20.5 C
Belo Horizonte
qua, 28 janeiro 26

Festival Bárbara de Cocais 2024 acontece em agosto em MG

De 20 a 24 de agosto, Santa Bárbara/MG recebe a 2ª edição do Festival Bárbara de Cocais, que integra a Bárbara de Cocais – Escultura Comunitária #01, obra de longa duração que, desde 2023, atua com gestos de escuta, aproximação e criação compartilhada. Idealizada pelo artista visual e cineasta Pablo Lobato, a escultura se expande pelos territórios de Santa Bárbara e Barão de Cocais por meio de mostras de cinema, oficinas, creches temporárias, pesquisas e encontros com as comunidades, tramando experiências que cruzam arte e formação humana.

“Bárbara de Cocais, subtraída da Santa e do Barão, é uma cruza de saberes, ela transforma o desamparo individual em bordas cooperativas. Sua escultura dispõe sobre uma mesa comum o compromisso ético da partilha: plantio, eclosão e abundância”, comenta Pablo Lobato, idealizador e diretor da Bárbara de Cocais.

Mostra de Cinema
A mostra principal será realizada em uma sala especialmente montada para esta edição no Cine Vitória (Santa Bárbara), com três sessões diárias entre 20 e 23 de agosto, além de encontros e conversas com convidados. A curadoria da mostra, assinada por Pablo Lobato e Gustavo Jardim, se aproxima das infâncias e adolescências como quem observa a nascente de um rio, acompanhando gestos inaugurais, riscos e invenções que fazem brotar mundos inéditos.

“O cinema aqui não explica a infância, aprende com ela — deixando-se atravessar por caminhos imprevisíveis e potências de transformação, como revelam, entre outras obras, a errância sensível de Saudade fez morada aqui dentro (Haroldo Borges), os laços de solidariedade de Conduta (Ernesto Daranas), a fuga inventiva de Micróbio e Gasolina (Michel Gondry), a animação contemplativa À deriva (Gints Zilbalodis) e a força criativa de Jonas e o circo sem lona (Paula Gomes)”, explica Pablo.

O Cinema ao Ar Livre, ação itinerante da escultura, segue ao longo do ano levando sessões para distritos, ruas, praças e quintais de Santa Bárbara e Barão de Cocais, criando espaços de encontro, cuidado e imaginação coletiva.

Palestras
Três encontros abrem espaço para pensar o brincar livre, a imaginação e a cultura da infância como fundamentos da formação humana. No dia 20 de agosto, o artista e pesquisador Gandhy Piorski conduz a palestra “O brincar, a criança e a vida imaginária”, discutindo a relação entre matéria, imaginação e estados de espírito da infância.

No dia 21 de agosto, a educadora, musicista e pesquisadora Lucilene Silva compartilha experiências sobre a potência formativa das cantigas e brincadeiras tradicionais. E no dia 22 de agosto, o Mestre Roquinho apresenta “Brincar: pedagogia das essencialidades”, destacando os pilares do brincar como gesto de liberdade, alegria e conhecimento essencial.

Todas as palestras acontecem às 18h, no Cine Vitória (Santa Bárbara), com entrada gratuita.

Creche Parental Pública
De 20 a 24 de agosto, das 9h às 17h, famílias com bebês e crianças pequenas terão à disposição um espaço de cuidado e brincar livre, inspirado na Abordagem Pikler – desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler, esse conceito enfatiza o desenvolvimento infantil através do movimento livre, do vínculo afetivo e do respeito ao ritmo individual da criança. O brincar livre, nesse contexto, é fundamental para que a criança explore suas habilidades motoras e desenvolva sua autonomia.

Uma das atividades que mais surpreendeu e encantou o público na edição do ano passado, a Creche Parental Pública – idealizada pela artista e educadora Graziela Kunsch -, cria um ambiente seguro, com áreas de descanso, cuidado e um espaço central onde os pequenos podem se movimentar livremente, descobrindo o corpo e o mundo no seu próprio ritmo.

A Creche será montada na Praça Joaquim Aleixo Ribeiro, ao lado da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Centro, Santa Bárbara), e estará aberta também a educadores com grupos escolares, oferecendo um ambiente de convivência e troca durante todo o festival.

Espaço Livre de Brincar
Fruto de um processo de escuta realizado na recém-inaugurada Creche Mafiza Ribeiro, em Barão de Cocais, o Espaço Livre de Brincar foi criado para favorecer experiências seguras e livres de movimento, inspiradas na Abordagem Pikler. Com um generoso tanque de areia, balanços, uma estrutura geodésica e árvores, o espaço convida as crianças a explorar o corpo, descobrir ritmos e experimentar gestos singulares em contato com elementos naturais, com a presença atenta e respeitosa dos adultos.

O projeto foi concebido em parceria com o Instituto Manto, o arquiteto Alexandre Campos e o Coletivo Casimira Agroecologia, como uma ação permanente da Escultura Comunitária Bárbara de Cocais. Durante finais de semana de agosto e setembro, o espaço estará aberto à comunidade, fortalecendo vínculos com a primeira infância e com o território. A entrada também é gratuita.

Oficinas
Além das palestras, filmes, creche e espaço de brincar — todos com caráter formativo —, o projeto promoveu ao longo do ano uma série de oficinas gratuitas que reuniram educadores, artistas, cozinheiros, agricultores e estudantes em experiências diversas: do brincar livre à gastronomia, passando pela música popular, o muralismo e a agroecologia. Um exemplo foi a oficina Pífano de Sumidouro: da Criação ao Toque, com os músicos Cleisson José e Geraldo Sabiá, que uniu a construção artesanal do instrumento à prática musical coletiva.

Durante o festival, o público ainda tem a oportunidade de se inscrever na oficina O cinema ao redor, conduzida pelo cineasta e educador Gustavo Jardim, que propõe experiências audiovisuais para explorar o mundo por meio de imagens e sons e criar sentidos singulares sobre o cotidiano. A atividade gratuita ofertará 20 vagas e acontecerá na Casa da Cultura, no período de 19 a 22 de agosto, das 8h às 11h. Para saber mais sobre as inscrições, acesse o perfil @barbaradecocais, no Instagram.

A Bárbara de Cocais – Escultura Comunitária #01 é uma produção da Claroescuro Studio, conta com o patrocínio da MR Mineração e é realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura.

Serviço:
Festival Bárbara de Cocais – Cinema e Formação Humana
Datas: 20 a 24 de agosto de 2025
Locais:
Santa Bárbara (MG)
– Cine Vitória (Rua João Mota, 81, Centro)
– Praça Joaquim Aleixo Ribeiro (ao lado da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Centro)
– Casa da Cultura (Av. Petrina de Castro Chaves, 48, Centro)
Barão de Cocais (MG)
– Creche Mafiza Ribeiro (Rua Domingos Maia,755, bairro Lagoa)
Programação gratuita
Acesse:  @barbaradecocais

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui