26.8 C
Belo Horizonte
sáb, 15 novembro 25

Academia Mineira de Letras recebe lançamento do livro

No dia 30 de setembro, terça-feira, às 18h30, a Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466  –  BH –MG) recebe a noite de autógrafos e lançamento do livro O rosto sem face, do escritor e professor  Fernando Armando Ribeiro.  Com prefácio de Luís Giffoni, o livre chega pela Editora Ramalhete. O evento é aberto ao público.

rosto sem face é um livro de contos e minicontos em prosa poética, escrito em estilo envolvente, que explora as complexidades da vida contemporânea. Com lirismo e humor, as narrativas relativizam e, ao mesmo tempo, densificam as relações humanas com o mundo, suspendendo, ainda que por instantes, o véu de nossas certezas.

A tecnologia aparece como pano de fundo, denso e onipresente, pois nela questões humanas frequentemente se escondem, esperando por um olhar que as resgate, na percepção mais acurada do detalhe. Em diálogo com o realismo mágico latino-americano, uma das maiores influências da obra, suas histórias exploram o fantástico inerente à nossa existência, desvelando e conferindo às palavras novas efusões de vida. Alguns contos propõem reflexões sobre o desafio de aceitar o outro em sua diversidade radical, e exaltam a beleza do simples, que tantas vezes escapa à pressa e à superficialidade das rotinas. Em uma sociedade urbana cada vez mais distante da natureza, os dilemas ambientais entrelaçam-se aos anseios por reconexão e pertencimento. O livro busca explorar esse poliedro complexo em muitas de suas histórias.

Fernando Armando Ribeiro, mineiro de Belo Horizonte, é escritor, magistrado e professor universitário. Doutor pela UFMG e pós-doutor pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), onde foi bolsista da Fullbright, ocupa a cadeira 34 da Academia Mineira de Letras Jurídicas e integra o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). É autor de obras que transitam entre a literatura, o direito e a reflexão poética, entre as quais se destacam Retratos de Primavera e outras estações (Quixote, 2023), A fascinação das asas (Quixote, 2019), Colheita (Letramento, 2017), Shakespeare e Cervantes: diálogos entre direito e literatura (Letramento, 2016) e Espectros poéticos da justiça (Del Rey, 2019).

Após o lançamento, O rosto sem face poderá ser encontrado no site da Editora Ramalhete, na Amazon e nas principais livrarias do Brasil.

PREFÁCIO

As múltiplas faces do conto

por LuÍs Giffoni

Os contos de Fernando Armando Ribeiro, em O ROSTO SEM FACE, primam pela diversidade. Diversidade de temas, de lugares, de tempos, de sotaques.

O autor possui sensibilidade, conhece a língua portuguesa, tem imaginação. Sua bagagem cultural é extensa. Consegue trafegar pelas coisas da cidade e do sertão. Do Brasil e do exterior. Do presente e do futuro. Tem um pé na realidade, outro no fantástico.

Tudo somado, o resultado é este livro, O ROSTO SEM FACE, que aborda em breves histórias nosso momento, nossos sonhos e nossas vidas. Vidas e sonhos atuais e pregressos.

Se a gente procura um instante de êxtase, desses que marcam a existência, ele está lá, retratado em Em um dia como outro qualquer. Crenças antigas ainda vigentes, difíceis de acreditar, com os pés bem calcados no dia a dia de muitos brasileiros? Leia Superstição. Se buscarmos uma grande descoberta, com amplo significado e consequências, repleta de sensibilidade ela aparece em De repente, abriu-se a janela. Deseja uma ruptura, graças a um depoimento vindo do coração diante da corte? Sim, o livro também tem, basta percorrer A testemunha. Quem sabe lhe interesse o fantástico que contamina a população através dos tempos? Mergulhe em O Touro e constate quanto um fato ou a versão do fato pode atravessar os anos, até se incorporar ao imaginário coletivo.

A obra do título remete à estranheza de não se reconhecer depois de uma vida, estranheza com graves decorrências. Idêntica temática volta em Nada, embora mais condensada. Há ironia fina em O grande mistério, que gira em torno do que poderia ter sido. Ou não, dependendo da interpretação do narrador. O jogo das possibilidades conduz a narrativa. É um dos mais longos dos quarenta contos do livro.

Outra característica destas histórias é a síntese. O autor diz muito em poucos parágrafos. Nos contos de Os sete pecados capitais, por exemplo, a inveja, se revela em apenas quatro linhas, e a soberba se estende por seis. Os sete pecados não gastam mais que sete páginas para condenar suas personagens com muita sutileza. A grande síntese, no entanto, está em Adeus, um miniconto que revela muito mais do que está escrito, onde em duas linhas se ouve uma gargalhada embutida no sarcasmo.

Há, ainda, doses de prosa poética em diversos pontos, como em Mulher postada na janela, onde o olhar de um transeunte cria todo um clima de transfiguração. Ou em A cigarra e as formigas: mutações, recriação da fábula da cigarra e da formiga, com um final menos trágico.

No derradeiro conto, Ressocializado, cheio de insinuações, transparece a crítica ao mundo instagramável, a perda do contato com a natureza e a hesitação diante das mudanças. A solução do dilema causa surpresa.

O ROSTO SEM FACE é um mergulho nas possibilidades da vida em suas múltiplas perspectivas, sob a ótica da arte. Leva a uma aventura pelos diversos rostos que o conto pode assumir para encantar os leitores.

NOITE DE AUTÓGRAFOS E LANÇAMENTO DO LIVRO

O ROSTO SEM FACE, de Fernando Armando Ribeiro

Editora Ramalhete

30 de setembro, terça-feira, às 18h30

Academia Mineira de Letras

Rua da Bahia, 1466  –  BH –MG

ENTRADA FRANCA

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui