O Coletivo Lab Corpo é um projeto que une arte e educação através de diversas linguagens artísticas, como dança, teatro, música e artes visuais, com o corpo como protagonista. A iniciativa se destaca pelo ineditismo em descobrir o potencial artístico nas regiões periféricas do RJ, bem como ampliar a formação de público para residências artísticas e eventos culturais, com foco em crianças e jovens de territórios marginalizados.
Anualmente, o coletivo organiza o Projeto Lab Corpinho, dividido em residências artísticas, ciclos de oficinas e exposições abertas ao público, todos gratuitos e em locais de fácil acesso, no período de junho a outubro de 2025. Os participantes terão acesso a um ambiente dedicado à experimentação e criação, onde poderão desenvolver suas pesquisas e construir processos criativos inovadores.
Arte e Impacto Social
Segundo Marcos Moraes, um dos idealizadores do Lab Corpo, “a iniciativa é uma plataforma de transformação social, onde artistas periféricos têm a oportunidade de explorar sua criatividade, romper barreiras e reivindicar seu espaço na cena cultural”. O projeto busca utilizar a arte como ferramenta de empoderamento e inclusão, impactando positivamente as comunidades locais em arte-educação, produção periférica, acessibilidade e impacto social.
Desde 2014, o Coletivo Corpo em Foco, liderado por Vitória Pedro e Marcos Moraes, vem ampliando os estados de presença do corpo e promovendo a inovação na arte da performance. Dentre as premissas do Projeto podemos destacar a democratização do acesso à arte, multilinguagem artística (dança, teatro, música, artes visuais), formação de novos públicos e fortalecimento de redes periféricas e inclusão de jovens LGBTQIAPN+, indígenas, negros e pessoas com deficiência.
Suas propostas incluem arte-educação, democratização do acesso e uma perspectiva decolonial, todas fundamentais para o projeto. O coletivo pautado na sustentabilidade social e cultural, recebeu reconhecimento com o Prêmio Petrobras Fil Inovação e também intercâmbio no Festival Momix na França.
Programação
Exposição 2: Lab Corpinho – Biblioteca Jorge Amado – Areninha Herbert Vianna (Maré) – 15/08
Exposição 3: Lab Corpo Gerações – Campo da Paty (Maré) – 12/10
Oficinas e Ações Confirmadas
-
Casa Social Reviver e Associação de Apoio a Surdos: 05/08
-
CIEP Samora Machel: 07/08 (9h às 10h30)
-
CIEP Elis Regina: 07/08 (13h30 às 15h30)
-
CE Marechal Rondon e EM Castro Alves: 12/08
-
Areninha Herbert Vianna: 15/08 (9h às 12h e 12h30 às 16h30) – Aberto ao público
-
CRIAAD DC e Mansão da Esperança: 19/08
-
CIEP 220 Yolanda Borges e CEJA Caxias: 21/08
-
EM Elis Regina: 26/08
-
EM Samora Machel: 26/08
-
EM Hélio Schmidt: 28/08
-
CIEP 326: 02/09
-
CEJA: 04/09
-
EM Leonel de Moura: 09/09
-
CE João Borges: 11/09
-
CIEP Gustavo Capanema: 16/09
-
Redes da Maré: 23/09 (duas oficinas abertas ao público)
-
Quadra da Paty: 12/10 – Aberto ao público

Sobre os idealizadores
-
Vitória Pedro é multiartista, produtora cultural, arte-educadora e pesquisadora, mestranda em artes da cena pela UFRJ. Fundadora do Coletivo Lab Corpo, idealizadora e co-produtora de diversos projetos culturais.
-
Marcos Moraes é multi-artista, produtor, arte-educador e terapeuta do corpo em movimento, técnico em Dança pela FAETEC-RJ e licenciado em Dança pela UFRJ. Co-fundador do Coletivo Corpo em Foco e co-produtor de vários projetos artísticos.
Através de iniciativas como esta, o Coletivo Corpo em Foco continua a transformar vidas e enriquecer a cultura local, promovendo inclusão e diversidade na arte. Além de ser uma oportunidade de transformação social pela arte.
Redes Sociais:
-
Instagram: https://www.instagram.com/
labcorpo/
Serviço
-
Redes Sociais: Instagram @labcorpo e @labcorpinho
-
Assessoria de Imprensa: Juliana Portella, Tel: (21) 982009208
Emails: contato@irokoprodutora.com | julianaportellas@gmail.com