19.7 C
Belo Horizonte
qui, 29 janeiro 26

Feijoada do Francês: o Carnaval começa antes do surdo

O Carnaval do Rio não começa na avenida. Começa no clima. No encontro certo. No momento em que a cidade entende que a festa chegou. E, há 16 anos, esse sinal tem nome, sotaque e tradição: Feijoada do Francês.Em 2026, o evento ganha novo endereço e reafirma sua grandiosidade. O palco agora é o Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, cenário à beira-mar que combina sofisticação, paisagem icônica e o espírito carioca em sua forma mais elegante — sem perder o calor, o samba e a informalidade que fazem parte do DNA da festa.

Consolidada como a abertura extra-oficial do Carnaval carioca, a Feijoada do Francês integra o calendário da cidade e conta com o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e da Câmara de Comércio França-Brasil, reforçando a conexão cultural entre dois países que sabem celebrar a vida.

À frente do evento está Alexis de Vaulx, o francês que entendeu o Rio para além dos clichês. Mais do que um anfitrião, ele se tornou parte da narrativa do Carnaval carioca ao transformar paixão em propósito e cultura em experiência. Seu olhar respeitoso e afetivo é o fio condutor de um evento que cresce sem perder a alma.

A trilha sonora da feijoada é um desfile de credenciais. A Acadêmicos do Grande Rio leva para o salão a energia da Sapucaí. O Mirante Samba Show, direto da Rocinha, imprime autenticidade e força popular. O Coreto Real do Carnaval Carioca costura tradição e inovação. A voz marcante de Luiza Dionizio, eleita melhor cantora de samba pelo Prêmio da Música Brasileira, emociona, enquanto o DJ Jonny K embala a tarde com clássicos que atravessam gerações.

A musa da edição traduz o espírito do tempo. Lorena Maria, rainha de bateria da Unidos de Padre Miguel e fenômeno das redes, representa a força de uma nova geração que une presença, carisma e verdade — dentro e fora da avenida.

Na gastronomia, a feijoada assinada pelo chef Ataniel Sousa respeita a tradição e dialoga com a alta hotelaria. Sabor, técnica e memória afetiva dividem o mesmo prato. O sistema open food e open bar acompanha o ritmo da festa, com uma carta de bebidas que passeia entre clássicos e coquetéis autorais, pensados para brindar o Carnaval desde o primeiro gole.

Para completar a experiência, espaços de beleza e bem-estar funcionam durante todo o evento, reforçando que o Carnaval também é sobre se sentir bem, inteiro e presente.

A Feijoada do Francês não é apenas uma celebração. É um encontro simbólico entre culturas, histórias e gerações. Um evento que antecipa o Carnaval com elegância, alegria e identidade.

No dia 31 de janeiro, o Rio dá o primeiro passo rumo à folia.

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

ABIH-MG e ABAV-MG alinham ações para o Carnaval de BH

Por: Mauro But As associações ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria...

Rica em Experiências conecta dinheiro e bem-estar

 Em um cenário em que falar sobre dinheiro ainda...

Festival de Fotografia de Tiradentes 2026 abre convocatórias

O 15º Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto...

Rua Sapucaí já é chamada de a nova Lapa do Rio em BH

Revitalizada, pulsante e cheia de encontros, a Sapucaí convida...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui