30.6 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Contagem recebe estreia da Orquestra Jovem SABRA

No próximo dia 13 de julho, domingo, a partir das 15h30, a Praça da Jabuticaba, no centro de Contagem, se transforma em palco para um evento vibrante e inclusivo que marca o lançamento da Orquestra Jovem SABRA. 

A nova orquestra é fruto do trabalho contínuo da Escola de Música SABRA, referência em educação musical inclusiva em Minas Gerais. Muitos músicos que hoje compõem a Orquestra Jovem iniciaram sua formação ainda na infância, por meio dos programas de musicalização da instituição. Alguns já atuam em grupos profissionais do estado e do país.

Para o maestro Márcio Miranda Pontes, presidente da SABRA, a apresentação gratuita celebra uma trajetória de formação artística e transformação social por meio da música. Este concerto é a celebração de uma jornada de transformação pela música. Cada nota executada no dia 13 de julho representa a dedicação desses jovens e a força de um projeto que acredita no poder da arte”, afirma. 

A apresentação contará com um repertório diversificado, incluindo clássicos da música erudita e popular. O evento terá também a participação especial da Orquestra Jovem Sabra, mostrando a evolução dos alunos em diferentes estágios de formação.  A programação conta, ainda, com a apresentação do Grupo Somos, iniciativa do Programa Somos Comunidade, com dançarinos e percussionistas de escolas públicas de Belo Horizonte. Dirigida por Lilian Nunes (artística), Inês Amaral (dança) e Dodó Silva (percussão), a produção inclui coreografias para músicas como Vilarejo, Quem tem um amigo tem tudo, Mudar o Mundo, Vai na Fé e a inédita Somos Planeta Terra. 

O grupo sobe ao palco ao lado da cantora Adrianna Moreira, do multiartista Maurício Tizumba e da trupe da Sociedade do Riso, em uma celebração da potência da arte como instrumento de expressão e pertencimento.

O evento marca também o início de novas ações formativas do Somos Comunidade, no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, com oficinas gratuitas voltadas à economia criativa e à valorização de saberes locais. Entre os destaques estão os cursos de Maquiagem Profissional, com Raquel Laila, que acontece de 07 a 18/07; e de Tranças Afro, com Eide Sabrina, com aulas de 31/07 a 01/08.

A Escola de Música SABRA e o programa Somos Comunidade compartilham a missão de democratizar o acesso à arte e à cultura como meios de transformação. Ambas as iniciativas mostram, em diferentes estágios de desenvolvimento, como o estímulo à expressão artística pode fortalecer identidades, promover inclusão e abrir caminhos profissionais.

O evento é realizado pela SABRA em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Conta, ainda, com o apoio da Prefeitura de Contagem e de instituições que atuam pela inclusão cultural na região metropolitana.

SERVIÇO
Audição de alunos da Escola de Música Sabra em Contagem e participação especial da Orquestra Jovem e show do Grupo Somos
Data: 13 de julho de 2025 (domingo)
Horário: a partir das 15h30
Local: Praça da Jabuticaba – Centro, Contagem/MG
Entrada gratuita – Sujeita à lotação do espaço
Classificação indicativa: Livre
Evento com recursos de acessibilidade: LIBRAS e audiodescrição

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui