Paleontólogo mirim explica história dos pteurossauros, os lagartos voadores

0
12

O pequeno Theo Costa Ribeiro, de 5 anos, mora em São Paulo e ficou conhecido em todo Brasil após os seus pais descobrirem que ele tem o QI de gênio. O menino é apaixonado pela paleontologia e em um de seus vídeos no seu canal do YouTube, ele contou toda a história pterossauros, os lagartos voadores.

A criança tem a capacidade intelectual de uma pessoa com 15 anos e divide o seu conhecimento sobre a paleontologia com outras crianças.

Theo explicou que os pterossauros não eram dinossauros, mas sim lagartos voadores. Apesar de terem existido e se tornado extintos quase na mesma época, pterossauros eram de uma classe totalmente diferente da dos dinossauros.

O mini paleontólogo também explicou que não podemos dizer “dinossauros voadores”, pois dinossauros eram somente terrestres e por isso os lagartos voadores eram chamados de pterossauros.

“Nunca existiram dinossauros voadores. Os dinossauros eram, obrigatoriamente, terrestres. A palavra dinossauro significa lagarto terrível e apesar dos pterossauros terem vivido na mesma época, eles não eram dinossauros”, explicou.

Conforme Theo, existiam diversos tipos de pterossauros, de tamanho bem pequenos, como o tamanho de pombos hoje em dia, até tamanhos muito grandes, podendo medir mais de 11 metros da ponta de uma asa até a outra! Você já deve ter ouvido falar sobre alguns deles, como o Pterodáctilo, Dimorfodonte, Quetzalcoatlus e o Pteranodonte.

“O primeiro fóssil de um pterossauro foi encontrado em 1784, mas o paleontólogo francês Georges Cuvier só analisou esse fóssil com calma em 1809 e o chamou de pterodáctilo, que significa “dedo de asa” porque o quarto dedo dele suportava a membrana da asa”.

Conforme o garoto, os pterossauros foram os primeiros vertebrados a voar na história do planeta e alguns deles conseguiram voar a quase 100 km/h.

“Uma coisa muito fofinha é que eles já saíam do ovo e conseguiam voar”, brincou.

Os pterossauros foram extintos juntos com os dinossauros após O Quinto Evento de Extinção em Massa, dando espaço para as aves dominarem os ares, da mesma maneira que os mamíferos dominaram a terra após o desaparecimento dos dinossauros.

Sobre Theo Costa Ribeiro
Theo Costa Ribeiro nasceu em São Paulo e tem apenas 5 anos. Ele configurou 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil, passando a ser o brasileiro mais novo a entrar para a Mensa Internacional, sociedade de pessoas de alto QI mais famosa do mundo. O garoto tem a capacidade intelectual de uma pessoa de 15 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here