artista.
Serviço
Lançamento – “Rito de Passagem” | Paim
Disponível nas plataformas: onerpm.link/119186531312
Instagram: @paimcantando
Fotos (Pedro Handam): link
Contato: (31) 97400-6363 (Paim)