25.2 C
Belo Horizonte
sáb, 24 fevereiro 24

Carnaval 2024: BH confirma ser o melhor do Brasil

Parcerias adquiriram cotas de apoio e colaboração na folia belo-horizontina

É oficial: a folia está no ar. O Carnaval 2024 em Belo Horizonte foi oficialmente lançado em dezembro, com a eleição da Corte Real Momesca 2024. O Carnaval terá um aumento de 15% no número de blocos de rua, em relação à festividade de 2023. O maior evento de rua de Minas Gerais recebeu 168 novos cadastros para a edição de 2024, totalizando 536 blocos entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro.

Bloquinhos de BH: confirmações e desistências

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o número de desfiles pode oscilar até o início do período carnavalesco, porque alguns blocos acabam desistindo de viabilizar seus cortejos. Segundo a PBH, há desistência de pelo menos 25% dos desfiles pré-cadastrados, com base em análises dos anos anteriores.

Por isso, o Portal Cenário Minas selecionou os principais blocos da cidade, por dia de desfile, com base em estimativas dos próprias organizações.

Dia 4 de fevereiro (domingo) Concentração 9h Desfile : 10h às 14h Local : rua Paraíba com Antonio de Albuquerque

Domingo 04/fev

  • 9:00 Charangueiras

As Charangueiras (@charangueiras ) foi criado para que os pais pudessem levar seus filhos para participar, estreitar laços e criar memórias afetivas. Também para um momento de recordação no qual os adultos relembram a infância por meio das músicas que são tocadas pelo grupo. Foi fundado em 2014, por Ana Andrade, neste ano o bloco completará 10 anos.

  • 10:00 Bloco Besourinhos

A mistura do rock dos Beatles com os tamborins e repiques do Carnaval está fazendo história na capital mineira. Com a proposta de unir música e diversão para toda a família, o Bloco Besourinhos se prepara para mais uma apresentação especial. A homenagem ao Quarteto de Liverpool. Os ensaios são abertos e gratuitos, acontecem todos os domingos de janeiro na mesma praça, em horário a confirmar. 

Fundado no final de 2019, o Besourinhos nasceu de um grupo de amigos, fãs dos Beatles, que queriam um carnaval que pudesse levar as crianças, mas que os adultos também se divertissem. “A obra dos Beatles é contagiante e tem esse poder de unir as gerações. Com o Besourinhos, criamos um ambiente acolhedor para que os pais pudessem levar seus filhos, os avós levassem seus netos e curtissem o Carnaval em família”, disse Igor Oliveira, fundador do bloco e vocalista da banda. Seu filho Gabriel Oliveira, de 11 anos, acompanha a banda nos vocais desde a primeira apresentação. “As crianças aprendem e se divertem. Conhecem as músicas dos Beatles e passam a cantar, assim como eu.” A nova geração de vocais da família Besourinhos participa dos ensaios e oficinas ao longo do ano junto com os integrantes da banda e da bateria. Mais informações no Instagram @blocobesourinhos.

Sexta 09/fev a 12/fev

Carnaval do Porcão 2024

O carnaval do Porcão 2024 mais uma vez promete os melhores blocos de BH com conforto e segurança. A festa já anunciou seu line-up com os maiores sucessos do carnaval de rua da cidade. A proposta é reunir as estrelas mais festejadas da cidade num só lugar. Na sexta, dia 9 de fevereiro, tem o Asa de Banana com toda energia do Chiclete com Banana e do Asa de Águia num repertório que traz o melhor do axé. Du Monteiro é a outra atração da noite, com o melhor do pagode, sertanejo e os hits do momento. A terceira atração é a banda Stoll, com um repertório especial voltado para a folia.

Sexta 09/fev

23:00 Bloco Fúnebre

O Bloco Fúnebre, iniciado em 2013, tem como inspiração o “Dia de Los Muertos” do México, o Bloco Zé Pereira de Ouro Preto e a ideia de que diante da morte, somos todos iguais. É um bloco inclusivo, aberto a toda a comunidade, sem restrições, com aproximadamente 180 a 200 membros na bateria. O bloco visa um crescimento orgânico tanto do carnaval quanto dos blocos de rua. 🎉🥁

Bloquinhos de Sábado 10/fev

05:00 Bloco Então Brilha

 

O primeiro dia de Carnaval em Belo Horizonte, dia 10 de fevereiro, acorda, mais uma vez, com o Bloco Então, Brilha! colorindo a Avenida do Contorno de rosa e dourado, antes do raiar do sol. O bloco anuncia o tema deste ano: “Você tem sede de quê?”, que reivindica o direito à vida que flui pelas águas e àquela que se manifesta nos desejos humanos.

Em 2024, o encontro de foliões destaca o movimento e transformação das águas, que correm, caem, evaporam, descem, viram chuva, congelam e produzem as mais lindas formas. Através da arte da música e das performances visuais que inundarão o hipercentro de Belo Horizonte, o bloco chama atenção para a sincronia entre a água e os desejos que movem a vida humana.

  • 15:00 Bloquinho da Ana Castela

  • Local: Mirante Olhos D’agua, BH/MG
  • Hora de início: Sábado 10/fev 15:00
  • Término: Sábado 10/fev 20:00
  • Atrações: Ana Castela, Baianeiros, Thiago Carvalho e Baile do Maguá.

Ana Castela se destaca como um dos principais nomes da nova geração da música no país, em que ficou conhecida com os hits como Pipoco e Boiadeira. Com apenas 20 anos de idade a cantora Ana Castela é um fenômeno da música nacional, em que tem números expressivos nas plataformas de streaming, que ultrapassam 15 milhões de ouvintes mensais, e nas redes sociais que juntas somam mais de 20 milhões de fãs, a jovem se tornou a artista mais ouvida entre todos os estilos musicais, com 1 bilhão de visualizações no YouTube.

 A cantora vai apresentar  toda sua potência  no Bloquinho, cantando com seus hits de sucesso, como Pipoco, Boiadeira, BombonzinhoRoça Roça em MimCarinha de Bebê Covardia, entre outras.

Além do show de Ana Castela, mais 3 grandes artistas vão se apresentar no palco. O sertanejo Thiago Carvalho, com uma carreira consolidada, promete hipnotizar o público com sua música envolvente e seu carisma. Baianeiros com Lelo Lobão e Danniel Maestri, vão levar toda a sua energia contagiante, com um repertório cheio de sucesso em uma mistura única de ritmos que não vai deixar ninguém ficar parado. A banda Baianeiros ficou conhecida por ser um dos principais blocos de carnaval de BH. Baile do Maguá vai apresentar seu ritmo pulsante de seu repertório eclético.

 

13:00 Bloco da Calixto

Com o tema “Carnaval Super Fantástico”, a cantora Aline Calixto promete emocionar os foliões com um repertório tão eclético como a década de 1980, levando clássicos nacionais e internacionais que todo mundo sabe cantar para o seu trio.

O Bloco da Calixto estreou em 2014, sendo um dos primeiros a participar da “volta” do carnaval de BH. Os desfiles temáticos são a marca registrada desse bloco que todo ano traz um assunto diferente, e sobre ele são desenvolvidos o repertório e os figurinos que vão compor a festa. O bloco não possui bateria, mas conta com a banda de Aline Calixto, e é ideal para quem deseja curtir um pouquinho de tudo. Ele sai aos sábados de carnaval na Avenida Getúlio Vargas, na Savassi, Região Centro-Sul de BH.

13:00 Bloco de Belô

  • Local: a confirmar
  • Hora de início: Sábado 10/fev 13:00
  • Término: Sábado 10/fev 19:00

Mais conhecido como o bloco dos jornalistas e dos comunicadores, o Bloco de Belô conta com um repertório próprio, além dos sucessos do Carnaval de ontem e de hoje! A Banda do Belô agita os foliões em cima do trio, o que os garantiu arrastar mais de 250 mil pessoas pelas ruas da região Centro-Sul de BH em 2020. O trajeto será: Rua da Bahia, esquina com Rua dos Guajajaras e Avenida Álvares Cabral. Trajetos e horários podem sofrer alterações.

10:00 Quando Come se Lambuza

Com a contagem regressiva para o carnaval 2024 ativada, um dos maiores blocos do país promete realizar uma linda festa em comemoração aos seus 10 anos. O bloco Quando Come se Lambuza, que desfila no sábado (10 de fevereiro) na Av. Afonso Pena, mais uma vez vai fazer história e arrastar milhares de foliões. A programação deste ano já está aquecida e o QCSL acredita que o carnaval e toda sua pluralidade é capaz de unir as mais diversas tribos e transformar diferenças.

Na última edição, o bloco arrastou 500 mil foliões, com dois mega trios. Foi o maior e mais bonito desfile de carnaval de todos os tempos, com uma linda homenagem à rainha da sofrência Marília Mendonça. Com um repertório totalmente brasileiro, dos hits atuais aos grandes hinos retrôs, o bloco traz 220 ritmistas, sendo parte dele composta por PCDs (pessoas com deficiência), uma ala de dança e cheerleading com 30 integrantes, e uma banda com músicos profissionais comandada por Amine, Fernanda e Gaby.

O bloco Quando Come se Lambuza surgiu em uma festa de aniversário. Desde 2017, o grupo desfila no sábado de carnaval e faz um grande sucesso com atrações para todos os estilos. Muito tietado por famosos, em 2023 o cortejo saiu na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH. Afinal, é um bloco que tem de tudo e mais um pouco em seu repertório, tocando todas as músicas em ritmo de axé e pagode, para animar todos os públicos. (@quandocomeselambuza)

13:00 Ô Bloco no estacionamento do Porcão

Local: Av. Raja Gabaglia, 2671 – São Bento

Sábado e domingo  de carnaval – 10 a 11 de fevereiro – 14 às 22h

Informações: @obloco.bh

Whatsapp: 31 98348-0074

Ingressos: www.obloco.com.br

Fotos: Nelson Avelar / http://www.bsfotografias.com.br

O carnaval de BH cresce a cada ano. A folia na capital mineira já é mais pesquisada no Google que o de Recife. Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo ainda são os mais buscados. Já ultrapassa o Rio em número de blocos terá 536, e o Rio, 453, conforme números divulgados pelas prefeituras das cidades. Mais de cinco milhões de pessoas são esperadas na capital mineira. E entre blocos de rua e eventos fechados, o Porcão vai realizar novamente sua folia. No sábado, dia 10 e domingo, 11 de fevereiro, de 13 as 22h, tem os melhores blocos de BH, que foram convidados para o palco da festa. Ideal pra quem quer o agito, mas com conforto e segurança.

Sábado, dia 10, a folia começa com Quem É Essa Aí, Papai? com repertório vai desde axé até MPB, passando por samba e pagode, tocados por uma bateria completa com mais de 200 percussionistas. Tem ainda o Chris Pipino e o Funk You, tradicional no carnaval de BH, com as mais tocadas do funk. Domingo, dia 11, tem o Beiço do Wando, com os melhores clássicos do cantor mineiro e afins e asa de Banana, que homenageia o Asa de Águia e o Chiclete com Banana em seu repertório. Pra fechar, Quando Come se Lambuza é mais uma estrela dos blocos de rua da cidade que estará no evento.

 

13:00 Bloco Nega Jackie

O Bloco Nega Jackie faz sua estreia em BH após 10 anos de existência, o bloco se caracteriza por pagodão baiano, não possui bateria, virá com uma ala de fit dance. O trio sairá no sábado de carnaval, 10/02, na Augusto de Lima com Mato Grosso no Barro Preto. Não teremos mais ensaios abertos. Estamos no momento nos concentrando em levantar os fundo para o bloco. O perfil oficial é o @Nega Jackie

Domingo 11/fev

10:00 Bloco Infantil Cenário Kids

O Bloco Cenário Kids, que participará pelo quinto ano do carnaval de Belo Horizonte em 2024, na Praça República do Líbano – Bairro São Bento. O evento que já é tradicional e está se tornando o maior e melhor carnaval infantil da Regional Centro Sul. Esse ano contará com a Corte Momesca de Belo Horizonte e com o artista Jorge Ribeiro da Beautf.

11:00 Pena de Pavão no bairro União

O Pena de Pavão de Krishna com o tema “Ventres da Terra”, o Pavão vai fazer no bairro União, na Região Nordeste de BH, a partir das 7h, no dia 11 de fevereiro, uma homenagem às mulheres de luta e às mestras da cultura popular, saudando assim a força feminina. Para Túlio Nobre, regente do Pavão desde o primeiro cortejo, os encontros antes do 11º desfile do bloco são de extrema importância para a sinergia entre os músicos. “Somos uma bateria social e aberta. E todo ano nosso grupo musical troca, tem muita gente que sai, mas também tem muita gente que chega. Então, esses ensaios são importantes para que os recém chegados aprendam a tocar os nossos instrumentos. Também é essencial para que os novos integrantes criem uma conexão com a banda e a regência, e tenham diálogos com a troca de ideias de arranjos”, explica. Além dos instrumentistas, os ensaios abertos e gratuitos contam com os vocalistas Raphael Sales e Leopoldina, e com os músicos Manu Andrade e Thiago Braz.

Como é tradicional, o cortejo do Pavão, no dia 11 de fevereiro, a partir das 7h, no bairro União, na Região Nordeste de Belo Horizonte, vai contar com a confecção de bonecos gigantes e as alegorias sob a direção artística de Maíra Leonel, assim como uma ala infantil e de acessibilidade, a “P.P.Kids”. A concentração será na avenida José Cândido da Silveira junto com a presença de representantes do movimento Hare Krishna da ISKCON BH, realizando um kirtan (canto tradicional de mantras) enquanto acontece a preparação para o cortejo. Nesse momento, terá um picnic coletivo, além do ritual em que os foliões vão se pintar de azul.

 

12:00 Bloco Baianeiros

O bloco estreou nas ruas do bairro Castelo, em 2015, e, em 2019, desfilou pela primeira vez em um dos principais bairros da capital, a Savassi. Desde então, acontecem dois desfiles, com um repertório que consiste em uma mistura de sucessos baianos, releituras do sertanejo universitário e do pop. Os desfiles acontecem aos sábados e às terças.

 

08:00 Bloco Beiço do Wando

Nós vamos desbeiçar Belô! Levamos o Brega Romântico para o Carnaval de BH! O Beiço do Wando foi criado em outubro de 2015 por amigos apaixonados por carnaval. Na época, o axé era o estilo musical mais tocado nos blocos, e eles decidiram que o estilo escolhido seria o brega, pois não tinha bloco que tocasse esse ritmo em BH. O bloco sai aos domingos de carnaval, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH.

 

Segunda 12/fev

14:00 Me Deixe completa seis anos

  • Local: Avenida Getúlio Vargas, 1517, Savassi – BH
  • Hora de início: Segunda-feira 09/fev 14:00
  • Término: Segunda-feira 09/fev 18:00

Instagram: @blocomedeixe

Sitehttps://www.blocomedeixe.com.br/

Em meio ao sucesso do Carnaval de Belo Horizonte, cuja fama atravessou fronteiras de Minas Gerais e repercutiu mundo afora, o Me Deixe completa seis anos na cena carnavalesca e comemora a data em grande estilo. O bloco preparou um desfile especial que terá como atração a cantora Lys, que virá diretamente da Bahia para comandar a festa. Neste ano, o Me Deixe espera repetir o sucesso de 2023 e arrastar multidão de foliões na Savassi, um dos bairros mais movimentados e boêmios da capital mineira.

 

08:00 Havayanas Usadas

O bloco Havayanas Usadas já anuncia a data e o local do cortejo de Carnaval em 2024. No dia 12 de fevereiro, os foliões se reúnem na Avenida dos Andradas, 3700, com o lema “Axé da Montanha”. A expressão, usada entre artistas de Belo Horizonte, imprime a identidade única da música festiva da capital, reconhecendo suas origens, referências e toda a potência do ritmo baiano que levou até Michael Jackson e Spike Lee ao Pelourinho.

“Exaltando a conexão de Minas com a Bahia, o tema deste ano aborda a importância da luta ambiental e celebra a força da espiritualidade contida nas manifestações religiosas que ligam os dois estados”, explica Di Souza, diretor artístico do bloco que tem público estimado de 300 mil pessoas neste ano.

O cortejo de 2024 promete diminuir as barreiras geográficas e trazer uma experimentação criativa para o bloco, explorando novidades rítmicas, lideradas pelos consagrados regentes e diretores Peu Cardoso e Rodrigo Magalhães (Boi).  O repertório mescla, com liberdade para brincar, consagradas canções baianas e clássicos mineiros, entoadas pelo bloco nas grandiosas vozes de Heleno Augusto, Vi Coelho e artistas convidados.

 

12:00 Bloco Baianas Ozadas

Baianas Ozadas no Carnaval 2024 – Homenagem ao Ara Ketu

A folia de Belo Horizonte está avançando 10 anos em 1. Este é o sentimento do Baianas Ozadas, que encerrou o Ensaio Geral do Carnaval de BH com muita energia. A Avenida dos Andradas foi tomada por milhares de foliões que curtiram a banda, bateria e ala de dança do bloco que faz parte da retoma do Carnaval da cidade. Integrantes da Bartucada e do Batuque Coletivo subiram ao “trem elétrico” para participações especiais que agradaram o público.

O fundador e vocalista do bloco, Geo Ozado, fala sobre como surgiu a ideia de sonorizar a avenida. “Eu estive em Salvador em abril do ano passado e tive a oportunidade de acompanhar o show de comemoração do aniversário da cidade, com Ivete, Caetano, Gil e Luedji Luna no Farol da Barra, e lá eu vi o sistema de transmissão de delay ao longo da orla, que a cada 30 metros tinha uma caixa de som com telão com torres de som e telões e ali pensei no Carnaval de BH e comentei com o Kerison Lopes, da Si Liga. Em seguida, a tradicional lavagem das escadarias é realizada e a música começa a ecoar pelo centro da cidade. Neste ano, o Ara Ketu, um dos mais importantes blocos afro de Salvador, será homenageado durante o cortejo, com o tema “Sou o Caçador da Alegria”.

10:00 Bailinho do Distrital – Carnaval para Crianças

  • Local: Distrital – R. Opala, s/n – Cruzeiro
  • Hora de início: 12 de fevereiro, das 10h30 às 15h
  • Atrações: Pé de Sonho + Charangueiras + Trupe Gaia e Pernafolia

Obs: Ingressos do Bailinho do Distrital permitem a entrada até às 15 horas. Mas o público pode ficar na festa até acabar, às 22h.

15:00 Baile do Distrital

Baile do Distrital

  • Local: Distrital – R. Opala, s/n – Cruzeiro
  • Hora de início: 12 de fevereiro, das 15h às 22h
  • Atrações: Baile do Maguá + Chama o Síndico + Me Beija que sou Pagodeiro

Ingressos: https://www.ingresse.com/bailedodistrital

Mais informações: https://www.instagram.com/bailedodistrital_/

Com atrações para todas as idades, o Baile do Distrital é a opção certa para quem quer curtir a segunda-feira de Carnaval, dia 12 de fevereiro. A programação começa voltada para as crianças, a partir das 10h30, com o Bailinho do Distrital. O line-up conta com shows de Pé de Sonho, pela primeira vez no evento, As Charangueiras e Trupe Gaia e Pernafolia. A partir das 15h, o Baile do Distrital traz apresentações do Baile do Maguá, Chama o Síndico e Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro, até às 22h.

Sucesso há oito anos na capital mineira, o evento é ideal para quem quer se divertir em família e também garantir o rolê com os amigos. “Blocos renomados animam a nossa folia, que é produzida para levar a alegria do Carnaval para todos. Trazemos grandes atrações para crianças, jovens e adultos. Um dia inteiro para curtir a cultura do Carnaval de Belo Horizonte, que vem conquistando o país todo”, ressalta Guilherme Rabelo, um dos sócios da Box. Bold Xperiences, responsável pelo evento.

Para a criançada não faltam opções para curtir e se divertir. Além dos shows, o evento oferece pintura facial, brincadeiras, charanga infantil, brinquedos infláveis com monitor e muito mais. Crianças com menos de dois anos não pagam e o espaço conta com fraldário, opções de alimentação saudável para os pequenos e tudo para garantir a folia de todas as idades.

