Início Cenário Gastronômico Data celebra riqueza e diversidade da gastronomia mineira

Data celebra riqueza e diversidade da gastronomia mineira

Falar da cozinha mineira é pensar nos ingredientes simples e receitas cheias de memória e afetividade

0

Em tempos de valorização da boa alimentação, dizemos com orgulho que Minas tem comida de verdade. É com gosto, muito bom gosto, portanto, que comemoramos neste dia 5 de julho o dia da Gastronomia Mineira. Nossa culinária é para a gastronomia brasileira, com certeza, um de seus pilares tal a diversidade de sabores e ingredientes tradicionais que a encorpa.

Ter um dia próprio para homenagear a comida mineira é mais do que justo! Desde o século XVII, os sabores de Minas Gerais refletem e evidenciam a história e a cultura do Estado: nossas raízes gastronômicas e históricas ricamente entrelaçadas.

Frango com quiabo e angu, couve picada bem fininha, feijão tropeiro, carne de porco e torresmo, queijo, doce de leite e a perfumada cachaça, são alguns dos outros nomes de Minas, nomes com sabor e história. Por aqui, desde o século XVII, nosso caldeirão cultural e gastronômico borbulha com ingredientes indígenas, africanos e portugueses. Nossa riqueza gastronômica está intimamente ligada à capacidade inventiva de nosso povo que é infinita. A Fecomércio MG está atenta a isso e já trabalha nesta frente há alguns anos, por exemplo, por meio do programa Primórdios da Cozinha Mineira, do Senac em Minas. O programa resgata técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes do nosso estado.

Foi com esse trabalho de pesquisa que o programa recuperou, por exemplo, o processo de fabricação do queijo minas artesanal do Entre Serras e do queijo Frei Rosário, curado em ambiente de caverna na Serra da Piedade. A mesma missão resgatou 65 espécies de verduras, legumes, temperos e 18 frutas originárias da Mata Atlântica, entre outros feitos. A intervenção foi decisiva para o crescimento da renda regional, aumento expressivo dos produtores locais, crescimento de feiras livres, criação de eventos regionais com temáticas gastronômicas e o fortalecimento da gastronomia como diferencial turístico.

Desde o ano passado, a Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais adotaram uma estratégia única relacionada ao turismo que reúne todos os programas, produtos e projetos do Sistema Fecomércio MG, a gastronomia aí incluída como elemento indissociável do turismo em terras mineiras. O Descubra Minas é o Plano de Desenvolvimento Turístico que o Sistema Fecomércio MG vem utilizando para ampliar o fortalecimento do turismo no estado. A estratégia é ambiciosa e realista porque alcança todo o setor do comércio de bens e serviços organizado na Federação.

A gastronomia celebrada no dia de hoje está vivamente distribuída em todo território mineiro impactando fortemente o turismo, assim a estratégia do Descubra Minas é fomentar esses valores com estímulo empreendedor e capacitação. Em maio de 2023, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o segmento de Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebida gerou cerca de 100 mil empregos formais em Minas Gerais, em seus 853 municípios.

Uma das perguntas que o Sistema Fecomércio MG se propõe a fazer nesta data é: quantos empregos, quanta riqueza para a população de Minas Gerais, sua rica e histórica gastronomia poderá gerar se incentivada a cadeia de bens e serviços associada ao turismo? O Descubra Minas é nossa primeira resposta a esta pergunta e está sendo diuturnamente ampliada e fortalecida em toda Minas Gerais.

Valéria Clara de Oliveira Carmo

Diretora da Fecomércio MG

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile