26.8 C
Belo Horizonte
sáb, 15 novembro 25

Artista leva tradições populares de Minas à Galeria Godofredo

De 9 a 31 de agosto, a Galeria de Artes Godofredo Guedes, no Centro Cultural Hermes de Paula, abre suas portas para a exposição Yara Tupynambá e os Festejos Populares. A mostra, traz uma seleção de obras da renomada artista mineira, reconhecida por eternizar em suas telas as cores, sons e ritmos das festas populares de Minas Gerais. Com abertura no dia 8, às 19h, o projeto integra o programa “Palácio na Cidade”, da Fundação Clóvis Salgado, e promete levar ao público uma experiência imersiva nas tradições e expressões culturais do solo mineiro.

Nascida em Montes Claros, a Yara Tupynambá começou sua jornada artística ainda jovem, aos 17 anos, com estudos no mestre Guignard e mais tarde com o gravurista Oswaldo Goeldi. Sua paixão por retratar a alma de Minas Gerais levou-a a estudar xilogravura no Pratt Institute de Nova York, mas foi em sua terra natal que ela encontrou a verdadeira inspiração e se tornou  um dos maiores nomes da arte mineira, reconhecida nacionalmente por sua habilidade em capturar os detalhes mais profundos das celebrações populares que encantam o estado.

Para Raquel Aguilar, responsável pelo Núcleo de Monitoramento e Execução de Projetos da empresa realizadora, a exposição Yara Tupynambá e os Festejos Populares é uma oportunidade única de revisitar a arte de uma das maiores muralistas do Brasil e, ao mesmo tempo, de reconhecer a importância das festas populares como uma junção de identidade e resistência cultural.  “As obras de Yara nos fazem sentir a energia do interior de Minas, onde as celebrações ainda são vivas e pulsantes, superando gerações. Ao andar pela galeria, o visitante se depara com um retrato vívido e apaixonado da tradição mineira, vista sob o olhar único e sensível de Yara”,  explica.

Seu gesto artístico é profundamente simbólico: as fogueiras, os trajes coloridos, os cortejos e as danças que ela representou são, a partir de suas telas, memórias eternizadas. A exposição faz jus a essa trajetória, trazendo um panorama do que Yara mais imortalizou em sua obra: a festividade como um ato coletivo e de celebração da vida.

Além das obras que estarão expostas, o público terá acesso ao documentário “Yara Tupynambá: Condição primeira para cultura é a liberdade”, de Mariah Brochado, que explora a trajetória da artista e sua contribuição para a preservação das manifestações culturais de Minas. Realizado em parceria com o Centro Acadêmico Afonso Pena da UFMG, o filme é uma oportunidade para aprofundar-se no processo criativo e na relevância de Yara para a cultura mineira.

“A exposição de Yara é uma verdadeira imersão no coração das tradições de Minas. Ao olhar suas obras, não vemos apenas festas e celebrações, mas a alma do povo mineiro. É como se cada tela fosse um pedaço da nossa história, onde as cores e os detalhes falam diretamente com quem vive essa cultura. Yara consegue transformar a vivência do cotidiano mineiro em algo que toca e emociona”, finaliza Raquel.

A Exposição:

Yara Tupynambá e os Festejos Populares é realizada por meio da Lei de Incentivo Estadual de Cultura patrocínio Cemig, Realização Pomar Cultural e Fundação Clovis Salgado com apoio da Prefeitura de Montes Claros e INSTITUTO & MEMORIAL YARA TUPYNAMBÁ

SERVIÇO:

Exposição: Yara Tupynambá e os Festejos Populares
Abertura: 08 de agosto, às 19h
Período expositivo: 09 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Local: Galeria de Artes Godofredo Guedes, Centro Cultural Hermes de Paula – Montes Claros, MG

Crédito: Daniela Paoliello

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui