Evento destaca a força da cultura afro-brasileira com shows, oficinas, cortejos e a presença da ministra Macaé Evaristo
A cidade de Congonhas se prepara para uma grande celebração da cultura afro-brasileira. Entre os dias 15 e 23 de novembro, será realizada a 5ª Semana da Consciência Negra: Africanidades, realização da prefeitura Municipal de Congonhas, com produção da Notom Produções Artísticas e patrocínio da CSN Mineração e ORGUEL locação de equipamentos. A programação vai acontecer na Estação Cultural, com oficinas e shows a partir das 17hs. A entrada é franca.
Consolidada como uma das principais iniciativas culturais do município, a Semana da Consciência Negra chega à sua quinta edição reafirmando o compromisso com a valorização das raízes africanas que formam a identidade brasileira. O evento propõe um mergulho nas expressões populares afrodescendentes, reunindo artistas da música, da dança, do teatro e do hip hop, além de tradições como a capoeira, congado e as folias de reis.
Mais do que uma programação artística, o encontro é um convite à reflexão e à formação cultural, com oficinas, apresentações e debates que reforçam a importância da ancestralidade e da diversidade na construção da cultura nacional.
Com excelência artística e forte engajamento comunitário, a 5ª Semana da Consciência Negra promete transformar Congonhas em um grande espaço de celebração afrodescendente, onde arte, memória e resistência se unem em homenagem às Africanidades. Destaque desta edição é a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, que tem uma trajetória marcada pela defesa da equidade racial, da inclusão e da valorização das culturas de matriz africana.
A programação inclui shows, oficinas, desfile da Beleza Negra, cortejo das Folias de Reis, desfile das Grandes Figuras, Baile Charme da União das Culturas de Rua (UCR) palestra com Manoel Soares, jornalista, apresentador, ativista social e escritor brasileiro, cofundador da Central Única das Favelas (CUFA) e participação especial do projeto da CSN Garoto Cidadão.
Voz que inspira e transforma a cultura
O Africanidades é uma iniciativa da Notom Produções Artísticas, idealizado e dirigido por Regina Moura, produtora cultural, socióloga e mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas. Com mais de 20 anos de atuação, é pesquisadora em políticas públicas para a cultura e uma das vozes mais ativas da produção artística mineira.
Iniciou sua carreira em 2001 e desde então colaborou com nomes de destaque da cena nacional, como Mimulus Cia de Dança, Grupo Primeiro Ato, Lula Ribeiro, Seráquê Cultural, Gira Associação de Cultura Popular de Carmo da Mata, projeto Dançar e Sonhar da Academia Wanda Bambirra, Associação Cultural ACNART, projeto que ensina música instrumental para jovens da periferia de Belo Horizonte, entre outros.
À frente da Notom Produções, fundada em 2020, Regina desenvolve projetos de formação, agenciamento de artistas e gestão de carreiras. Com o Africanidades, reafirma sua missão de dar visibilidade à cultura negra e fomentar reflexões sobre ancestralidade, diversidade e reparação histórica, valorizando a arte como instrumento de transformação social.
5ª Semana da Consciência Negra: Africanidades é realizada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Programação shows
Local: Estação Cultural, Avenida Governador Valadares, Centro
Horário: a partir das 17hs
• Junto e Misturado e Banda
A banda nasceu em 2016, em Congonhas, quando sete amigos decidiram unir seus talentos musicais. Desde 2019, eles se apresentam em eventos como carnaval, festivais de inverno e Consciência Negra, além de casas de shows e eventos fechados. Com um repertório eclético, que transita por diferentes estilos musicais, a banda já dividiu o palco com nomes consagrados como Araketu, Terra Samba e Akatu, consolidando-se como uma das referências da cena musical local.
• Luccas
Com mais de 10 anos à frente da banda Samba Thaís e em carreira solo há dois anos, Luccas se destaca pela autenticidade e pela habilidade de mesclar o pagode tradicional a diferentes gêneros musicais. Com um repertório inovador e cheio de identidade, ele transforma cada apresentação em uma experiência vibrante. Sua marca registrada vai além da música. O carisma, intensidade e conexão genuína com o público o tornam único nos palcos.
• Banda Axtral
Formado em Belo Horizonte por seis amigos de infância, o Axtral nasceu da paixão comum pelo samba e pelo pagode, traduzindo em sua trajetória a alegria e a amizade que inspiram o gênero. Com uma proposta leve e autêntica, o Axtral leva ao palco o clima descontraído das rodas de amigos, em apresentações que refletem a sintonia entre Thiago Moreira (tantan), Gui (pandeiro), Bruno Souza (cavaco e voz), Éverton (reco e voz), Felipe Motta (violão e voz) e Edilson (repique e percussão geral). Além de revisitar grandes clássicos do pagode nacional, o grupo também aposta em composições autorais, como o single “Amor de Ioiô”, lançado em junho.
Para mais informações sobre a 5ª Semana da Consciência Negra Africanidades acesse o instagram @reconexao.africanidades e os sites www.notomproducoesartisticas.com.br , www.prefeituradecongonhas.gov.br
Ficha técnica:
Direção de Produção: Regina Moura – Notom Produções Artísticas
Produção Executiva: Maria Clara Moura
Identidade visual: Reciclo Comunicação
Gestão de redes e social mídia: Agência Cuby
Gestão de tráfego: Lucas Moura – Logus Incentivos Fiscais
Gestão Financeira: Carolina Silva
Registro videográfico: Reverso Filmes
Assessoria de Imprensa: Infinita Comunicação
Realização: Ministério da Cultura, Governo de Minas e Prefeitura Municipal de Congonhas
Patrocínio: CSN Mineração e ORGUEL
Projeto realizado parcialmente com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet