24.4 C
Belo Horizonte
sex, 05 dezembro 25

Juventude S.A abre inscrições para formação gratuita em cinema

Estão abertas as inscrições para o Juventude S.A (Juventude Salvadora do Ambiente), programa gratuito de formação em produção cinematográfica de documentário. Podem participar jovens de 18 a 24 anos, com prioridade para moradores de bairros periféricos de Belo Horizonte. A segunda formação será realizada no Centro Cultural Padre Eustáquio e é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Idealizado e promovido pela Atlântico Filmes, o programa une cinema, ecologia e protagonismo juvenil, fortalecendo os vínculos dos participantes com seus territórios e incentivando a conscientização ambiental por meio da arte. Neste ano, estão sendo oferecidas duas turmas com até 20 vagas cada, com aulas teóricas e práticas ministradas em centros culturais da capital. Como atividade prática central, a turma irá produzir coletivamente um curta-metragem documental, a partir de um roteiro colaborativo elaborado em sala, com acompanhamento e apoio da equipe de instrutores, profissionais do cinema, atuantes em Belo Horizonte.

O Juventude S.A aposta na inclusão e na diversidade como pilares fundamentais. O processo seletivo conta com ações afirmativas que priorizam a participação de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência física (PcD). Durante as 82 horas de formação multidisciplinar, os jovens terão acesso a conteúdos que vão desde noções ambientais e história do cinema documental até etapas como pesquisa, roteiro, produção, direção de fotografia, som, direção e montagem. Ao final, os participantes com mínimo de 70% de presença receberão certificado.

Mais do que introduzir os jovens ao universo do audiovisual, o projeto busca fortalecer a cultura periférica e oferecer ferramentas para o desenvolvimento de habilidades criativas, técnicas e críticas, abrindo caminhos para futuras atuações no setor cultural.

Proposta inédita em BH

A produtora e idealizadora do Juventude S.A, Mônica Veiga, diz que ver jovens se apropriando das ferramentas do cinema para contar suas próprias histórias e refletir sobre o meio ambiente é um privilégio imenso. “Acreditamos que esse projeto tem potencial de plantar sementes de consciência, pertencimento e transformação — tanto individual quanto coletiva — nos territórios onde atuamos. Nossa primeira turma, em Venda Nova, apresentou ideias incríveis!”

A coordenadora e idealizadora, Dalila Pires, afirma que trazer o Juventude S.A para Belo Horizonte, especialmente nesse momento de crise climática e retrocessos em relação às políticas ambientais e à consciência coletiva, é mais do que necessário — é urgente. “Formar jovens, especialmente das periferias, para documentar a realidade que vivem e perceber como se conectam com o meio ambiente, é algo muito gratificante. A oficina também chega com uma proposta de atuar como uma resposta direta a uma sociedade que insiste em ignorar os fatos e invisibilizar territórios. Aqui, damos voz, câmera e poder de criação a quem quer falar”, finaliza.

Juventude S.A

  • Local: Centro Cultural Padre Eustáquio – Rua Jacutinga, nº 550, Padre Eustáquio, Belo Horizonte
  • Inscrições gratuitas: até 30/09
  • Aulas: 06.10 até 24.11, segundas, quartas e sextas
  • Horário: 16h às 19h
  • Público-alvo: jovens de 18 a 24 anos, com prioridade para moradores da periferia de BH

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui