23.4 C
Belo Horizonte
qua, 28 janeiro 26

Projeto Lab Corpinho leva arte a jovens da periferia do RJ

O Coletivo Lab Corpo é um projeto que une arte e educação através de diversas linguagens artísticas, como dança, teatro, música e artes visuais, com o corpo como protagonista. A iniciativa se destaca pelo ineditismo em descobrir o potencial artístico nas regiões periféricas do RJ, bem como ampliar a formação de público para residências artísticas e eventos culturais, com foco em crianças e jovens de territórios marginalizados.

Anualmente, o coletivo organiza o Projeto Lab Corpinho, dividido em residências artísticas, ciclos de oficinas e exposições abertas ao público, todos gratuitos e em locais de fácil acesso, no período de junho a outubro de 2025. Os participantes terão acesso a um ambiente dedicado à experimentação e criação, onde poderão desenvolver suas pesquisas e construir processos criativos inovadores.

Arte e Impacto Social

Segundo Marcos Moraes, um dos idealizadores do Lab Corpo, “a iniciativa é uma plataforma de transformação social, onde artistas periféricos têm a oportunidade de explorar sua criatividade, romper barreiras e reivindicar seu espaço na cena cultural”. O projeto busca utilizar a arte como ferramenta de empoderamento e inclusão, impactando positivamente as comunidades locais em arte-educação, produção periférica, acessibilidade e impacto social.

Desde 2014, o Coletivo Corpo em Foco, liderado por Vitória Pedro e Marcos Moraes, vem ampliando os estados de presença do corpo e promovendo a inovação na arte da performance. Dentre as premissas do Projeto podemos destacar a democratização do acesso à arte, multilinguagem artística (dança, teatro, música, artes visuais), formação de novos públicos e fortalecimento de redes periféricas e inclusão de jovens LGBTQIAPN+, indígenas, negros e pessoas com deficiência.

Suas propostas incluem arte-educação, democratização do acesso e uma perspectiva decolonial, todas fundamentais para o projeto. O coletivo pautado na sustentabilidade social e cultural, recebeu reconhecimento com o Prêmio Petrobras Fil Inovação e também intercâmbio no Festival Momix na França.

Programação

Exposição 2: Lab Corpinho – Biblioteca Jorge Amado – Areninha Herbert Vianna (Maré) – 15/08

Exposição 3: Lab Corpo Gerações – Campo da Paty (Maré) – 12/10

Oficinas e Ações Confirmadas

  • Casa Social Reviver e Associação de Apoio a Surdos: 05/08

  • CIEP Samora Machel: 07/08 (9h às 10h30)

  • CIEP Elis Regina: 07/08 (13h30 às 15h30)

  • CE Marechal Rondon e EM Castro Alves: 12/08

  • Areninha Herbert Vianna: 15/08 (9h às 12h e 12h30 às 16h30) – Aberto ao público

  • CRIAAD DC e Mansão da Esperança: 19/08

  • CIEP 220 Yolanda Borges e CEJA Caxias: 21/08

  • EM Elis Regina: 26/08

  • EM Samora Machel: 26/08

  • EM Hélio Schmidt: 28/08

  • CIEP 326: 02/09

  • CEJA: 04/09

  • EM Leonel de Moura: 09/09

  • CE João Borges: 11/09

  • CIEP Gustavo Capanema: 16/09

  • Redes da Maré: 23/09 (duas oficinas abertas ao público)

  • Quadra da Paty: 12/10 – Aberto ao público

Apresentação na Escola Municipal Jacques Raimundo, em Realengo, no dia 1 de Dezembro de 2023, Rio de Janeiro, Brasil.

Sobre os idealizadores

  • Vitória Pedro é multiartista, produtora cultural, arte-educadora e pesquisadora, mestranda em artes da cena pela UFRJ. Fundadora do Coletivo Lab Corpo, idealizadora e co-produtora de diversos projetos culturais.

  • Marcos Moraes é multi-artista, produtor, arte-educador e terapeuta do corpo em movimento, técnico em Dança pela FAETEC-RJ e licenciado em Dança pela UFRJ. Co-fundador do Coletivo Corpo em Foco e co-produtor de vários projetos artísticos.


 

Através de iniciativas como esta, o Coletivo Corpo em Foco continua a transformar vidas e enriquecer a cultura local, promovendo inclusão e diversidade na arte. Além de ser uma oportunidade de transformação social pela arte.

Redes Sociais:

Serviço

 

Emails: contato@irokoprodutora.com |  julianaportellas@gmail.com

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

BH recebe The Send Brasil 2026, maior mobilização cristã

No próximo 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte...

ONG Contato encerra Outras Florestas no Parque do Bicão

Plantio no Aglomerado Santa Lúcia marca etapa final da...

Reserva Mini apoia Bloco Mini Seres do Mar no Rio

Marca promove ativações lúdicas e ações pensadas para crianças...

Juiz de Fora ganha obra monumental do artista Wes Gama

Juiz de Fora recebe, no dia 31 de janeiro, uma...

Carnaval do Vale do Sol celebra aves com folia sustentável

A 9ª edição do Festival Quatro Estações transforma resíduos...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui