27.5 C
Belo Horizonte
ter, 27 janeiro 26

Ditadura e sessão infantil marcam a última seção no Cine Graciano

Nesta terça-feira, 27, o Cine Graciano apresenta com um conjunto filmístico de curtas contemporâneos do cinema nacional.  A sessão começa com o documentário Procura-se Irenice, de Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça, que revela a história da atleta mineira e negra Irenice Maria Rodrigues vítima da discriminação racial durante a ditadura. Ela foi banida de uma Olimpíada e teve seus registros esportivos “apagados” dos documentos esportivos oficiais nacionais. Na sequência, Forrando a Vastidão, de Higor Gomes. O filme mineiro foi gravado em Sabará em ambiente doméstico e fabula com o cotidiano da dona de casa Lia e sua rotina. E encerrando a sessão, o filme Ser Feliz no Vão, de Lucas H. Rossi dos Santos. Para além da discriminação e secregação racial, a narrativa volta-se para o negro e periférico em busca do direito à cidade se movendo em direção às praias e ocupando espaços.

Já na quinta-feira, 29, na Sessão da Tarde, às 15h, uma programação infantil com a cinco filmes na Mostra Múmia. Seu vô e a baleia,  Mariana Elisabetsky, a animação traz o jovem Mundinho que encontra a baleia que tanto o avô pescador falava. Enquanto ela repousa ao seu lado na praia, dia após dia, Mundinho elabora sobre a morte do avô com a ajuda de um grande amigo. Eu e o boi, o boi e eu, de Jane Carmen Oliveira, volta-se em formato de animação para a história de uma menina amedrontada pelo temido Boi da Manta. Após o estranhamento inicial, o medo se esvai e dá lugar ao fascínio, ao reconhecimento e à admiração por essa criatura e pela festa.

Na animação O Enigma do Tempo, de Anderson Lister, Lupi descobre uma lenda para acelerar o tempo, na narrativa, ele vive aventuras com Baduki e se questionam: será que acelerar o tempo é mesmo uma boa ideia? Quintal, de Mariana Netto, é  uma animação inspirada na obra de Manoel de Barros.  Diadorim é uma menina sonhadora, e Riobaldo, um alegre passarinho azul. Em um terreno abandonado, aparentemente esquecido pela cidade grande, eles buscam juntos se libertar das limitações impostas pelo cotidiano. E o último filme da sessão é Ernesto e Oscar, de Fabio Belotte. Ernesto é um morcego criança que não pode voar devido a uma deficiência congênita. Ele enxerga bem na claridade e adora ler e desenhar. Seu melhor amigo é uma garça desengonçada chamada Oscar.

Última sessão do mês

A quinta-feira, 29, às 19h, marca a última sessão do mês de janeiro com o filme Neirud, de Fernanda Faya. No documentário, a cineasta reconstrói a vida de sua enigmática tia,que foi lutadora circense em uma trupe feminina clandestina nos anos 60 e descobre uma história de amor que transformará o papel de Neirud em sua própria família.

Sobre o Cine Graciano –  A Sala Cine Graciano foi inaugurada em novembro de 2025 e leva no nome uma homenagem a Hugo Graciano, um dos jovens com trajetória marcante junto à Filme de Rua, participante do coletivo desde o seu início, e que partiu em março de 2024, com apenas 26 anos. Conhecido por sua persistência, alegria, amizade e criatividade, ele atuou como artista, criador e mobilizador da Filme de Rua. Com uma trajetória de muitas vidas em transformação, filmes premiados e experimentações de produção, a Filme de Rua, com a sala Cine Graciano, amplia o acesso à cultura na cidade, promovendo o circuito não comercial de exibições em BH e fortalecendo a rede de proteção e valorização das camadas mais esquecidas e invisibilizadas da sociedade brasileira.

Serviço

Cine Gracino

Rua Itapecerica, 468, Lagoinha
Entrada gratuita (sem retirada de ingressos. é só chegar!)
Informações: instagram.com/filmederua

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui