Inspirada no modelo da fast fashion — que prioriza lançamentos frequentes e inovação constante —, a fast beauty surge como resposta direta às novas demandas de um público que busca praticidade, resultados visíveis e soluções que se encaixem em agendas cada vez mais atribuladas. Mais do que camuflar imperfeições, a tendência valoriza produtos e serviços que entregam benefícios reais à pele e aos cabelos, de forma simplificada, funcional e eficaz.
O Brasil assume um lugar de destaque nesse setor, sendo o 3 º maior consumidor de produtos de beleza no mundo, dado que reflete a vaidade e apreço pela estética dos brasileiros. Esse mercado dinâmico movimenta quantias expressivas e, segundo o Sebrae, deve ultrapassar o faturamento de R$ 130 bilhões até 2026, impulsionado pelo apelo da conveniência e da busca por bem-estar.
Além disso, o público consumidor tem se tornado cada vez mais diverso. Se antes o foco estava nas mulheres, hoje os homens também se mostram mais envolvidos em rotinas de autocuidado e no consumo de cosméticos.
O Easy beauty – Mais ágil e profissional
O cenário economicamente favorável tem estimulado o surgimento de novos formatos de negócios voltados para a praticidade, que oferecem serviços dentro de prazos curtos e com alto grau de padronização, mas que, acima de tudo, priorizam a qualidade. De esmaltação rápida a tratamentos capilares completos em 30 minutos, as opções são diversas e não exigem que o cliente escolha entre tempo e cuidado pessoal.
Apesar do apelo da agilidade extrema, o mercado tem cedido espaço a um modelo mais equilibrado: o easy beauty. A proposta mantém a conveniência, mas busca entregar uma experiência mais acolhedora, cuidadosa e ajustada às necessidades reais das clientes.
Esse movimento aponta para uma mudança de mentalidade, na qual o autocuidado não precisa ser corrido, mas sim facilitado. Em vez da pressa a qualquer custo, ganha força a ideia de que é possível unir eficiência e qualidade, mesmo nas rotinas mais atribuladas.
“É muito comum ouvir histórias de mulheres que não conseguem disponibilizar tempo para elas mesmas. Os compromissos do dia a dia, muitas vezes, entram no caminho, mas também têm as agendas lotadas dos próprios salões que as impedem de marcar um horário. Foi assim que surgiu a ideia de criar um espaço que proporciona experiências completas e dinâmicas de maneira acessível”, explica a empresária Gisela Prochaska.
Há sete anos, Gisela trouxe para a capital paulista, seu próprio modelo de atendimento de beleza express – o Stylebar. O negócio acompanha a tendência imediatista com serviços de manicure, pedicure, escova, penteados e maquiagem em menos de uma hora, sem a necessidade de agendamento prévio ou espera.
Adepta à dinâmica easy beauty, ela introduziu a proposta no mercado nacional e prega que a mulher moderna pode estar pronta para qualquer ocasião em pouco tempo. A ideia prosperou e hoje Gisela está à frente de uma rede de bares de beleza de sucesso.
“É um conceito cuidadoso para transformar a pressa em aliada, respeitando o tempo das clientes e buscando sempre entregar os melhores resultados. Nada é feito às pressas, porque contamos com uma grande equipe de profissionais que está sempre à postos para atender as clientes. Não tem espera, é só chegar e ser atendida imediatamente. Essa é a facilidade que faz a diferença”, explica a CEO.
Um negócio rentável e padronizado
O alto grau de escalabilidade desse modelo de negócio está na padronização dos processos e da experiência oferecida ao cliente. Independentemente da unidade ou localização, os serviços express seguem protocolos bem definidos de atendimento, garantindo agilidade e uniformidade nos resultados.
No Stylebar, Gisela apostou em uma solução criativa – uma carta de serviços com looks prontos para uso. O Stylebook permite ao cliente escolher rapidamente o penteado ou maquiagem desejados a partir de imagens e descrições objetivas.
A beleza fácil vem mostrando que veio para ficar, e já são dezenas de franquias com a proposta de atendimento rápido espalhadas pelas cidades brasileiras. Especializadas em um ou mais serviços, são encontradas em centros comerciais e shoppings para alcançar um público cada vez mais dinâmico.
De unhas e sobrancelhas a cortes de cabelo e escovas, os serviços variam em complexidade, mas compartilham um mesmo princípio: praticidade com qualidade.