Terça 13/fev

10:00 Bloco Funk You

O Funk You, bloco responsável por trazer o ritmo carioca para o Carnaval de Belo Horizonte se tornou um dos maiores da folia em BH. E para o desfile de 2024, uma grande novidade promete agradar os foliões. Para que todos possam ouvir as músicas em alto e bom som, o trajeto do desfile, que acontece na terça-feira, 13 de fevereiro, foi alterado. A concentração acontece às 10h, na Av. Amazonas, esquina com Rua São Paulo, e o cortejo segue descendo a via, passando pela Praça 7, com dispersão próximo a Praça Rui Barbosa. Neste ano, o  funk melody vai ser homenageado, com destaque ao saudoso representante MC Marcinho.

O bloco Funk You, que recentemente gravou o DVD em celebração aos sete anos de fundação, se diferencia pela dinâmica que empreende durante a folia. Os ocupam o trio elétrico com instrumentos de escola de samba, numa mistura contagiante de funk com ritmos brasileiros. O repertório é composto por hits dos anos 1990 até os dias atuais, além de canções autorais que já estão na ponta da língua dos foliões e disponíveis nas plataformas digitais.

 

12:00 Juventude Bronzeada

O Juventude Bronzeada começou com o sonho de três amigos. Eles formaram uma banda, de mesmo nome, em 2011, para tocar sucessos do axé dos anos 2000. “A gente começou a tocar pela cidade e coincidiu com o momento de ressurgimento do Carnaval de BH. E aí, todo mundo que ia aos shows ficava incentivando a gente a montar um bloco a partir da banda”, conta Rodrigo Boi, regente e fundador do grupo. Intitulado “Pra Gente Não Desgrudar”, o EP conta com três canções e está disponível em todas as plataformas digitais.

O grupo foi para as ruas em 2014, quando se juntaram para celebrar a música baiana e o axé dos anos 80 e 90. Ele foi criado com o mesmo nome, que reverencia a canção de 1975 “Juventude transviada”, de Luiz Melodia. Ele percorre a Avenida Assis Chateaubriand, no Floresta, na terça-feira de carnaval.  (@juventudebronzeada)

 

Blocos cancelados em 2024

Garotas Solteiras


O Garotas Solteiras saiu pela primeira vez em 2016, na segunda-feira de carnaval, que se tornou o dia oficial do desfile. Inspirado na diva pop Beyoncé, um grupo de amigos deu o nome do bloco a partir da tradução livre de um dos hit mais icônicos da diva, o “Single Ladies (Put A Ring On It)”. O bloco apoia as causas feministas e LGBTQIA+, por isso são marcados pelo respeito, liberdade e representação.

“O Garotas Solteiras não vai fazer seu cortejo de forma habitual em 2024, mas fiquem calmas não é um fim, é uma pausa que a gente está dando”, disse a regente Dani Ponce, na abertura do vídeo postado no instagram para trazer a público a notícia. A equipe informou que vai buscar financiadores para conseguir arcar com custos de produção e retornar com o bloco para as ruas.

Em uma sequência de falas, os organizadores explicam que o bloco cresceu muito e eles não estão preparados, contando somente com trabalhos voluntários,  para organizar a logística, com estrutura e segurança que um desfile desse porte exige. “O Garotas nunca planejou ser um bloco tão grande quanto ele se tornou. E ir pras ruas levando tanta gente, exige de nós um trabalho gigantesco nos bastidores”, continua Edu Ruas, vocalista e produtor.

Fotos: (Divulgação dos Blocos).

Posts Relacionados

Aulas de Cozinha Interativa do Senac neste sábado

A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte,...

Para o Dia da Ressaca, receita de Mocotó do Divino

A receita leva ingredientes de baixo custo que ainda...

Portugal recebe Fartura Brasil, primeira edição do ano

Desde 2017, o Fartura – Gastronomia do Brasil passou...

Vila Galé participa de roadshow na Espanha

A Vila Galé iniciou nesta segunda-feira (19) um roadshow...

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo em show gratuito

O Sesc Mesa Brasil Musical, projeto que une música...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui