30.6 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Inverno: saúde da pele exige mais atenção

Dermatologista orienta para os cuidados em dias frios

Com a chegada do inverno, as temperaturas caem e a umidade do ar também diminui, deixando o clima mais seco. Essas mudanças impactam o corpo todo, mas a pele é uma das mais afetadas, tornando-se mais seca, áspera e sensível por conta da perda de hidratação.

 

“O tempo seco provoca uma sensação de pele repuxando e até descamando. Isso indica que a barreira de proteção da pele está enfraquecida, o que a deixa mais exposta aos agentes externos”, explica o Dr. Raul Cartagena Rossi, médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor da TheraSkin®.

 

O especialista também faz um alerta sobre as possíveis consequências do ressecamento: “Quando a pele está ressecada, é comum surgirem coceiras e irritações. Além disso, ela fica mais vulnerável a infecções, já que a entrada de alguns microrganismos se torna mais fácil, devido a disfunção de barreira cutânea”, destaca.

 

Outro fator que agrava o problema, segundo o Dr. Raul, são alguns hábitos típicos do inverno, como tomar banhos muito quentes: “A água em alta temperatura remove a oleosidade da pele, removendo o manto lipídico que ajuda a manter a hidratação natural. O ideal é optar por banhos mais rápidos e mornos, e substituir o sabonete em barra pelo líquido”.

 

Para manter a pele saudável e bem hidratada, o dermatologista reforça a importância de bons hábitos no dia a dia: “Ingerir bastante água ao longo do dia é essencial para o bom funcionamento do corpo como um todo e, no caso da pele, contribui diretamente para sua renovação”, afirma.

 

O uso diário de hidratantes também é indispensável nessa época do ano. De acordo com o médico, “aplicar cremes ou loções todos os dias, especialmente no inverno, ajuda a proteger a pele do ressecamento e a conservar sua umidade natural”. E ele ainda dá uma dica extra: “sempre que possível, use o hidratante logo após o banho, pois a pele fica mais apta para receber e absorver melhor o produto”, orienta.

 

Para manter uma rotina de hidratação da pele durante o inverno, a linha Klaviê Clinical® será a melhor aliada. Começando pelos cuidados durante o banho, o Klaviê Clinical® Sabonete Líquido, contém agentes limpadores suaves, que higienizam a pele de forma adequada, prevenindo a irritação. Com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, preserva a hidratação e a proteção natural da pele.

 

Já Klaviê Clinical® Loção Hidratante foi feita para uso diário, com ação imediata e duradoura. Desenvolvida para peles muito ressecadas, sensíveis e sensibilizadas, tem ação anti-inflamatória que promove o alívio das coceiras e descamações, mantendo o pH fisiológico.

 

Por fim, O Klaviê Clinical® Creme Hidratante restaura a camada externa da pele com ação imediata e prolongada, mantendo a hidratação por até 24 horas, sendo indicado para peles seca, extrasseca, sensível, sensibilizada e irritada de adultos, crianças e bebês. A aplicação diária gera diversos benefícios, como pele protegida, macia e com alta luminosidade, removendo o incômodo gerado pelo ressecamento.

 

¹Dr. Raul Cartagena Rossi (CRM/SP: 224.016), Médico Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Farmacêutico Especialista em Farmacologia.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui