A 34ª edição do Minas Trend, realizada no BH Shopping, chega ao fim. O evento, considerado o maior salão de negócios de moda da América Latina, reuniu, em 3 dias de evento, 150 marcas, 203 estandes, 5.300 mil visitantes e R$33 milhões em geração de negócios, o equivalente a 10% a mais se comparado ao volume da última edição.
Além disso, o público pode conferir as tendências da temporada outono/inverno 2026 em quatro desfiles kids, um desfile adulto, oito palestras e o Cine Concerto, com a Orquestra SESIMINAS.
O saldo corrobora o bom momento do setor produtivo em Minas Gerais: o Minas Trend teve um aumento de 54% em relação ao número de estandes da edição passada, em abril. Com o slogan “A moda se move com você”, o evento responde pelo saldo positivo dos segmentos mineiros da indústria do vestuário e acessórios, moda, têxtil, couro e calçados e joalheria.
Murilo de Paula Graciano, presidente do Sindijoias e da Ajomig, considerou o Minas Trend muito positivo. “Atendeu às expectativas, com um fluxo de vendas e de captação de novos clientes, o que deixa nosso segmento otimista com os pedidos e as movimentações nas bases”, avaliou.
Na opinião de Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG, essa edição teve como destaques o aumento da participação de estandes, bem como o Trend Now. Tudo isso, segundo ele, reitera a dimensão do Minas Trend: “representa a força do coletivo, com todas as marcas fazendo pelo mercado. É o coletivo que faz tudo isso ficar mais atrativo.”
Vendas – Do segmento de Joias e Semijoias, como a Zarpellon e a Nino Brant; do vestuário kids, como a Gabriela Aquarela; de bolsas, como a Follis; de vestidos de festa, como a Neusa Faria; do vestuário, com a Plural, enfim, a maioria dos lojistas ficou satisfeita com o desempenho nas vendas.
Neusa Faria, de Uberlândia (MG), uma das marcas veteranas no Minas Trend desde a época do ExpoMinas, comemorou o sucesso nos negócios. Para o proprietário, Fábio Faria, essa edição superou às expectativas. “Estimamos um aumento no volume de vendas da ordem de 15 a 20%”, ressaltoDa SP Showroom, os representantes exclusivos da Follis, Joaquim Esteves e Marcello Manzini, comentaram que estão presentes em três novas praças nessa edição: em BH, Rio Grande do Sul e Bauru (SP). “Para nós, esse foi o melhor de todos os Minas Trends. Atingimos a meta de 80% no primeiro dia, superando as vendas de três dias em feiras anteriores”, informou Manzini.
A Nino Brant, que está em sua 4ª edição no Minas Trend, também registrou boas vendas. “A cada edição vem crescendo”, comemorou ele, que atingiu 80% das vendas.
Kids – Ana Patrícia Rosa Constantine, da Roana, marca que trabalha com a linha kids, com peças bordadas à mão., oferecendo oportunidade de renda a um grupo de mulheres 40+, em Frutal, no Triângulo Mineiro, também se mostrou contente com o resultado alcançado nos três dias. “Recebemos clientes tradicionais que já conhecem nossos produtos e clientes novos”, concluiu.
Integra Moda

Empresas parceiras do projeto Integra Moda, do Sebrae Minas, marcaram presença na 34ª edição do Minas Trend. A estratégia estadual da entidade para o segmento é um conceito que perpassa diretrizes de integração das regionais, polos, arranjos produtivos e expertises, por meio de programas direcionados a modalidades do segmento.
“O Integra é uma estratégia estadual do Sebrae para a moda, entendendo que o setor tem dores específicas e que precisam ser consideradas para sejamos assertivos no apoio. Nasceu a partir dessa percepção. Desde 2022 atuamos dessa forma, entendendo as dores dos polos que temos em Minas, dos segmentos de moda e trabalhando esses pilares de gestão, de posicionamento e de produção, e aprimorando a gestão dessas empresas”, relata a coordenadora estadual do Integra Moda, Raquel Canaan.
Segundo ela, o resultado tem sido muito interessante. “Temos percebido o crescimento, o amadurecimento e a evolução delas. Por isso é tão importante estar no Minas Trend, é como se fosse o momento que culmina essa estratégia no acesso ao mercado, no feedback do próprio comprador. Sempre é interessante promover essas oportunidades”, assegura.
Segundo Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG, a participação dessas empresas é fundamental. “Uma oportunidade no sentido de se mostrar para um mercado que tem potencial criativo e de gestão”, destaca.
De Divinópolis (MG), a Laiá Kids Acessórios considera muito importante a iniciativa. “O apoio é imprescindível, bem como a estrutura oferecida, totalmente diferenciada”, comenta a diretora, Rafaela Valadão, presente pela segunda vez ao evento.
|
Para a Plural, de BH, com seu vestuário feminino, “tudo que agrega é importante”, observa a gerente comercial do atacado, Nalva Ferraz. O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), apoio máster do Sebrae Minas.
|
Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA)

A data também corrobora a parceria entre a FIEMG e Sindivest Alagoas, por meio do apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e do patrocínio do Sebrae Alagoas e SENAI Alagoas.
É de Maceió e arredores que vem a riqueza em pedrarias, palha, rendas, cores e texturas, entre outros materiais, que encantam e trazem um colorido especial aos corredores do Minas Trend. Com a palavra, uma das veteranas, Alana Tenório, na 15ª edição, todos os anos com uma coleção nova para agradar uma clientela fiel. São peças autorais, como a tradicional bolsa de conchas, curinga e acessórios, como colares e pingentes, resultado de pesquisas e muita maturidade na busca de materiais novos. Responsável pela geração de 33 empregos diretos e indiretos, Alana conta que procura sempre conectar a moda das passarelas com o DNA de Alagoas, uma mistura que inclui cerâmica fria, Pirita, conhecida como a pedra da Prosperidade e da Cura. “Nossa proposta é trabalhar peças fortes e que duram. Quem compra sabe que vai aproveitar”, conta Alana, que revela: “me sinto em casa em Belo Horizonte.”
Renda – A ARTECER é uma associação do município de Paripueira (AL) que reúne talentosas artesãs dedicadas à preservação e valorização da Renda Singeleza, patrimônio cultural e imaterial de Alagoas. Mulheres como Adriana Gomes, que desde cedo aprendeu os encantos do bordado Filé. Em sua 3ª edição no Minas Trend, ela se orgulha em trazer para o evento um pouco do conceito Feito à Mão nas peças, em sua maioria, vestidos. Uma coleção que encanta pelos detalhes. “Vendemos uma obra de arte, são peças únicas”, diz. No estande da ARTECER é possível encontrar ainda peças em ponto de cruz, de pintura manual, bordado cheio e bordado Mimo do Peró. Bora conferir?
Turbantes – Mais adiante, Alagoas se faz presente novamente, dessa vez com o colorido de tecidos e estampas que remetem ao afro. Pela segunda vez no Minas Trend, Teresa, com a Olegário Turbantes, aposta nos elementos da ancestralidade: “é a oportunidade de representar outras mulheres, é muito gratificante”, gaba-se. As peças mesclam também a cultura alagoana nas cores e traçados. Tudo feito à mão, bolsas, colares, echarpes, à base de tecidos 100% algodão, em que tudo é muito aproveitado. Por ali, retalhos podem se transformar em novas peças, por meio do aproveitamento sustentável.
Marcas – Alagoas é o segundo estado com maior número de expositores, com 13 marcas na comitiva. São elas: Adriana Gomes, Alana Tenório, Aquas Beachwear, Artecer, As Marias, Beliê, Caleidoscópio, Milka Pereira, Mimos de Dona Peró, Olegário Turbantes, Piskuila, Severa Fitness e ShiÁ Studio, representando os setores de bolsas, acessórios e vestuário, incluindo moda beachwear e fitness.
Marcas mineiras em destaque
A moda adulta ditou as tendências na passarela do Minas Trend nesta terça-feira (21/10). Um misto de cores, brilho, rendas e cortes estruturados que vão dar o tom da estação. Marcas reconhecidas no segmento do vestuário mineiro – Isa Paes, Manie e Regina Salomão – encantaram a plateia no desfile que encerrou a programação do 1º dia do evento.
Do showroom do Prado, a Manie, fundada em 2012 para o público lojista multimarcas de roupas femininas de fabricação própria. Todos os modelos são de produção própria e vendidos em Belo Horizonte para atacadistas. Marca que veste uma mulher descolada, antenada com as principais tendências da moda, a Manie apresentou o 4º lançamento da cápsula Lunare, em 20 peças e 10 modelos. Destaque para o vermelho presente em vestidos, macacões, conjuntos, sandálias e sapatos. “É a cor dessa cápsula. Mais fluida, com peças estruturadas e em Chiffon”, destacaram Kamily Amaral e Tays Pereira, da equipe de Marketing. “Transmitimos a ideia que queríamos, da mulher forte.”
|
Identidade – A Isa Paes nasceu do desejo de transformar emoção e identidade em moda e de fortalecer a autoestima feminina por meio do vestir. Desde 2008, se dedica a criar peças que traduzem elegância, atualidade e um toque de sensualidade sofisticada, vestindo mulheres reais que valorizam expressão, autenticidade e design. Dinâmicas, em constante movimento, que celebram a força feminina, a beleza dos detalhes e o poder de serem verdadeiramente elas mesmas. Com DNA bem definido e profundo respeito ao processo criativo, Isa Paes valoriza o design autoral e o olhar atento aos detalhes que fazem a diferença.
Cada coleção nasce de um trabalho minucioso, descreveu Rafael Paes, sócio proprietário: “desde a escolha criteriosa dos tecidos ao desenvolvimento exclusivo de estampas, a aviamentos e acabamentos que expressam a identidade única da marca.”
Peças que harmonizaram o desfile. Traduzindo equilíbrio entre o fashion e o resort, pensadas para a mulher contemporânea que vive o Verão em movimento; das festas de fim de ano aos momentos de descanso à beira-mar. “Trabalhamos tecidos leves com toques de alfaiataria, detalhes metálicos exclusivos e uma paleta neutra, explorando tons de areia, marfim, off-white e preto.” Sobre o desfile, Rafael Paes disse que foi tudo muito bem feito, bem planejado. “Atendeu todas às expectativas. Acima de tudo, uma celebração da versatilidade e da personalidade da mulher Isa Paes; sofisticada, moderna e confiante”, resumiu.
|
Design – Presente no mercado de moda nacional há 33 anos, a Regina Salomão é uma marca mineira consolidada que se reinventa e se atualiza com o passar do tempo nas áreas de design, tecnologia e relacionamento.
Idealizada para mulheres jovens, sofisticadas e antenadas ao mundo da moda, apresentou peças versáteis, atemporais, extremamente elegantes e refinadas. Com looks elaborados em tecidos nobres, cortes impecáveis e tendências do universo fashion. Sinônimo de um lifestyle cool, jovem e contemporâneo e que se orgulha de acompanhar mulheres empoderadas, fortes e independentes em qualquer ambiente e ocasião, do happy hour a festas elegantes.
|
Por uma moda comprometida
O compromisso com a sustentabilidade, as boas práticas e as políticas inclusivas são alguns dos diferencias na 34ª edição do Minas Trend. O evento que ocorre de 21 a 23 de outubro, no BH Shopping, em que o tema “A moda se move com você”, corrobora, não apenas, a força do setor produtivo, mas principalmente a capacidade de se reinventar, de se adaptar e de inovar como forma de alavancar o mercado.
É nessa esteira que segmentos do vestuário, kids e joias mostrarão nos estandes não somente as últimas novidades em marcas autorais, mas peças e acessórios que traduzem conceitos e paradigmas de quem acredita em mudanças de comportamento e de atitudes. Tudo isso mostra a importância da ESG também na moda, por meio da adoção e da disseminação de práticas ambientais voltadas à transparência e à responsabilidade social. Uma moda que se coloca na vanguarda, focada em questões como o uso correto dos recursos, formas de descarte, condições adequadas de trabalho, oportunidades de geração e renda, em meio a processos cada vez mais transparentes e éticos. Processos que passam por escolhas conscientes e responsáveis, por meio do emprego de tecnologias limpas, duráveis e regenerativas.
Uma cadeia fundamental, que começa no produtor, passa pelo fornecedor, por quem vende, por quem compra e por quem acredita em mudanças. Uma cadeia produtiva do bem, cujos atitudes que fazem a diferença na sociedade, superam às expetativas de um público consumidor que sabe o que quer, contribuindo para um novo olhar de futuro, com justiça e responsabilidade social.
|
De Uberlândia, a mineira Raquel de Queiroz é apaixonada por moda e possui especialização em renomadas instituições internacionais de Milão e Paris. Em 2024, celebrou 36 anos de ateliê e 11 anos da atual marca, reconhecida pelos vestidos de festa exclusivos que unem sofisticação e emoção. Com um olhar sensível e atenção aos detalhes, Raquel transforma sonhos em realidade, criando peças únicas que contam histórias e eternizam momentos.
Na marca Raquel de Queiroz (RQ), tudo isso foi construído em meio a peças autorais desenvolvidas à mão, no verdadeiro estilo handmade, autênticas e de acabamento impecável. “Temos um primoroso trabalho feito à mão por um time de mulheres habilidosas e competentes, supervisionado por mim”, conta Raquel. “Um trabalho que me enche de orgulho, principalmente em ver o crescimento dele e a diferença que faz na vida de tantas mães que precisam, mas não podem sair de casa para trabalhar, porém, conseguem desenvolver essa atividade em casa. A importância dele é gigante e gratificante; para mim, se tornou um propósito junto à RQ”, comenta.
E acrescenta: “Um projeto que me inspira como mãe, avó e profissional. Tenho certeza que esse é o legado que aqui quero deixar enquanto aqui estiver. Acabamos de lançar uma segunda marca e esse é um dos principais objetivos dela. Orgulho em pensar em quantas vidas já transformei e tantas que ainda vou transformar. Hoje, aos 60 anos, eu sou só gratidão.”
Governança – A Reserva, parte do grupo Azzas 2154, entende a ESG como um pilar estratégico para a competitividade e longevidade do negócio, integrando metas ambientais, sociais e de governança à estratégia global da companhia. Três pilares norteiam essa estratégia: moda mais ética e transparente; moda mais justa e bela e moda mais limpa e responsável. Por meio do endereçamento dessas três frentes a empresa agrega valor aos produtos e serviços em colaboração e contribuição mútua com a cadeia, clientes e parceiros em busca de um futuro mais justo, ético e sustentável.
|
Das ações que traduzem o exercício dessa estratégia nas marcas da Reserva, destacam-se a Reserva Circular que recolhe peças em fim de uso para uma destinação ambientalmente adequada; a Certificação ABVTEX para os fornecedores contratados e subcontratados e o Projeto 1P=5P. Uma das principais iniciativas sociais, convertendo cada peça vendida em cinco pratos de comida destinados a pessoas em insegurança.
Como resultados, em 2024, foram coletados 250,8 kg de produtos pós-consumo com o Reserva Circular; totalizando 100% dos fornecedores diretos de produtos com certificação ABVTEX, além de mais de 150 milhões de pratos de comida complementados para pessoas em insegurança alimentar. A empresa recebeu a certificação B e sagrou-se vencedora dos Prêmios Visão Consciente, da Fecomércio RJ e Prêmio Firjan de Sustentabilidade.
Joias – A LBF Joias Folheadas, fundada em 2010 por Léia Moraes, em parceria com a filha, Brunna Moraes, nasceu com o propósito de democratizar o acesso a joias de alta qualidade e incentivar o empreendedorismo feminino. Em 2025, a LBF celebra 15 anos de história, consolidando-se como uma das principais referências da joalheria folheada nacional. Com dois showrooms físicos, e-commerce próprio e atendimento personalizado via WhatsApp, a marca atende clientes em todo o mundo e participa das principais feiras do setor, como Minas Trend, Bijoias, FIBA e Milano Fashion & Jewels. O portfólio reúne joias folheadas de alto padrão, com banhos exclusivos LBF Gold, LBF Silver e LBF Rhodium, divididas em quatro moods que refletem o estilo e a versatilidade da mulher contemporânea: Essential – joias minimalistas e atemporais New Classic – releituras modernas de clássicos Mix & Match – combinações criativas de materiais e banhos Trend – peças com estética contemporânea e ousada A partir dessa trajetória nasceu a Steelship, submarca da LBF criada para um público jovem, urbano e dinâmico.
|
A LBF e a Steelship mantêm projetos de impacto social e ambiental, integrando os pilares do ESG e reafirmando o compromisso com o design, a sustentabilidade e a inovação na joalheria brasileira. Ambas atuam nas práticas de ESG de forma integrada nos três pilares: ambiental, social e governança, incorporando esses princípios em toda a cadeia produtiva e modelo de negócio.
A LBF é uma empresa fundada e liderada por mulheres, com quadro majoritariamente feminino. Investe em capacitação e empreendedorismo feminino, oferecendo oportunidades de renda e autonomia por meio de seu modelo de revenda e de parcerias com associações artesanais, como a RENASCI, do Cariri paraibano.
A ESG é a base estratégica da LBF, não apenas uma diretriz, mas um compromisso com o futuro da joalheria e com o impacto positivo da moda brasileira. Entende que as práticas ESG fortalecem não apenas a imagem da empresa, mas também a confiança do consumidor, a longevidade dos produtos e a responsabilidade social.
Sobre a participação no desfile da semana de moda em Milão, em 2025, a LBF e a Steelship foram selecionadas para desfilar em Milão na quarta edição do evento internacional Beyond the Claim: Makers Matter, organizado pela Friend of the Earth como parte da Italy Eco-Fashion Week. Durante o evento, as marcas apresentaram a coleção Entre Fios e Futuro, desenvolvida em parceria com a RENASCI – Associação de Artesãs de Monteiro (PB), utilizando renda renascença, metais reciclados e técnicas de upcycling a partir de peças com defeito. A coleção foi destaque por unir sustentabilidade ambiental, inovação e valorização cultural brasileira. O desfile representou um marco de reconhecimento internacional para o grupo, reafirmando as práticas ESG e o compromisso com o design responsável, a ética e o propósito.
Confira as fotos da 34ª edição do Minas Trend no Flickr do Sistema FIEMG.