18.6 C
Belo Horizonte
qui, 18 dezembro 25

Espetáculo circense sobre Chico Science estreia em BH

O espetáculo “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”, da Trupe Circus, desembarca pela primeira vez em BH, no dia 7/08, às 20h, no Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo). Com entrada franca, a apresentação é uma homenagem a Chico Science e aos 30 anos do Movimento Manguebeat, que trouxe para o mundo o disco “Da Lama ao Caos”, o debute de Chico Science e da Nação Zumbi no universo fonográfico.

“É um espetáculo que junta tradição e tecnologia, raiz e antena, como dizia Chico. Falamos de desigualdade, mas também da nossa potência cultural. O picadeiro vira espaço de manifesto, onde equilibrismo, acrobacia e poesia criam novas formas de dizer: existimos”, diz o diretor Ítalo Feitosa. “O Movimento Manguebeat não acabou — nós somos a continuidade dele. No espetáculo, cada movimento é uma afirmação de identidade, cada cena é resistência, cada riso é político”, completa a artista circense Maria Karolyna.

Aprovada no Edital Programa Transpetro em Movimento por meio do Ministério da Cultura, a circulação de “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro” inclui cidades do Sudeste e do Centro-Oeste — BH foi contemplada. Além de abordar o Manguebeat e a trajetória de Chico Science, o espetáculo mostra como as juventudes contemporâneas de Recife — 30 anos depois — ainda têm uma sinergia forte com o movimento, que tem a cor, a classe social e o poder econômico como combustíveis para a criatividade e para o combate ao preconceito e ao etnocídio de juventudes periféricas. “O Manguebeat continua pulsando como força de resistência e criação. Ele representa exatamente o que somos: artistas periféricos que transformam dor e sonho em arte”, diz o diretor.

Em “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”, o público ficará diante do elenco profissional da Trupe Circus, que está inserida na Escola Pernambucana de Circo, que há 29 anos profissionaliza artistas circenses no Nordeste do Brasil. Esse elenco, a propósito, traz Pernambuco em cada equilíbrio, percussão, palhaçaria e poesia visual. Com uma linguagem que mescla rua, picadeiro e estética mangue, o espetáculo conta com números aéreos, que dialogam com ritmos de maracatu e batidas eletrônicas; com palhaços, que costuram comentários sociais; com projeções, que sugerem manguezais urbanos; e com uma dramaturgia que brota de territórios periféricos.

“O público de Belo Horizonte pode esperar uma experiência encantadora com números circenses de malabarismo, contorcionismo, acrobacias aéreas e de solo, coreografias e os sons que saíram da periferia de Recife, proporcionando ao público uma mistura de encantamento e reflexão. Acredito que o espetáculo vai além do entretenimento: ele reafirma nossas origens, potencializa as periferias do Recife, dá voz e vez ao protagonismo das mulheres, conecta ciência, cultura popular e arte de um jeito vivo e cheio de identidade”, crava a artista circense Maria Karolyna.

No elenco do espetáculo, que conta com audiodescrição e tradução em libras, estão Maria Karolaine, Gabriel Marques, Bruno Luna, João Fernando, João Vítor e  Ítalo Feitosa, que assina ainda a direção. O roteiro e a dramaturgia são de Fátima Pontes, que também faz a assistência de direção. No repertório, músicas de Chico Science e Nação Zumbi. A produção local é de Deisy Castro, da ATIV.

“Este espetáculo tem uma força muito grande, e a música é essa força. Afinal, o Manguebeat revolucionou e trouxe um pertencimento para gerações. Para este espetáculo, não poderíamos ter tradução em libras apenas nas falas, pois a música conduz a experiência transformadora. Foi aí que passamos para o pessoal do UAI Libras o roteiro e as canções para que a experiência seja totalmente inclusiva”, adianta Deisy Castro, ansiosa para que as pessoas vejam o resultado.

TRUPE CIRCUS.  A Trupe Circus é o grupo profissional da Escola Pernambucana de Circo (EPC), projeto social artístico que existe há 29 anos e que atua em Recife (PE) nos campos da formação, fomento, fruição e difusão das artes circenses. A Trupe Circus, que nasceu em 2002, conta com artistas formados na EPC desde a infância. O coletivo circense tem espetáculos calcados na cultura pernambucana, em uma dramaturgia própria com textos autorais e em temas sociais, como diversidade cultural, combate ao racismo e à LGBTfobia, violência contra as mulheres, dentre outros temas, que afetam e permeiam as vidas na contemporaneidade.

A circulação da Trupe Circus foi aprovada no Edital Programa Transpetro em Movimento, o que viabilizou a primeira circulação nacional do coletivo. “Sem esse incentivo, não conseguiríamos realizar essa circulação, muito menos ter essa abrangência”, afirma a coordenadora executiva da Escola Pernambucana de Circo e produtora dos espetáculos Fátima Pontes.

SERVIÇO

“Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”

7/08 – 20h – Teatro Raul Belém Machado (rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo), em BH

Entrada Gratuita (https://bileto.sympla.com.br/event/108660)

Classificação: 10 anos

VACA AZUL/DIVULGAÇÃO

CIRCULAÇÃO. A circulação da Trupe Circus em Belo Horizonte propõe uma experiência ampliada. Além da sessão de “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”, no dia 7 de agosto, no Teatro Raul Belém Machado, o público mineiro receberá o espetáculo “Nordestinados In Circus”, no dia 8/08, às 15h, no Dy Circo Pilar (rua das Flores, 77, Pilar), em BH, e duas ações formativas gratuitas, nos dias 8/08 e 9/08, no Instituto Cultural CircoLar (Travessa C5, 521, Eldorado), em Contagem.

Destinado às famílias da comunidade do Pilar e às crianças do projeto Dy Circo Pilar, o espetáculo “Nordestinados In Circus” bebe em Patativa do Assaré, em ritmos forrozeiros, no vaivém da feira e em diversos sabores, transformando memórias em acrobacias, equilibrismo, malabares, palhaçaria e música.

Já as atividades formativas têm a missão de aproximar artistas, educadores e gestores culturais dos procedimentos criativos e das estratégias de sustentabilidade que mantêm a roda girando no circo popular pernambucano. No dia 8/08, entre 9h e 12h, Fátima Pontes conduz o workshop Elaborando e Fazendo Gestão de Projetos com Mais Prazer e Encantamento, que é destinado para agentes culturais interessados em desenhar propostas robustas e viáveis para editais, patrocínios e parcerias comunitárias. No dia 9/08, entre 13h e 16h, integrantes da Trupe Circus lideram a Oficina de Pirâmides, vivência prática de acrobacias coletivas que requer experiência prévia em circo e enfatiza confiança, escuta corporal e protocolos de segurança. As vagas são limitadas. Inscrições online.

“Nordestinados In Circus”

8/08 – 15h –  Dy Circo Pilar (rua das Flores, 77, Pilar), em BH

Entrada Gratuita (restrito à comunidade e ao projeto social)

Classificação: 10 anos

Workshop Elaborando e Fazendo Gestão de Projetos com Mais Prazer e Encantamento

8/08 – Entre 9h e 12h

Instituto Cultural CircoLar (Travessa C5, 521, Eldorado), em Contagem

Ministrante Fátima Pontes

Público-alvo: Artistas e produtores culturais

20 vagas

Inscrições até 7/08: https://forms.gle/abLrU8NDNfUwW9i9A

Oficina de Pirâmides

9/08 – Entre 13h e 16h

Instituto Cultural CircoLar (Travessa C5, 521, Eldorado), em Contagem

Ministrante Trupe Circus

Público-alvo: Artistas circenses

20 vagas

Inscrições até 7/08: https://forms.gle/wkj36c1HkN3CgVyXA

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Romance “Pontos Perdidos” é lançado em e-book

O romance Pontos Perdidos, de Deborah R. Sousa, chega ao...

SBT News estreia com foco no jornalismo factual

O SBT News anuncia sua chegada ao competitivo mercado de notícias...

Destinos da Arábia Saudita para ficar de olho em 2026

Um país surpreendentemente multifacetado, onde cada região conta uma...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui