18.8 C
Belo Horizonte
qui, 22 janeiro 26

Brasil sedia campeonato internacional de “pular corda”

A edição 2026 do maior evento multiesportivo da América Latina abre espaço para o jump rope, que realiza, na ocasião, importante disputa, reunindo cerca de 200 atletas de mais de seis países 

A edição 2026 do Arnold Sports Festival South America, organizado pela empresa Savaget Group, já tem data e local definidos: será realizada entre os dias 24 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Considerado o maior evento mutiesportivo da América Latina, englobando, ainda, feira de nutrição esportiva e de equipamentos fitness, além de congressos com foco em saúde e bem-estar, ele abre espaço para modalidades inusitadas, com potencial para atrair uma legião de novos fãs. É o caso do jump rope, que nada mais é que pular corda.

O que para muitos é algo lúdico, em países como China, Índia, México, Colômbia e até mesmo Brasil, trata-se de um esporte com plasticidade e precisão técnica que enchem os olhos de qualquer torcida. Esse ano, o Arnold Sports Festival South America será palco de importante campeonato internacional da modalidade, reunindo cerca de 200 atletas de mais de seis países, nos dias 25 e 26 de abril, entre 10h00 e 18h00.

As disputas serão em quatro categorias, divididas por sexo e idade: speed, double unders, freestyle e double dutch. A primeira é uma prova individual, em que os competidores têm que executar o máximo de pulos em até 30 segundos. A segunda tem a mesma dinâmica, com a diferença de que a corda passa duas vezes por baixo dos pés a cada salto, exigindo ainda mais velocidade e coordenação. A terceira pede movimentos específicos e até acrobáticos durante os pulos, que são avaliados através de notas pelos árbitros, como ocorre na ginástica artística. A quarta é uma disputa em grupo (três a seis pessoas), executando uma coreografia enquanto pulam, também avaliadas pelos árbitros, como na freestyle. Além do campeonato, haverá um show, com apresentações dos países, envolvendo a turma do double dutch e das cordas individuais.

A divisão dos atletas por idade vai de menores de dez anos (sub 10), passando pelo sub 15, sub 20, sub 30, master (entre 31 e 40 anos), até sênior (a partir de 41 anos). “Ainda que abrace atletas de diferentes idades, inclusive crianças, o jump rope costuma atrair mais jovens, entre 16 e 25 anos”, diz Iara Ito, presidente da Confederação Brasileira de Double Dutch e Jump Rope.

 A dirigente lembra que o Brasil já tem expressão mundial no esporte. Em outubro do ano passado, o atleta Yuri Almeida, de 16 anos, paulista de São José do Rio Preto, venceu um festival internacional da modalidade, na Colômbia, na categoria speed, que reuniu mais de 150 atletas. Ele será um dos representantes brasileiros na disputa marcada para abril, no Expo Center Norte.

Novidades

Segundo Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group, o Arnold Sports Festival South America pretende abrir cada vez mais espaço para tudo que é novidade no cenário esportivo, capaz de cativar os visitantes, como o jump rope. A modalidade tem pouco mais de 60 anos, tendo surgido na década de 60, nos Estados Unidos. É uma “jovenzinha”, comparado ao futebol moderno, que possui mais de 160 anos, já que nasceu com a fundação da The Football Association (FA), em 1863, na Inglaterra.

A ideia é também dar visibilidade para hábitos saudáveis a partir do esporte. “Essa diversificação de modalidades, relativamente novas, faz parte de nossos esforços para apresentar ao público crescente do evento, formas interessantes de entretenimento focadas no bem-estar”, afirma Ana Paula. “Pular corda, por exemplo, mesmo quando não existe a pretensão atlética, é um dos melhores exercícios para dar um upgrade no condicionamento cardiorrespiratório”.

A edição 2025 do Arnold Sports Festival South America, também no Expo Center Norte, recebeu público superior a 105 mil pessoas, em três dias. A feira, que abrigou acima de 200 marcas expositoras, foi visitada por mais de 22 mil lojistas e proprietários de academia, gerando um bilhão de reais em negócios. A expectativa é que a edição 2026 mantenha esse ritmo.

Sobre a Savaget Group. Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país. O Arnold Sports Festival South America, que completou dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de adeptos de hábitos saudáveis.

Arnold Sports Festival South America 2026

Data: 24,25 e 26 de abril

Local: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP).

Horários: entre 10h e 20h (sexta e sábado), entre 10h e 18h (domingo)

Patrocínios nutrição esportiva: Inegralmédica, Max Titanium, Panatta, Smart Fit, Champion Watch, NaturalPraPet, Shark Pro Suplementos e Berzerek.

Patrocínios fitness: ABC Evo, Panatta, Buckler e Cimerian.

Patrocínios Pet Health: NaturalPraPet. Cipet e Escola Paulista de Medicina Veterinária.

Mais informações

Site: https://arnold.savagetgroup.com.br// CANAL TAMBÉM DE CREDENCIAMENTO PARA O EVENTO

 

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Tio Paulinho e Tio Elétrico animam o “Abre Alas” infantil

Prepara a fantasia, separa os confetes e a purpurina...

Campanhas partidárias em 2026 terão veiculação restrita

Diferentemente dos anos anteriores, as campanhas partidárias de 2026...

Vinícola Garibaldi celebra 95 anos de união e inovação

Trajetória iniciada por 73 cooperados atravessa quase um século,...

Mostras da Universo Produção abrem calendário audiovisual em MG

A Petrobras é a nova patrocinadora do Cinema Sem Fronteiras...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui