21 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

34º Minas Trend teve movimentação financeira de R$ 33 milhões

A 34ª edição do Minas Trend, realizada no BH Shopping, chega ao fim. O evento, considerado o maior salão de negócios de moda da América Latina, reuniu, em 3 dias de evento, 150 marcas, 203 estandes, 5.300 mil visitantes e R$33 milhões em geração de negócios,  o equivalente a 10% a  mais se comparado ao volume da última edição.

Além disso, o público pode conferir as tendências da temporada outono/inverno 2026 em quatro desfiles kids, um desfile adulto, oito palestras e o Cine Concerto, com a Orquestra SESIMINAS.

O saldo corrobora o bom momento do setor produtivo em Minas Gerais: o Minas Trend teve um aumento de 54% em relação ao número de estandes da edição passada, em abril. Com o slogan “A moda se move com você”, o evento responde pelo saldo positivo dos segmentos mineiros da indústria do vestuário e acessórios, moda, têxtil, couro e calçados e joalheria.

Murilo de Paula Graciano, presidente do Sindijoias e da Ajomig, considerou o Minas Trend muito positivo. “Atendeu às expectativas, com um fluxo de vendas e de captação de novos clientes, o que deixa nosso segmento otimista com os pedidos e as movimentações nas bases”,  avaliou.

Na opinião de Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG, essa edição teve como destaques o aumento da participação de estandes, bem  como o Trend Now. Tudo isso, segundo ele, reitera a dimensão do Minas Trend: “representa a força do coletivo, com todas as marcas fazendo pelo mercado. É o coletivo que faz tudo isso ficar mais atrativo.”

Vendas –  Do segmento de Joias e Semijoias, como a Zarpellon e a Nino Brant; do vestuário kids, como a Gabriela Aquarela; de bolsas, como a Follis; de vestidos de festa, como a Neusa Faria; do vestuário, com a Plural, enfim, a maioria dos lojistas ficou satisfeita com o desempenho nas vendas.

Neusa Faria, de Uberlândia (MG), uma das marcas veteranas no Minas Trend desde a época do ExpoMinas, comemorou o sucesso nos negócios. Para o proprietário, Fábio Faria, essa edição superou às expectativas. “Estimamos um  aumento no volume de vendas da ordem de 15 a 20%”, ressaltoDa SP Showroom, os representantes exclusivos da Follis, Joaquim Esteves e Marcello Manzini, comentaram que estão presentes em  três novas praças nessa edição: em BH, Rio Grande do Sul  e Bauru (SP). “Para nós, esse foi o melhor de todos os Minas Trends. Atingimos a meta de 80% no primeiro dia, superando as vendas de três dias em feiras anteriores”, informou Manzini.

A Nino Brant, que está em sua 4ª edição no Minas Trend, também registrou boas vendas. “A cada edição vem crescendo”, comemorou ele, que atingiu 80% das vendas.

Kids – Ana Patrícia Rosa Constantine, da Roana, marca que trabalha com a linha kids, com peças bordadas  à mão., oferecendo oportunidade de renda a um grupo de mulheres 40+, em Frutal, no Triângulo Mineiro,  também se  mostrou contente com o resultado alcançado nos três dias. “Recebemos clientes tradicionais que já conhecem nossos produtos e clientes novos”, concluiu.

Integra Moda

Empresas parceiras do projeto Integra Moda, do Sebrae Minas, marcaram presença na 34ª edição do Minas Trend. A estratégia estadual da entidade para o segmento é um conceito que perpassa diretrizes de integração das regionais, polos, arranjos produtivos e expertises, por meio de programas direcionados a modalidades do segmento.

“O Integra é uma estratégia estadual do Sebrae para a moda, entendendo que o setor tem dores específicas e que precisam ser consideradas para sejamos assertivos no apoio. Nasceu a partir dessa percepção. Desde 2022 atuamos dessa forma, entendendo as dores dos polos que temos em Minas, dos segmentos de moda e trabalhando esses pilares de gestão, de posicionamento e de produção, e aprimorando a gestão dessas empresas”, relata a coordenadora estadual do Integra Moda, Raquel Canaan.

Segundo ela, o resultado tem sido muito interessante. “Temos percebido o crescimento, o amadurecimento e a evolução delas. Por isso é tão importante estar no Minas Trend, é como se fosse o momento que culmina essa estratégia no acesso ao mercado, no feedback do próprio comprador. Sempre é interessante promover essas oportunidades”, assegura.

Segundo Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG, a participação dessas empresas é fundamental. “Uma oportunidade no sentido de se mostrar para um mercado que tem potencial criativo e de gestão”, destaca.

De Divinópolis (MG), a Laiá Kids Acessórios considera muito importante a iniciativa. “O apoio é imprescindível, bem como a estrutura oferecida, totalmente diferenciada”, comenta a diretora, Rafaela Valadão, presente pela segunda vez ao evento.

Laiá Kids Acessórios

 

Para a Plural, de BH, com seu vestuário feminino, “tudo que agrega é importante”, observa a gerente comercial do atacado, Nalva Ferraz. O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apoio máster do Sebrae Minas.

Plural

 

Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA)

A data também corrobora a parceria entre a FIEMG e Sindivest Alagoas, por meio do apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e do patrocínio do Sebrae Alagoas e SENAI Alagoas.

É de Maceió e arredores que vem a riqueza em pedrarias, palha, rendas, cores e texturas, entre outros materiais, que encantam e trazem um colorido especial aos corredores do Minas Trend. Com a palavra, uma das veteranas, Alana Tenório, na 15ª edição, todos os anos com uma coleção nova para agradar uma clientela fiel. São peças autorais, como a tradicional bolsa de conchas, curinga e acessórios, como colares e pingentes, resultado de pesquisas e muita maturidade na busca de materiais novos. Responsável pela geração de 33 empregos diretos e indiretos, Alana conta que procura sempre conectar a moda das passarelas com o DNA de Alagoas, uma mistura que inclui cerâmica fria, Pirita, conhecida como a pedra da Prosperidade e da Cura. “Nossa proposta é trabalhar peças fortes e que duram. Quem compra sabe que vai aproveitar”, conta Alana, que revela: “me sinto em casa em Belo Horizonte.”

Renda – A ARTECER é uma associação do município de Paripueira (AL) que reúne talentosas artesãs dedicadas à preservação e valorização da Renda Singeleza, patrimônio cultural e imaterial de Alagoas. Mulheres como Adriana Gomes, que desde cedo aprendeu os encantos do bordado Filé. Em sua 3ª edição no Minas Trend, ela se orgulha em trazer para o evento um pouco do conceito Feito à Mão nas peças, em sua maioria, vestidos. Uma coleção que encanta pelos detalhes. “Vendemos uma obra de arte, são peças únicas”, diz. No estande da ARTECER é possível encontrar ainda peças em ponto de cruz, de pintura manual, bordado cheio e bordado Mimo do Peró. Bora conferir?

Turbantes – Mais adiante, Alagoas se faz presente novamente, dessa vez com o colorido de tecidos e estampas que remetem ao afro. Pela segunda vez no Minas Trend, Teresa, com a Olegário Turbantes, aposta nos elementos da ancestralidade: “é a oportunidade de representar outras mulheres, é muito gratificante”, gaba-se. As peças mesclam também a cultura alagoana nas cores e traçados. Tudo feito à mão, bolsas, colares, echarpes, à base de tecidos 100% algodão, em que tudo é muito aproveitado. Por ali, retalhos podem se transformar em novas peças, por meio do aproveitamento sustentável.

Marcas – Alagoas é o segundo estado com maior número de expositores, com 13 marcas na comitiva. São elas: Adriana Gomes, Alana Tenório, Aquas Beachwear, Artecer, As Marias, Beliê, Caleidoscópio, Milka Pereira, Mimos de Dona Peró, Olegário Turbantes, Piskuila, Severa Fitness e ShiÁ Studio, representando os setores de bolsas, acessórios e vestuário, incluindo moda beachwear e fitness.

Marcas mineiras em destaque

A moda adulta ditou as tendências na passarela do Minas Trend nesta terça-feira (21/10). Um misto de cores, brilho, rendas e cortes estruturados que vão dar o tom da estação. Marcas reconhecidas no segmento do vestuário mineiro – Isa Paes, Manie e Regina Salomão – encantaram a plateia no desfile que encerrou a programação do 1º dia do evento.

Do showroom do Prado, a Manie, fundada em 2012 para o público lojista multimarcas de roupas femininas de fabricação própria. Todos os modelos são de produção própria e vendidos em Belo Horizonte para atacadistas. Marca que veste uma mulher descolada, antenada com as principais tendências da moda, a Manie apresentou o 4º lançamento da cápsula Lunare, em 20 peças e 10 modelos. Destaque para o vermelho presente em vestidos, macacões, conjuntos, sandálias e sapatos. “É a cor dessa cápsula. Mais fluida, com peças estruturadas e em Chiffon”, destacaram Kamily Amaral e Tays Pereira, da equipe de Marketing. “Transmitimos a ideia que queríamos, da mulher forte.”

Foto: PlayP/FIEMG

Identidade – A Isa Paes nasceu do desejo de transformar emoção e identidade em moda e de fortalecer a autoestima feminina por meio do vestir. Desde 2008, se dedica a criar peças que traduzem elegância, atualidade e um toque de sensualidade sofisticada, vestindo mulheres reais que valorizam expressão, autenticidade e design. Dinâmicas, em constante movimento, que celebram a força feminina, a beleza dos detalhes e o poder de serem verdadeiramente elas mesmas. Com DNA bem definido e profundo respeito ao processo criativo, Isa Paes valoriza o design autoral e o olhar atento aos detalhes que fazem a diferença.

Cada coleção nasce de um trabalho minucioso, descreveu Rafael Paes, sócio proprietário: “desde a escolha criteriosa dos tecidos ao desenvolvimento exclusivo de estampas, a aviamentos e acabamentos que expressam a identidade única da marca.”

Peças que harmonizaram o desfile. Traduzindo equilíbrio entre o fashion e o resort, pensadas para a mulher contemporânea que vive o Verão em movimento; das festas de fim de ano aos momentos de descanso à beira-mar. “Trabalhamos tecidos leves com toques de alfaiataria, detalhes metálicos exclusivos e uma paleta neutra, explorando tons de areia, marfim, off-white e preto.” Sobre o desfile, Rafael Paes disse que foi tudo muito bem feito, bem planejado. “Atendeu todas às expectativas. Acima de tudo, uma celebração da versatilidade e da personalidade da mulher Isa Paes; sofisticada, moderna e confiante”, resumiu.

Foto: PlayP/FIEMG

Design – Presente no mercado de moda nacional há 33 anos, a Regina Salomão é uma marca mineira consolidada que se reinventa e se atualiza com o passar do tempo nas áreas de design, tecnologia e relacionamento.

Idealizada para mulheres jovens, sofisticadas e antenadas ao mundo da moda, apresentou peças versáteis, atemporais, extremamente elegantes e refinadas. Com looks elaborados em tecidos nobres, cortes impecáveis e tendências do universo fashion. Sinônimo de um lifestyle cool, jovem e contemporâneo e que se orgulha de acompanhar mulheres empoderadas, fortes e independentes em qualquer ambiente e ocasião, do happy hour a festas elegantes.

Foto: PlayP/FIEMG

Por uma moda comprometida

O compromisso com a sustentabilidade, as boas práticas e as políticas inclusivas são alguns dos diferencias na 34ª edição do Minas Trend. O evento que ocorre de 21 a 23 de outubro, no BH Shopping, em que o tema “A moda se move com você”, corrobora, não apenas, a força do setor produtivo, mas principalmente a capacidade de se reinventar, de se adaptar e de inovar como forma de alavancar o mercado.

É nessa esteira que segmentos do vestuário, kids e joias mostrarão nos estandes não somente as últimas novidades em marcas autorais, mas peças e acessórios que traduzem conceitos e paradigmas de quem acredita em mudanças de comportamento e de atitudes. Tudo isso mostra a importância da ESG também na moda, por meio da adoção e da disseminação de práticas ambientais voltadas à transparência e à responsabilidade social. Uma moda que se coloca na vanguarda, focada em questões como o uso correto dos recursos, formas de descarte, condições adequadas de trabalho, oportunidades de geração e renda, em meio a processos cada vez mais transparentes e éticos. Processos que passam por escolhas conscientes e responsáveis, por meio do emprego de tecnologias limpas, duráveis e regenerativas.

Uma cadeia fundamental, que começa no produtor, passa pelo fornecedor, por quem vende, por quem compra e por quem acredita em mudanças. Uma cadeia produtiva do bem, cujos atitudes que fazem a diferença na sociedade, superam às expetativas de um público consumidor que sabe o que quer, contribuindo para um novo olhar de futuro, com justiça e responsabilidade social.

Foto: Marca RQ

De Uberlândia, a mineira Raquel de Queiroz é apaixonada por moda e possui especialização em renomadas instituições internacionais de Milão e Paris. Em 2024, celebrou 36 anos de ateliê e 11 anos da atual marca, reconhecida pelos vestidos de festa exclusivos que unem sofisticação e emoção. Com um olhar sensível e atenção aos detalhes, Raquel transforma sonhos em realidade, criando peças únicas que contam histórias e eternizam momentos.

Na marca Raquel de Queiroz (RQ), tudo isso foi construído em meio a peças autorais desenvolvidas à mão, no verdadeiro estilo handmade, autênticas e de acabamento impecável. “Temos um primoroso trabalho feito à mão por um time de mulheres habilidosas e competentes, supervisionado por mim”, conta Raquel. “Um trabalho que me enche de orgulho, principalmente em ver o crescimento dele e a diferença que faz na vida de tantas mães que precisam, mas não podem sair de casa para trabalhar, porém, conseguem desenvolver essa atividade em casa. A importância dele é gigante e gratificante; para mim, se tornou um propósito junto à RQ”, comenta.

E acrescenta: “Um projeto que me inspira como mãe, avó e profissional. Tenho certeza que esse é o legado que aqui quero deixar enquanto aqui estiver. Acabamos de lançar uma segunda marca e esse é um dos principais objetivos dela. Orgulho em pensar em quantas vidas já transformei e tantas que ainda vou transformar. Hoje, aos 60 anos, eu sou só gratidão.”

Governança – A Reserva, parte do grupo Azzas 2154, entende a ESG como um pilar estratégico para a competitividade e longevidade do negócio, integrando metas ambientais, sociais e de governança à estratégia global da companhia. Três pilares norteiam essa estratégia: moda mais ética e transparente; moda mais justa e bela e moda mais limpa e responsável. Por meio do endereçamento dessas três frentes a empresa agrega valor aos produtos e serviços em colaboração e contribuição mútua com a cadeia, clientes e parceiros em busca de um futuro mais justo, ético e sustentável.

Reserva Circular – Foto: Campanha Reserva

Das ações que traduzem o exercício dessa estratégia nas marcas da Reserva, destacam-se a Reserva Circular que recolhe peças em fim de uso para uma destinação ambientalmente adequada; a Certificação ABVTEX para os fornecedores contratados e subcontratados e o Projeto 1P=5P. Uma das principais iniciativas sociais, convertendo cada peça vendida em cinco pratos de comida destinados a pessoas em insegurança.

Como resultados, em 2024, foram coletados 250,8 kg de produtos pós-consumo com o Reserva Circular; totalizando 100% dos fornecedores diretos de produtos com certificação ABVTEX, além de mais de 150 milhões de pratos de comida complementados para pessoas em insegurança alimentar. A empresa recebeu a certificação B e sagrou-se vencedora dos Prêmios Visão Consciente, da Fecomércio RJ e Prêmio Firjan de Sustentabilidade.

Joias – A LBF Joias Folheadas, fundada em 2010 por Léia Moraes, em parceria com a filha, Brunna Moraes, nasceu com o propósito de democratizar o acesso a joias de alta qualidade e incentivar o empreendedorismo feminino. Em 2025, a LBF celebra 15 anos de história, consolidando-se como uma das principais referências da joalheria folheada nacional. Com dois showrooms físicos, e-commerce próprio e atendimento personalizado via WhatsApp, a marca atende clientes em todo o mundo e participa das principais feiras do setor, como Minas Trend, Bijoias, FIBA e Milano Fashion & Jewels. O portfólio reúne joias folheadas de alto padrão, com banhos exclusivos LBF Gold, LBF Silver e LBF Rhodium, divididas em quatro moods que refletem o estilo e a versatilidade da mulher contemporânea: Essential – joias minimalistas e atemporais New Classic – releituras modernas de clássicos Mix & Match – combinações criativas de materiais e banhos Trend – peças com estética contemporânea e ousada A partir dessa trajetória nasceu a Steelship, submarca da LBF criada para um público jovem, urbano e dinâmico.

LBF Joias Folheadas – Foto: Douglas Moreira

A LBF e a Steelship mantêm projetos de impacto social e ambiental, integrando os pilares do ESG e reafirmando o compromisso com o design, a sustentabilidade e a inovação na joalheria brasileira. Ambas atuam nas práticas de ESG de forma integrada nos três pilares: ambiental, social e governança, incorporando esses princípios em toda a cadeia produtiva e modelo de negócio.

A LBF é uma empresa fundada e liderada por mulheres, com quadro majoritariamente feminino. Investe em capacitação e empreendedorismo feminino, oferecendo oportunidades de renda e autonomia por meio de seu modelo de revenda e de parcerias com associações artesanais, como a RENASCI, do Cariri paraibano.

A ESG é a base estratégica da LBF, não apenas uma diretriz, mas um compromisso com o futuro da joalheria e com o impacto positivo da moda brasileira. Entende que as práticas ESG fortalecem não apenas a imagem da empresa, mas também a confiança do consumidor, a longevidade dos produtos e a responsabilidade social.

Sobre a participação no desfile da semana de moda em Milão, em 2025, a LBF e a Steelship foram selecionadas para desfilar em Milão na quarta edição do evento internacional Beyond the Claim: Makers Matter, organizado pela Friend of the Earth como parte da Italy Eco-Fashion Week. Durante o evento, as marcas apresentaram a coleção Entre Fios e Futuro, desenvolvida em parceria com a RENASCI – Associação de Artesãs de Monteiro (PB), utilizando renda renascença, metais reciclados e técnicas de upcycling a partir de peças com defeito. A coleção foi destaque por unir sustentabilidade ambiental, inovação e valorização cultural brasileira. O desfile representou um marco de reconhecimento internacional para o grupo, reafirmando as práticas ESG e o compromisso com o design responsável, a ética e o propósito.
Confira as fotos da 34ª edição do Minas Trend no Flickr do Sistema FIEMG.

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui