A agenda de Thiago Rocha Pitta neste segundo semestre contempla dois projetos de naturezas distintas. Em setembro, ele estreia a exposição O Divórcio do Céu e da Terra, na Galeria Marília Razuk, em São Paulo, onde apresenta um vídeo inspirado no clássico Matrimônio do Céu e do Inferno, de William Blake. Já em outubro, uma criação inédita, nascida no ar, será revelada com o lançamento do livro “7 céus”, o primeiro projeto visual criado pela Revo – referência em mobilidade aérea de alto padrão – como peça colecionável. Pitta foi convidado a desenvolver uma obra a partir da experiência de um sobrevoo de helicóptero no Estado de São Paulo e realizou um trajeto entre São Paulo e Maresias, no município de São Sebastião.
A obra de Pitta é bastante abrangente. Sua produção inclui vídeos, pinturas e aquarelas que exploram as mutações da matéria, sempre com um olhar poético interessado pelo tempo e pelas forças visíveis e invisíveis da natureza.
Artista visual nascido na charmosa cidade histórica de Tiradentes, Minas Gerais, cresceu rodeado por paisagens que se tornaram fonte para sua criação artística.
Pitta recebeu o Prêmio Open Your Mind da Fundação St. Moritz Art Masters (Suíça) em 2009 e o Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas em 2004. Entre as exposições individuais mais importantes estão Noite de Abertura (MAM Rio, 2020), O Primeiro Verde (Galeria Millan, São Paulo, 2018), e The First Green (Marianne Boesky Gallery, Nova York, 2017).
O artista também participou de exposições coletivas, como a 30ª Bienal de São Paulo (2012) e a 16ª Bienal de Istambul (2018). Suas obras integram coleções públicas importantes, incluindo o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MoMA em Nova York e o Hara Museum of Contemporary Art em Tóquio.
Sobre o livro
O projeto da Revo reúne um grupo de artistas que, a partir de um sobrevoo pelo Estado de São Paulo, desenvolveram trabalhos inéditos com inspirações na paisagem urbana e natural e da potência poética dos livros e formatos editoriais. A proposta curatorial buscou provocar reflexões sobre a noção de cidade que construímos e como ela determina nossas experiências na percepção de tempo e espaço.
Com produção da AYO Cultural e identidade visual de Tissa Kimoto, o livro contará com um ensaio assinado por Luana Fortes e entrevistas com os artistas. Nessas conversas são abordados os processos de criação, motivações para os trabalhos realizados no projeto e as trajetórias de suas produções ao longo dos anos. A diversidade de linguagens presentes na publicação — como fotografia, instalação, aquarela, desenho e imagens em 3D — amplia o escopo da proposta e convida o público a experimentar novas formas de ver, imaginar e narrar a cidade.
Sobre a Revo
Lançada em agosto de 2023, a Revo opera atualmente com rotas a partir de São Paulo. Com foco no público de alta renda, a entrega da Revo tem alguns diferenciais como serviço único, transporte terrestre em carros executivos, lounges e hosts exclusivos, plataforma de tecnologia proprietária com inteligência artificial – reserva via app, site ou concierge – helicópteros bimotores, tripulação dupla e o mais alto padrão de segurança no setor. Recentemente, a Revo anunciou um investimento de 250 milhões de dólares para a compra de 50 eVTOLs da Eve Air Mobility. Celebrado na Paris Air Show 2025, o contrato é o primeiro deste tipo assinado com a subsidiária da Embraer em todo o mundo. A Revo pertence ao grupo multinacional de origem portuguesa Omni Helicopters International (OHI), que é líder em soluções de mobilidade aérea na América Latina. Sua frota de cerca de 90 helicópteros realiza mais de 1.500 voos semanais e transporta em segurança mais de 750 000 passageiros por ano. No Brasil, a OHI é detentora da Omni Táxi Aéreo, que opera há mais de 20 anos. Mais informações em www.flyrevo.com.
