22.5 C
Belo Horizonte
seg, 17 novembro 25

Festival Queijo e Cultura – Especial CasaCor

Evento Especial CasaCor acontece até 15 de setembro no Espaço 356

OCentro de Referência do Queijo Artesanal– CRQA e o Instituto de Hospitalidade e ArtesCulinárias – INHACformam um centro cultural inédito no Brasil, que atua na promoçãoda gastronomia mineira e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. Situado no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte (MG), o espaço multiuso é dedicado àvalorização do binômio cultura eeducação em Minas Gerais. A programação do Festival Queijo e Cultura – Especial CasaCorcontinua a todo vapor no Espaço 356. De quarta a sábado, o Centro de Referência do Queijo Artesanal promove diversas atrações gratuitas que unem música, gastronomia e conhecimento. Quem visitar os espaços da CasaCor poderá conhecer a história sobre o modo de fazer do queijo artesanal mineiro no Museu do Queijo. A Exposição Permanente está aberta à visitação gratuita, de quarta a sábado, das 14h às 21h.

O público pode conferir ainda, delícias mineiras preparadas e servidas pelos alunos no Café-escola do INHAC. Sob o comando do professor e chef Jaime Solares, eles colocam em prática o aprendizadoda sala de aula. “No Café-escola,nossos alunos têm a chance de trabalhar como se estivessem no mercado belo-horizontino de gastronomia. Fizemos juntos toda a documentação para o controle de estoque e de compras, fichas técnicas da cozinha, controles de higienização e como guardar os produtos. Eu atuo como o gerente do café, mas quem põe a mão na massa mesmo são eles, desde de pesar a farinha para fazer o bolo, até servir as mesas”, explica o professor Jaime Solares. O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias é uma escola social de gastronomia assinada pelo chef Leo Paixão,que forma anualmente 80 cozinheiros e embaixadores da gastronomia mineira. O Café-escola está aberto ao público, de quarta a sábado, a partir das 16h.

Confira a programação completa

Biblioteca Humana

Realizada pela primeira vez em Belo Horizonte, a Biblioteca Humana convida os participantes para uma experiência inédita de troca de conhecimentos.Nesse espaço, os “livros” são pessoas que compartilham suas histórias. Na primeira edição, o chef Henrique Gilberto (Cozinha Tupis) e a produtora Estela Mares, do Queijo Dona Iaiá, falaram sobre suas trajetórias de vida pessoal e profissional e emocionaram o público presente. “Ficamos muito felizes em trazer essa proposta inédita de evento para BH. São pessoas inspiradoras que falam sobre família, profissão, erros, acertos e toda uma trajetória de vida que as fizeram chegar onde estão hoje. É um evento tão singular e envolvente que queremos incluir em nossa agenda mensal”, destacou Sarah Rocha, fundadora e diretora executiva do Centro de Referência do Queijo Artesanal e do INHAC. Criada na Dinamarca, a atividade propõe “emprestar” histórias inspiradoras de vida em um espaço de partilha, de empatia e compaixão.

No dia 28 de agosto, os convidados são a chefMárcia Clementino e o produtor do Queijo Inconfidentes, Eduardo Pulier. No dia 4 de setembro, os chefs Guilherme Furtado, Gabi Magalhães;os produtores do Queijo Casal Gastrô, Cláudio Ruas e Amana; e o presidente do IEPHA, João Paulo Martins, estarão presentes. No dia 11 de setembro, estão confirmados o chef Leo Paixão e os produtores do Queijo do Ivair. A Biblioteca Humana acontece sempre às quartas-feiras, às 19h. Ingressos gratuitos disponíveis no Sympla.

Queijo e Jazz

As noites de quinta-feira são dedicadas ao jazz no Festival Queijo e Cultura. No setlist,a mistura do jazz com blues, pop, rock e bossa nova. No dia 29 de agosto, a atração da noite é o Blues Night com Felipe Continentino Trio. No dia 5 de setembro, com o show AllYouNeedIs Love, Neto Fernandes Trio fazem uma homenagem ao Quarteto de Liverpool. Outro destaque da programação é o tributo ao Clube da Esquina, no dia 12 de setembro. A programação do Queijo e Jazz é gratuita, com retirada de ingressos no Sympla.

 Oficinas Queijo e Cultura

OCooking Show e a Oficina de Maturação de Queijos e acontecem sempre às sextas-feiras, às 19h. Sob o comando do chef Paulo Turziani, osCooking Shows estão com ingressos esgotados.No dia 6 de setembro, acontece a Oficina de Maturação de Queijos com o prof. Elmer de Almeida. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Referência em queijo e gastronomia mineira

O Centro de Referência reúne a Exposição Permanente sobre o Queijo Artesanal, uma loja colaborativa, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto português radicado no Brasil, José Lourenço, foi selecionado entre os 30 melhores projetos dos países de língua portuguesa, na categoria Arquitetura e Cultura, pela Revista Arch Daily.Recebe escolas agendadas e visitantes que queiram aprender um pouco mais sobre a importância do queijo artesanal.

Escola de gastronomia de padrão internacional em Belo Horizonte, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC é resultado da soma de esforços em prol da qualificação dos jovens de Minas Gerais. O chef Léo Paixão assina a diretoria acadêmica do instituto, que deu início em 2024 à primeira turma do Curso Técnico em Gastronomia. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso é gratuito, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social com carga horária de 960 horas e 80 vagas anuais.

O Centro de Referência do Queijo Artesanale o INHAC contamcom patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Angloamerican, Ventana Serra, EPO, Espaço 356, Geosol, LOG e Terrayama. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço

2º Festival Queijo e Cultura

De 15 de agosto a 15 de setembro de 2024

 

Biblioteca Humana, quartas-feiras, às 19h:

28/08 – Chef Márcia Clementino; produtores de queijo Cláudio Ruas e Amana (Casal Gastrô).

04/09 – Chef Guilherme Furtado (Okinaki) e Gabi Magalhães; produtor de queijo Eduardo Pullier (Queijo Inconfidentes), e o presidente do IEPHA, João Paulo Martins.

11/09 – Chef Léo Paixão; produtores de queijo Ivair e Lúcia (Queijo do Ivair).

 

Queijo e Jazz, quintas-feiras, às 19h

29/08 – Blues Night com Felipe Continentino Trio

05/09 – AllYouNeedIs Love com Neto Fernandes Trio

12/09 – Clube da Esquina com Adriano Campagnani Jazz Trio

 

Oficinas Queijo e Cultura, sextas-feiras, às 19h

06/09 – Oficina de maturação de queijos, com o prof. Elmer de Almeida

Cooking Show com o chef Paulo Turziani – INGRESSOS ESGOTADOS

 

Local: Centro de Referência do Queijo Artesanal – Espaço 356

Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água.

Ingressos disponíveis no Sympla.(Todas as atividades são gratuitas, exceto as Oficinas Queijo e Cultura).

Mais informações no Instagram: @queijoecultura

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Confraria VIVA realiza 3ª edição inspirada na Argentina em BH

A Confraria VIVA, projeto idealizado por Cibele Faria para...

Policial militar reformado vira réu por feminicídio

Crime aconteceu em outubro deste ano no bairro Carlos...

Bolsa Família chega a mais de 1,3 milhão de beneficiários

Valor médio do benefício no estado é de R$...

Justiça mantém Programa de Transferência de Renda em Brumadinho

Mineradora deve manter pagamento a atingidos por rompimento de...

Engenharias da Uniube estão entre as melhores de Minas

Cursos se destacaram na avaliação anual do ensino superior,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui