20.5 C
Belo Horizonte
qua, 28 janeiro 26

Dia da Imigração Japonesa é celebrado pelo Nuu Nikkei

No dia 18 de junho, o Brasil celebra o Dia da Imigração Japonesa , marcando os 116 anos da chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908. Desde então, a cultura japonesa se entrelaçou profundamente com a identidade brasileira, se reafirmando principalmente na gastronomia. Em Curitiba, o restaurante Nuu Nikkei convida o público a mergulhar nessa herança por meio da fusão entre sabores do Japão e do Peru, tradição conhecida como culinária Nikkei.

A memória da mesa

A história da imigração japonesa é também uma história de resiliência, trabalho e adaptação cultural. Estima-se que mais de 2 milhões de descendentes de japoneses vivam hoje no Brasil, tornando o nosso país como a maior população japonesa fora do Japão. A gastronomia Nikkei nasce justamente desse encontro, fundindo técnicas orientais milenares com ingredientes latino-americanos.

“Comemorar esses dados é confiar nas contribuições da cultura japonesa para o Brasil e, ao mesmo tempo, celebrar a inovação que nasce do encontro entre povos. A culinária Nikkei é um reflexo disso, ela homenageia as raízes e abre espaço para a experimentação”, afirma o chef Carlos Alata, responsável pela cozinha do Nuu Nikkei.

Um cardápio que traduz encontros

No Nuu Nikkei, essa fusão ganha forma em pratos como o Unagui Kabayaki, com Enguia de água doce laqueada com teriyaki artesanal e finalizado com sal maldon; e o Niguiri Trufado que é selado e acompanha massagô e cebolinha; e os sashimis clássicos, com cortes deliciosos que variam de salmão, atum, polvo e peixe branco. O cardápio é uma verdadeira jornada sensorial, pensada para homenagear as tradições sem perder o olhar contemporâneo. “A cada prato, buscamos traduzir memórias e trajetórias. A cozinha Nikkei é afetiva, cheia de histórias. E isso é o que procuramos entregar: uma experiência que alimenta o corpo e a alma”, destaca Alata.

Sabores que contam histórias

Mais do que uma homenagem pontual, o Nuu Nikkei carrega, em sua essência, uma ancestralidade japonesa entrelaçada à e criatividade aos sabores latino-americanos. A casa celebra todos os dias o legado de quem cruzou o oceano e ajudou a transformar a gastronomia brasileira — mostrando que tradição e inovação podem, sim, dividir o mesmo prato. “Não é só sobre comida — é sobre pertencimento, trocas e reconhecimento. O Nikkei é mais do que uma culinária: é uma ponte entre o Brasil, o Japão e o Peru”, completa o chef.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui