Início Cenário Gastronômico chef Carol Dini ensina cozinheiros dos restaurantes populares

chef Carol Dini ensina cozinheiros dos restaurantes populares

0

A chef Carol Dini ministrou na última terça-feira (23) uma oficina voltada à capacitação dos cozinheiros dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte. O encontro aconteceu no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (Cresan/BH), e reuniu 16 profissionais que atuam na linha de frente da alimentação popular da capital, além de sete cozinheiros do próprio Cresan. A atividade integra as ações de promoção da 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte.

Carol Dini apresentou técnicas de fermentação aplicadas à produção de conservas, tema que conecta saberes tradicionais, inovação culinária e práticas de preservação de alimentos. A proposta é que cozinheiros e cozinheiras dos restaurantes populares possam aplicar as técnicas aprendidas no preparo das refeições, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a valorização da gastronomia como política pública e ferramenta para a promoção da segurança alimentar.

“O título de Belo Horizonte de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, é fruto de mais de 30 anos de dedicação do poder público municipal às políticas de segurança alimentar e nutricional. A Bienal da Gastronomia também nasce com o propósito de valorizar essa trajetória. Contar com a Carolina Dini nessa atividade, compartilhando seus saberes, foi uma oportunidade única de reafirmar a força da nossa cozinha, aproximando ainda mais a gastronomia da população”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

A secretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues, destacou a importância da oficina na capacitação dos trabalhadores como uma contribuição para a melhoria das refeições e para a integração da gastronomia no contexto do equipamento público municipal.

“Nosso objetivo é tornar a gastronomia dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte cada vez mais saudável, para que possamos atender os usuários da melhor forma possível. Trazer inovação para os cozinheiros e cozinheiras-chefes é fundamental não só para valorizar esses profissionais, mas para incorporar ainda mais o conhecimento ao processo formativo, aprimorando a qualidade do que é servido.”, afirma Darklane.

Currículo

Carolina Dini é chef de cozinha, escritora, professora e consultora alimentar, especializada em fermentação. A profissional produz conteúdo sobre autonomia alimentar no perfil “Cebola na Manteiga”, que conta com quase 85 mil seguidores, onde compartilha receitas vegetais e modos de preparo.

“Minha pesquisa já é focada em conservação e fermentação de alimentos, técnicas que dependem de processos simples e ingredientes acessíveis. Estou muito feliz com essa oportunidade, porque foi uma forma de estar presente, de entender como as coisas estão funcionando hoje, a partir de dentro. Estar ali trocando com os cozinheiros é sempre uma experiência de muito aprendizado para mim também. Estar em cozinhas coletivas é sempre um momento rico, porque a gastronomia é um universo infinito”, afirma a chef.

Bienal da Gastronomia

Em mais uma ação de fortalecimento e promoção do título de Cidade Criativa da Gastronomia Belo Horizonte se prepara para a realização da 2ª Bienal da Gastronomia, de 15 a 31 de outubro, em correalização da Prefeitura de Belo Horizonte com o Sebrae Minas.

Nesta edição, o evento ganha novos formatos, com atividades em mercados e diferentes espaços da cidade. Além de palestras sobre empreendedorismo, gestão e cultura alimentar, estão previstos roteiros guiados por bares do projeto Bares com Alma e a entrega dos prêmios do 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira.

Entre os eixos do evento estão a gastronomia social como ferramenta de transformação de territórios, a valorização de saberes ancestrais e cozinhas periféricas, o protagonismo feminino, a hospitalidade mineira e o diálogo entre tradição e contemporaneidade.

A 2ª edição da Bienal tem o apoio da Rede Supermercados BH; parceria educacional com as faculdades UniArnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac, UniBH Le Cordon Bleu e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e parceria institucional com a Frente da Gastronomia Mineira, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) e Sindicato e Associação de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão).

Todos os detalhes sobre a programação, retirada de ingressos, convidados e atividades associadas estão disponíveis no Portal Belo Horizonte. Em breve, novas atrações do evento serão divulgadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile