18.6 C
Belo Horizonte
ter, 25 novembro 25

“Rejeito”, documentário de Pedro de Filippis, chega aos cinemas

Neste artigo:

Em um momento em que aproximadamente 100 barragens em todo o Brasil seguem em risco de rompimento – segundo estudo do Projeto EduMiTE, da Universidade Federal de Minas Gerais -, o documentário “Rejeito”, dirigido por Pedro de Filippis e produzido pela Enquadramento Produções, chega aos cinemas de todo o país no dia 30 de outubro de 2025, às vésperas da efeméride de 10 anos do desastre de Mariana, com distribuição da Descoloniza Filmes. 

Além das salas de cinemas do país, a proposta é que o filme tenha um lançamento de impacto social, com exibições em universidades, escolas, equipamentos culturais e eventos e conferências sobre questões sociais e do meio ambiente, com foco especial em comunidades que continuam sob risco de barragens em Minas Gerais. 

Fruto de quatro anos de produção, ao se debruçar em situações nas comunidades assoladas por barragens, o filme constrói uma narrativa que joga luz sobre camadas históricas, com foco especial em Minas Gerais, estado marcado por sucessivos desastres e violações e que responde por aproximadamente 61% do minério de ferro bruto no Brasil, em torno de 320 milhões de toneladas. 

O documentário acompanha personagens reais impactados diretamente pelo rompimento de barragens e mineração e pesquisadores, como a ambientalista Maria Tereza Corujo (Teca), registrando momentos emblemáticos, como a reocupação da comunidade de Socorro, removida após o rompimento de Brumadinho. 

“Ao longo do processo, entendi que o tema central do filme é sobre território, sobre relação com o rio, com a terra, e não uma simples espetacularização dos  desastres ambientais”, afirma o diretor, que há mais de uma década documenta os conflitos provocados pela mineração na América Latina.

“O filme vai além da denúncia sobre Mariana e Brumadinho. Ele mostra que esse modelo de exploração continua ativo nos dias atuais, removendo pessoas, apagando histórias e destruindo modos de vida”, explica o diretor. “O filme não se interessa pelo que está cercado pelas fitas de isolamento. Ele não busca imagens apelativas da destruição e corpos na lama. Observamos os bastidores e além, em busca do que está sendo rejeitado”, acrescenta Pedro.

Ao longo de sua trajetória em mostras e festivais, Rejeito foi amplamente reconhecido, recebendo diversos prêmios internacionais. Entre os destaques estão os prêmios de Melhor Filme no FICMEC (Espanha), CineEco (Portugal), Festival Sarancine e Mostra Ecofalante; além da Menção Especial do Júri no Indie Memphis (EUA) e o Prêmio da Juventude no CineEco. 

O realizador  Pedro de Filippis também foi reconhecido com o prêmio de Melhor Direção no FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental. O filme ainda conquistou o Prêmio do Júri Escolar no One World Romania (Romênia), consolidando sua força como obra crítica, sensível e urgente sobre os impactos socioambientais da mineração.

“Rejeito” estreia em 30 de outubro nos cinemas de todo o Brasil. Para mais informações, acesse os perfis do instagram da Descoloniza Filmes (@descolonizafilmes), da Enquadramento Produções (@enquadramen.to) e o site www.enquadramen.to/rejeito .

SINOPSE

Após os maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, novas estruturas ameaçam milhões de pessoas em Minas Gerais. “Rejeito” acompanha uma conselheira ambiental do Estado que enfrenta o modus operandi do governo e das mineradoras, ao passo que comunidades ameaçadas resistem em seus territórios. Com uma abordagem intimista e crítica, o documentário lança luz sobre os conflitos invisibilizados da mineração no Brasil contemporâneo.

FICHA TÉCNICA

REJEITO, de Pedro de Filippis – 2023 / Português / Documentário / 75 min / Cor –  Distribuição: Descoloniza Filmes 

Direção e Fotografia: Pedro de Filippis

Produção: Leonardo Mecchi, Bronte Stahl e Tarsila Nakamura

Assistente de Direção: Davit Giménez

Som: Daniel Nunes
Montagem: Luiz Pretti

Trilha Sonora: Paulo Santos e Gustavo Cunha

Produção: Enquadramento Produções (Brasil) e Here and Elsewhere (EUA)

SOBRE O DIRETOR – Pedro de Filippis

Pedro de Filippis é cineasta mineiro e pesquisador com trajetória ligada a movimentos sociais e comunidades atingidas pela mineração. Seu curta de estreia, Os Pêssegos da Cornicha (2009), iniciou sua investigação sobre o pós-colonialismo e foi premiado em festivais nacionais. Formado pelo programa internacional Doc Nomads, dirigiu filmes em Portugal, Hungria e Bélgica. É alumni do Logan NonFiction e do Points North Fellowship, e foi nomeado ao prêmio Global Emerging Filmmaker pela Netflix e IDA em 2021. REJEITO é seu primeiro longa-metragem.

SOBRE O PRODUTOR – Leonardo Mecchi

Leonardo Mecchi é sócio-diretor da Enquadramento Produções e atua como produtor de longas-metragens de ficção e documentário, com foco em coproduções internacionais e primeiras obras de novos realizadores. Trabalhou com nomes como Beatriz Seigner, Maya Da-Rin, Anna Muylaert e Maria Augusta Ramos. Seus filmes estrearam em festivais como Cannes, Berlim, Toronto, Locarno e IDFA, entre outros.

SOBRE A PRODUTORA – Enquadramento Produções

A Enquadramento é uma produtora independente com sede em São Paulo, voltada à realização de filmes com forte vocação artística e política. Entre suas obras mais notáveis estão Los Silencios (Beatriz Seigner), A Febre (Maya Da-Rin), O Estranho (Flora Dias e Juruna Mallon) e A Transformação de Canuto (Ariel Ortega e Ernesto de Carvalho), realizadas com o apoio dos principais fundos internacionais e em coprodução com países como França, Alemanha, Portugal e Colômbia.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Pagode do NS contagia Belo Horizonte com novo álbum ao vivo

Ao longo dos últimos oito anos, o grupo Pagode...

Planejamento impulsiona Fast Escova entre as maiores redes

Quando o assunto é empreendedorismo, as mulheres exercem um...

‘allhands’ traz a BH imersão sobre performance e estratégia

A cultura organizacional é considerada um dos pilares de...

BH reúne mais de 700 animais da raça Mangalarga Marchador

A raça Mangalarga Marchador vive mais um importante acontecimento...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui