30.2 C
Belo Horizonte
dom, 14 dezembro 25

Atriz fura a bolha de BH e leva espetáculo para a periferia

Projeto da artista Shirley Rodriguez leva conto sobre honestidade e respeito para crianças de 6 a 9 anos

Ao ouvir a canção “Bailes da Vida”, da dupla Milton Nascimento e Fernando Brant, é impossível não prestar atenção no verso “todo artista tem de ir aonde o povo está”. E essa é a missão encabeçada pela artista Shirley Rodriguez, que, entre os dias 1 e 8 de outubro, levará um espetáculo infantil para o bairro Nova Contagem, uma região periférica da cidade de Contagem que não conta com nenhuma estrutura teatral. “Estou animada com este projeto. Realizar apresentações em escolas é sempre muito bom”, afirma a artista, que é contadora de histórias, atriz, educadora, brincante e professora de teatro na QuinTao das Artes.

Intitulado “Histórias Que Me Contaram”, o projeto tem como proposta transformar a rotina de três escolas públicas situadas na regional Várzea das Flores, levando entretenimento, educação e estimulando a criatividade de crianças de 6 a 9 anos. A ação, restrita aos estudantes e educadores, vai acontecer nas escolas Maria do Carmo Orechio, Ana Guedes e Ápio Cardoso. A iniciativa é financiada pela Lei Paulo Gustavo – Contagem.

“A dinâmica deste projeto é envolvente e brincante, o que tira as crianças do lugar comum da sala de aula, estimulando a imaginação e despertando nelas o interesse pelo teatro, pela leitura e pela contação de histórias, que é uma forma de expressão e de crescimento pessoal”, adianta Shirley, feliz em retornar ao bairro Nova Contagem, local que marcou sua trajetória enquanto cidadã. “É importante dizer que morei um tempo em Nova Contagem e já trabalhei em uma das escolas que vai receber a apresentação. Então, este é um momento muito especial para mim, tanto a nível profissional quanto pessoal”, declara.

Durante as apresentações do “Histórias Que Me Contaram”, Shirley estará acompanhada de Rafael Fersan, músico e professor que levará sonoridade à montagem. Sob a direção de Carlos Henrique, um dos fundadores do Grupo Trama de Teatro, a dupla mostrará no ambiente escolar uma adaptação do conto oriental “A Semente da Verdade”, que traz à tona a ética e a honestidade, destacando a importância de ser verdadeiro, mesmo quando a verdade parece difícil ou desfavorável. “Estamos preparando tudo com muito carinho e dedicação. Esperamos que as crianças recebam bem, pois cada detalhe foi pensado para elas”, conta a artista.

Partindo do conto “A Semente da Verdade”, escrito por Patrícia Engel Secco, o espetáculo “Histórias Que Me Contaram” tem em cena dois andarilhos, que vivem em busca de recolher e contar histórias. Depois de muito caminhar, eles chegam até o local ideal para ‘plantar’ mais uma história e, a partir daí, criam uma versão do conto, com um menino chamado Pedro e uma soberana, que procura um herdeiro para cuidar de modo justo do povo. “Penso que dizer sobre a importância de sonhar e do respeito consigo e com o outro são temas cruciais para a formação do indivíduo e precisam ser temas recorrentes“, frisa Shirley.

FOTO LEO SALVO/DIVULGAÇÃO

OFICINA

Além das apresentações, que terão 40 minutos de duração e seguirão o formato palco/plateia, o projeto “Histórias Que Me Contaram” terá ainda a oficina “Livro Minuto”, que será oferecida aos estudantes do 4° ano. A atividade busca estimular nas crianças o desejo de criar e registrar suas próprias histórias, incentivando a leitura, a escrita e o ato de contar histórias. Durante a atividade, haverá a produção do pequeno livro, que será feito a partir de dobraduras. Para Shirley, o impacto desse projeto vai além do entretenimento. “Espero que as apresentações e oficinas criem um momento extracotidiano no ambiente escolar, um encontro de histórias e afetos que criem sementes positivas na formação dos pequenos”, finaliza a artista.

“HISTÓRIAS QUE ME CONTARAM”

  • 1/10: Escola Municipal Maria do Carmo Orechio (rua Hércules, s/n, Nova Contagem)
  • 3/10: Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira (rua VC-4, 777, Nova Contagem)
  • 8/10: Escola Municipal Ápio Cardoso (rua VL – 30, 1.600, Nova Contagem)

Mais detalhes: @afetogrupo

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH entra na rota do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run

A capital mineira foi palco, neste domingo (14), de...

Dream Theater, ícone da música progressiva, passa por BH em 2026

Após sua bem-sucedida turnê de 40º Aniversário na América...

COMEBE celebra 15 anos com Troféu Personalidade 2025

O Conselho de Ministros Evangélicos do Brasil e Exterior...

BR Machine aposta em pelúcias natalinas para fortalecer marcas

Marca líder em máquinas de captura aposta em design...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui