18.8 C
Belo Horizonte
qui, 22 janeiro 26

CasaBloco 2026 leva a essência do Carnaval a três espaços do Rio

O Ministério da Cultura e a Petrobras apresentam a 7ª edição da CasaBloco, o festival que traduz a essência dos carnavais do Brasil. A CasaBloco ocupará três espaços no Rio de Janeiro: Jockey Club, MAM e Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), de 27 a 31 de janeiro de 2026, com mais de 10 horas de programação diária, incluindo shows, performances, rodas de conversa, oficinas, feiras de moda e gastronomia, bailes e apresentações. Entre os destaques da programação, Alcione, Sarajane, Samuel Rosa, Fernanda Abreu, Geraldo Azevedo e Juliana Linhares, Lenine e SPOKFREVO Orquestra, e muito mais, em três noites dedicadas ao samba, frevo, maracatu, pop, brega e axé. Três bailes acontecem também durante a programação: Baile do Cacique, Baile do Quizomba e Baile de Novela com o Fogo e Paixão.

No Rio, o projeto volta ao Jockey Club, onde acontecem shows, bailes, performances, feira de moda e as Oficinas Petrobras CasaBloco, dos dias 29 a 31. Na Cinemateca do MAM, de 27 a 29 de janeiro, acontece a Mostra Petrobras CasaBloco de Cinema e no CCBB RJ, serão realizadas parte das Oficinas Petrobras CasaBloco. Serão sete dias de atividades, de 23 a 31 de janeiro, ligadas aos festejos de Momo.

A CasaBloco conta com patrocínio master da Petrobras, patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Riotur. O projeto da Tess Ideias e Comunicação é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet.

Guerreiros do Passo – Crédito Divulgação

Destaques

Diretamente de Pernambuco, o grupo Guerreiros do Passo vem pela primeira vez ao Rio para apresentar o frevo mais tradicional, numa performance que vai abalar a sexta-feira (30) no Jockey, junto ao show de Lenine e a SPOKFREVO Orquestra. Recentemente, o Guerreiros do Passo acompanhou o elenco do filme “Agente Secreto” no tapete vermelho em Cannes, na França, colocando todo mundo pra dançar e dando visibilidade a essa importante manifestação carnavalesca brasileira.

Também das terras pernambucanas vêm os Caboclos de lança, personagens tradicionais do Maracatu de Baque Solto, que trazem, além dos personagens, uma aula espetáculo com Mestre Manuelzinho Salustiano, herdeiro da mais importante família do maracatu rural.

Trazendo a cara do Carnaval carioca, a noite de abertura será dedicada ao samba e o bloco Cacique de Ramos faz homenagem a dois importantes personagens da Quadra da Tamarineira, em Ramos, que nos deixaram recentemente: Bira Presidente, fundador e presidente do Cacique, e Arlindo Cruz, cria daquela casa. Também participa desta homenagem, o Samba do Sacramento, que abre a programação, antes da CasaBloco receber Alcione, a grande atração da noite “Vem Sambar”.

As duas noites seguintes serão: “Nordeste, Um País”, com ritmos nordestinos, na sexta-feira (30), e “Jardins da Babilônia”, com a mistura do pop, brega e axé, no sábado (31). “A multiplicidade de ritmos escolhidos pela curadoria do festival comprova o quanto o Carnaval brasileiro é plural. “Pena que não conseguimos trazer representantes do Norte este ano, pelos altos custos de logística”, ressalta Rita Fernandes, idealizadora do projeto.

Fernanda Abreu participa de filme, roda de conversa e show – foto divulgação
Vem Sambar: A noite de abertura da CasaBloco, quinta-feira, dia 29/01, vai levar para o palco a identidade do carnaval carioca com o Samba do Sacramento, entregando a elegância e o carisma de Marcos Sacramento. E, para coroar a noite, ninguém menos que Alcione, a querida Marrom. O Bloco Cacique de Ramos vai colocar o povo para sambar e se emocionar em um baile com homenagens a três nomes que fizeram história na música brasileira: Arlindo Cruz, Preta Gil e Bira Presidente. A noite contará ainda com apresentação da DJ Cris Panttoja.
Nordeste, Um País!: Na sexta-feira, 30 de janeiro, o festival vai promover o encontro entre representantes dos carnavais do Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco. O Bloco da Terreirada abre a tarde misturando referências da cultura popular do Ceará – especialmente o Reisado de Congo do Cariri – com as raízes e tradições com a Cultura Carioca dos Blocos de Rua. Em seguida, o pernambucano Geraldo Azevedo subirá ao palco acompanhado por Juliana Linhares. Na sequência, a música de Lenine vai encontrar os arranjos da SPOKFREVO Orquestra. Uma parceria que une a poesia e os sucessos do cantor com o ritmo vibrante e a sofisticação da música instrumental do frevo. À noite, os Guerreiros do Passo, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, vão se apresentar pela primeira vez no Rio de Janeiro, trazendo o frevo rasgado, suado e de rua, diretamente de Cannes (eles se apresentaram, ao lado de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, ator e diretor do filme “O Agente Secreto”, em um dos maiores festivais de cinema do mundo), para a CasaBloco. Às 22h, o Baile do Quizomba vai transformar o Jockey em um verdadeiro carnaval de rua. A sexta-feira terá participação dos Caboclos de Lança e dos DJs JP e Lala K.

Lenine e Spok Frevo – foto Divulgação
Jardins da Babilônia: Sábado (31), a CasaBloco vai explodir em ritmos diferentes, numa celebração muito dançante da música brasileira. Começa com o piseiro do tecladista paraibano Edimilson dos Teclados, que vem fazendo a festa da galera carioca em bares badalados. Segue com a Roda de Santa Rita, que traz no repertório sucessos da musa Rita Lee, para botar todo mundo pra dançar. Na sequência, Samuel Rosa vai agitar a pista com os grandes sucessos da sua carreira. Fechando a noite, a cantora Fernanda Abreu fará show com a participação da bateria da Portela, um encontro eletrizante entre o funk e o samba. O bloco brega Fogo & Paixão vem com o Baile de Novela, com as melhores trilhas sonoras da TV brasileira – antecipando o tema do seu desfile de 2026 – com participação da cantora baiana Sarajane, uma das pioneiras do axé music. Nos intervalos, o DJ Doni comandará as carrapetas.

Todo ano Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de norte a sul e trazendo para o Rio de Janeiro novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco, evento que ela define como “uma experiência carnavalesca única”. E completa: “O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural! Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única, diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”.

Programação Jockey

29 de janeiro de 2026 (quinta-feira)
Shows: Vem Sambar – Jockey Club – 16h à 1h

Ingressos: Link

 

Palco DJ

16h – DJ JP

18h – DJ Cris Panttoja

 

PALCO 1

18h30 – Samba do Sacramento

20h – DJ Cris Panttoja

20h30 – Alcione

 

Palco DJ

22h às 00h – Cris Panttoja
PALCO 2 – TRIBUNA C

22h30 à 0h – Baile do Cacique de Ramos

 

30 de janeiro de 2026 (sexta-feira)

Shows: Nordeste, Um País – Jockey Club – 16h à 1h

Ingressos: Link 

 

PALCO DJ

16h – DJ JP

 

PALCO 1

17h – Bloco da Terreirada

18h – DJ JP

18h30 – Geraldo Azevedo convida Juliana Linhares

20h – DJ Lala K

20h30 – Lenine e SpokFrevo Orquestra + Guerreiros do Passo
Palco DJ

22h às 00h – DJ Lala K
PALCO 2 – TRIBUNA C

22h30 – Baile do Quizomba
31 de janeiro de 2026 (sábado)

Shows: Jardins da Babilônia – Jockey Club – 15h às 1h

Ingressos: Link 
PALCO DJ

15h às 17h – DJ JP
PALCO 1

17h – Roda de Santa Rita

18h – DJ Doni

18h30 – Samuel Rosa

20h – DJ Doni

20h30 – Fernanda Abreu + Bateria da Portela
PALCO DJ

22h10 às 23h30 – Edmilson dos Teclados

23h30 às 1h – DJ Doni

 

PALCO 2 – TRIBUNA C

22h30 – Baile de Novela: Fogo & Paixão part. Sarajane

 

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Tio Paulinho e Tio Elétrico animam o “Abre Alas” infantil

Prepara a fantasia, separa os confetes e a purpurina...

Campanhas partidárias em 2026 terão veiculação restrita

Diferentemente dos anos anteriores, as campanhas partidárias de 2026...

Vinícola Garibaldi celebra 95 anos de união e inovação

Trajetória iniciada por 73 cooperados atravessa quase um século,...

Mostras da Universo Produção abrem calendário audiovisual em MG

A Petrobras é a nova patrocinadora do Cinema Sem Fronteiras...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui