Revista Cenário Minas

“As Aventuras em Brincatória” vai circular por centros culturais

O espetáculo cênico-musical “As Aventuras em Brincatória” é uma excelente opção de entretenimento no Mês das Crianças. Inspirado no disco “Brincando Histórias – Vol. II”, que será lançado no dia 16/11, a apresentação do Grupo Afeto vai circular pelos centros culturais Vila Marçola (rua Mangabeira da Serra, 320, Marçola), no dia 24/10; Venda Nova (rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários), no dia 29/10; e Vila Santa Rita (rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita), em 31/10. Nos locais, o evento terá início às 14h. A entrada é gratuita (sujeito a lotação), e a montagem mistura música, teatro e contação de histórias.

Com direção de Eugênio Tadeu e preparação vocal de Babaya, a montagem “As Aventuras em Brincatória” conta com um elenco formado por artistas experientes em resgatar as infâncias, como  Shirley Rodriguez, Ricardo Ulpiano, Mateus Efraim, Igor Canto e Violeta Penna. A proposta, inclusive, é levar para os pequenos e pequenas, por meio de músicas e brincadeiras, temas que estimulam a imaginação, a criatividade e a construção de valores como amizade e empatia. “Primeiro, nós entregamos todo o nosso carinho e afeto em um disco inteligente, saboroso e cativante. Agora, nós vamos entregar mais sentimentos bons em um show cênico-musical que é divertido, alegre e repleto de histórias envolventes. Tenho certeza de que a criançada ficará de ouvidos bem atentos”, conta Shirley.

Para Ricardo Ulpiano, o disco “Brincando Histórias – Vol. II” e o show cênico-musical “As Aventuras em Brincatória”, celebram a infância, o brincar e a criatividade. “A gente acredita muito na história como algo formativo, principalmente na formação de caráter e na formação da própria humanidade. As histórias possuem afeto, pois elas nos trazem princípios de empatia desde a primeira infância, já que algumas músicas são para crianças de 3 a 8 anos. De uma maneira geral, posso dizer que é um álbum que celebra a empatia, a imaginação e a história como compartilhamento da humanidade mesmo”, explica o artista.

Formado no ano de 2019, o Grupo Afeto já conquistou o coração das crianças com espetáculos que combinam música, teatro, oficinas e brincadeiras. Shirley, uma das fundadoras do coletivo, apesar da experiência com o disco anterior, revela que o novo trabalho foi muito mais desafiador. “Foi um desafio enorme, pois é nossa primeira montagem cênico-musical, mas também uma grande aventura. Ah, e posso adiantar que teremos alguns momentos de interação, sobretudo nas músicas ‘Lá vem o Sapo’, ‘Bolo, o Lobo’, entre outras”, revela.

“AS AVENTURAS EM BRINCATÓRIA”

  • 24/10 (quinta-feira) – 14h – Centro Cultural Vila Marçola (rua Mangabeira da Serra, 320, Marçola)
  • 29/10 (terça-feira) – 14h – Centro Cultural Venda Nova (rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários),
  • 31/10 – 14h – Centro Cultural Santa Rita (rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita)
  • Mais informações: @afetogrupo

FOTO DANIEL MÁRCIO/DIVULGAÇÃO

DISCO “BRINCANDO HISTÓRIAS VOL. II”

Com lançamento previsto para 16/11, “Brincando Histórias – Vol. II” conta com seis faixas. As músicas exploram a imaginação e a criatividade das crianças, seguindo a linha do primeiro disco, disponível desde 2022, em que o foco é estimular o desenvolvimento cognitivo por meio de ritmos e sons. “A gente acredita muito na história como algo formativo, principalmente na formação de caráter e na formação da própria humanidade. As histórias possuem afeto, pois elas nos trazem princípios de empatia desde a primeira infância, já que algumas músicas são para crianças de 3 a 8 anos. De uma maneira geral, posso dizer que é um álbum que celebra a empatia, a imaginação e a história como compartilhamento da humanidade mesmo”, diz Ricardo Ulpiano.

Entre as faixas do disco, o single “Melo” é um dos destaques. A canção celebra a infância e a amizade, trazendo ainda a valorosa participação do grupo mineiro Serelepe. “É um single muito especial e que tem uma mensagem de alegria e de amizade, valores que acreditamos serem essenciais na vida de qualquer criança”, conta Shirley, adiantando que trabalhar com Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu, integrantes do Serelepe, foi emocionante, já que o grupo é referência em trabalhos para as infâncias.

Com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte 2023 e da Lei Paulo Gustavo Estadual, o novo disco reflete o compromisso do Grupo Afeto com a valorização das infâncias e a produção de conteúdo cultural de qualidade. “Brincando Histórias – Vol. II” estará disponível no YouTube e no Spotify (clique aqui e ouça).

Sair da versão mobile