Início Literatura Mariana Grebler vai lançar livro em Belo Horizonte

Mariana Grebler vai lançar livro em Belo Horizonte

0
O livro “No de Cravo” (editora Labrador), de Mariana Grebler, será lançado no próximo dia 5 de abril, às 12h, na livraria Jenipapo, em Belo Horizonte.  Ele conta a história de Maria Eduarda, a Duda, nascida 3 dias antes da virada de 2019 em Santana do Riacho, na Serra do Cipó.  A menina é parte de uma família de escaladores e, aos 12 anos, se tornará atleta profissional, conquistando pódio em todos os campeonatos de escalada esportiva do Brasil e aos 20 anos ganhará o ouro nas Olimpíadas de 2040.
Tudo se passa no futuro, daqui a 15 anos. “As crianças de hoje, de 5 anos, é que vão ganhar medalhas na escalada esportiva”, explica Mariana Grebler.  Isto porque o esporte começou a ter visibilidade quando estreou nas Olimpíadas de 2021 (que seriam em 2020, adiadas por causa da pandemia). Ela vê o crescimento da prática e espera que o país consiga ter, igual a personagem Duda, do seu livro, campeões olímpicos, como a Rayssa Leal, no skate, e Gabriel Medina, no surfe.  “Tomara que a gente chegue lá.” Acredita nisto, aponta os apoios que este esporte, de aproximadamente 30 anos, começa a ter, não só do governo, mas de empresas.
A autora entrevistou esportistas, diz que se apropriou de histórias de filhos de seus amigos, vivenciou a profissionalização, a chegada às Olimpíadas. “Não caberia descrever o livro como autoficção, mas ‘Nó de Cravo’ traz elementos do meu universo, além de histórias e personagens reais que se fundem com minha imaginação”, relata a escritora, apaixonada por escalada.
“Nó de Cravo” – o título é uma tradução da expressão em inglês: o nó que segura as cadeiras da escalada, o nó fiel – é seu segundo livro. No primeiro, “Teatro da Fama”, narrado em primeira pessoa, ela fala sobre os bastidores do mundo da moda e música, baseado em suas experiências pessoais. Em “Nó de Cravo”, quis levar os leitores para o ambiente em que vive, a Serra do Cipó, de paredões de calcário, de uma vastidão de metros quadrados de escalada, de infinitas vias.
“Temos de 600 a 800 vias, que não param de crescer. Um potencial enorme”, afirma Mariana Grebler. Um dos personagens do livro, Zé Belo, pai de Duda, é campeão em descobrir vias.
Mariana conta que redigiu o livro, com apoio do governo de Minas via Lei Paulo Gustavo, em 6 meses, entre 2023 e 2024. “A aventura de escrever me traz a sensação de escalar: o prazer, a liberdade e a descoberta de lugares que antes me pareciam difíceis de acessar.”
Serviço
Lançamento de “Nó de Cravo”, de Mariana Grebler (editora Labrador)
Dia 5 de abril, sábado, às 12h
Livraria Jenipapo – rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi
Obs: crédito da foto: Eduardo Barão

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile