De 22 a 26 de outubro, o público terá a chance de conhecer de perto duas embarcações científicas — uma da Marinha do Brasil e outra da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) — que estarão atracadas no píer do Museu do Amanhã especialmente para a Rio Ocean Week. A visitação é gratuita e acontece diariamente, das 9h às 18h, por ordem de chegada e limitada à capacidade de cada navio.
Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul (Marinha do Brasil)
Com mais de 65 metros de comprimento, essa embarcação atua em pesquisas que ajudam a conhecer melhor o oceano brasileiro. Tem como missão realizar levantamentos hidrográficos, oceanográficos, geodésicos, meteorológicos e serviço de sinalização náutica, a fim de contribuir para a segurança da navegação e apoiar as Operações Navais. O Cruzeiro do Sul já percorreu diferentes regiões da costa brasileira e agora abre suas portas para o público descobrir como funciona a vida a bordo de um navio científico da Marinha.
Inaugurado em 2020, é o primeiro navio oceanográfico universitário do Rio de Janeiro. Com laboratórios a bordo e espaço para a comunidade acadêmica, funciona como um verdadeiro laboratório flutuante, onde estudantes e pesquisadores desenvolvem projetos como o monitoramento dos ecossistemas marinhos. Com 30,5 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, o navio Prof. Luiz Carlos ultrapassa 250 toneladas, tem capacidade para navegar com 30 pessoas, bem como autonomia para permanecer até 15 dias no mar.
Rio Ocean Week 2025 – A semana do mar do Rio de Janeiro
De 22 a 26 de outubro de 2025, o Museu do Amanhã será palco da primeira edição da Rio Ocean Week, o maior movimento de sustentabilidade e cultura oceânica da América Latina. Conhecida como a “semana do mar”, a Ocean Week é uma iniciativa brasileira idealizada pela MídiaMar Comunicação em parceria com a Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), e une ciência, arte, cultura, educação e mobilização social em prol da sustentabilidade marinha. Mais informações: www.riooceanweek.com.br.