27.4 C
Belo Horizonte
seg, 26 janeiro 26

Chef Leo Paixão é atração do primeiro Robata Fest no Okinaki

Na quinta-feira, 5 de fevereiro, a cena gastronômica de Belo Horizonte terá um encontro imperdível. O Okinaki, referência em comida de rua asiática na capital mineira, dos chefs Guilherme Furtado e Gabriella Guimarães, realiza a primeira edição do Robata Fest – evento em que o público poderá vivenciar a versão japonesa do “espetinho”, elevada a um novo patamar de sabor e técnica, ideal para acompanhar com cerveja ou um bom sakê.

Para inaugurar o projeto, os anfitriões Guilherme Furtado e Gabriella Guimarães recebem o chef Leo Paixão (Grupo Glouton) de Belo Horizonte. Conhecido por mesclar técnicas da gastronomia francesa com os sabores de Minas Gerais, Leo Paixão assume a grelha ao lado dos chefs do Okinaki para apresentar criações exclusivas. “A proposta é criar um evento que convide chefe locais a cozinhar conosco no Okinaki, em um ambiente mais casual”, pontua Guilherme Furtado.

A partir das 18h, a casa se transforma no palco de uma experiência na brasa. O menu contará com quatro robatas exclusivas do evento, preparadas na brasa e finalizadas ao vivo, diante dos clientes, pelos chefs da casa em parceria com o convidado. Guilherme Furtado e Gabriela Guimarães vão preparar rebatas de medalhão de kimchi com queijo coalho e tsukune – almôndega de frango com molho agridoce. Durante o horário de funcionamento, o cardápio regular do Okinaki também estará disponível.

O que é robata?

Robata (abreviação de robatayaki) é uma técnica culinária japonesa milenar, que pode ser traduzida livremente como “cozinhar na brasa”. Diferente do churrasco ocidental tradicional, a robata consiste em grelhar lentamente, sobre carvão de alta qualidade, pequenos espetinhos de carnes, frutos do mar ou vegetais. O resultado é um alimento suculento com um sabor defumado característico.

Okinaki

O Okinaki (@okinakibh) se consolidou em Belo Horizonte como um ponto de referência para os amantes da comida de rua asiática. Com uma atmosfera descontraída e acolhedora, o restaurante é conhecido por seus raméns e pratos que dialogam com a cultura de diversos países do continente asiático, incluindo China, Japão, Tailândia e Coreia. Curiosamente, “Okinaki” significa “grande árvore” em japonês – e o nome tem uma história especial.

Quando os chefs alugaram o imóvel na esquina da Avenida Álvares Cabral com a Rua Santa Catarina, em Belo Horizonte, perceberam um imponente fícus enraizado em uma das laterais. A copa frondosa da árvore se projeta para o outro lado, “abraçando” toda a área do bar na calçada. Para o casal de chefs, esse detalhe tornou o local ainda mais especial, transmitindo uma sensação de acolhimento que eles descrevem como um verdadeiro abraço.

Gui Furtado abraçou o sonho de Gabriella Guimarães, que se especializou em culinária asiática na Espanha. Em Barcelona, ela trabalhou com Carme Ruscalleda, renomada chef de cozinha catalã que incorpora influências asiáticas em seus pratos.

No Okinaki, a cozinha celebra a cultura japonesa, mas também absorve inspirações de outros países asiáticos, como China, Coreia, Taiwan, Vietnã e Tailândia. Os pratos não são cópias exatas das receitas tradicionais; os chefs gostam de reinventar cada criação, adicionando toques únicos e autorais. A proposta do restaurante mostra que comida de rua pode ser sofisticada: feita com ingredientes de qualidade, sabores complexos e apresentação de encher os olhos.

SERVIÇO

Robata Fest com chef Leo Paixão

Menu especial de robatas (espetinhos japoneses) assinados pelos chefs da casa e pelo convidado

Data: 5 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: A partir das 18h

Local: Okinaki – Av. Álvares Cabral, 1303 – Lourdes, Belo Horizonte/MG

Mais informações: instagram.com/okinakibh

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Interior de Minas atrai investidores e vive ciclo imobiliário

João Monlevade registra valorização de até 8% ao ano...

Projeto Esporte na Cidade leva esporte ao interior de MG

Iniciativa oferta aulas gratuitas de iniciação esportiva nos municípios...

Carnaval impulsiona vendas e reforça economia de BH

O Carnaval de rua de Belo Horizonte chega a...

Corrida Mano Down na Pampulha celebra inclusão com Então Brilha

Com participação do bloco Então Brilha, evento une esporte,...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui