30.2 C
Belo Horizonte
ter, 18 novembro 25

Consciência Negra é tema de debate do projeto Cine Diversidade

O Cine Santa Tereza recebe na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, a partir das 19h, uma nova edição do projeto Cine Diversidade, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG). O projeto propõe um debate a partir da exibição de curtas-metragens brasileiros. Neste mês, a temática abordada é a Consciência Negra.  Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões.

Na sessão, serão exibidos dois curtas-metragens: o documentário Ruído Branco (Gabriel Fonseca, 2019) usa uma linguagem poética para refletir sobre o processo de branqueamento que o Brasil sofreu por 130 anos, após a abolição da escravidão. A produção mostra como esse fato afeta as pessoas e dificulta a busca pela identidade dos negros em um país historicamente racista. Já em Nunca Pensei Que Seria Assim (Meibe Rodrigues 2022) a artista Meibe Rodrigues propõe uma reflexão sobre negritude e escrevivência, através de memórias do próprio passado. A sessão será comentada pela diretora e atriz Meibe Rodrigues; além de Rozangela Piedade Leite, psicóloga e integrante do coletivo Onda Negra; e Aruanã Oliveira, designer, fotógrafo e produtor cultural, coordenador da Rede Afro LGBT; com a mediação de Liz Costa, coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG e integrante do coletivo QuilomboEsquizo. A sessão  tem classificação indicativa de 14 anos.

Sobre o Cine Diversidade

O Projeto Cine Diversidade é promovido pelo CRP-MG em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e ao racismo, consolidando ainda mais essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.

Posts Relacionados

Juventude Marista em Defesa da Casa Comum

Encontro nacional em Belém reúne estudantes de todo o...

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui