O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança nesta segunda-feira (19/1) a websérie que reúne os finalistas, os vencedores e as vencedoras do Encontro da Música Mineira, projeto que teve sua primeira edição entre setembro e dezembro de 2025. Os episódios já estão disponíveis na landing page oficial.
Segundo o Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, Nadim Donato, “assim como todo o Encontro da Música Mineira, a série busca ampliar a visibilidade dos artistas e aproximá-los do público e do mercado. Os episódios revelam a riqueza da nossa cultura e de nossos artistas, compartilhando suas origens, seus processos criativos, suas inspirações e como o Movimento Clube da Esquina – homenageado na primeira edição do Projeto – dialoga com a construção de cada trajetória”.
Conteúdo da websérie
A produção conta com 26 episódios, que apresentam os seis trabalhos vencedores da modalidade Descoberta e as 20 pessoas finalistas da modalidade Valorização. As gravações ocorreram entre 1º e 4 de dezembro, durante os ensaios no Premium Studio para as apresentações finais no Sesc Palladium, e também durante o workshop sobre carreiras musicais, realizado pela produtora Sonastério nos dias 1º, 2, 8 e 9 de dezembro.
Primeira edição
Lançado em setembro de 2025, o Encontro da Música Mineira recebeu 379 inscrições de artistas de todo o estado e foi dividido em duas modalidades: Valorização e Descoberta. A iniciativa celebra a riqueza cultural de Minas Gerais e busca revelar e reconhecer intérpretes, compositoras e compositores residentes no estado.
Na modalidade Descoberta, destinada a artistas que desejam iniciar ou consolidar sua trajetória no mercado musical, seis nomes foram premiados em novembro – três na categoria Interpretação e três na categoria Composição. Os vencedores e as vencedoras receberam como prêmio um workshop presencial no Estúdio Sonastério, além de cursos on-line e mentorias oferecidas pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI).
Já em 5 de dezembro, as 20 pessoas finalistas da modalidade Valorização — dez intérpretes e dez compositores ou compositoras — subiram ao palco no Grande Teatro do Sesc Palladium, acompanhadas por uma banda formada por Arthur Martau, Frederico Heliodoro, Júlia Guedes e Natália Mitre. Suas performances foram avaliadas por um júri técnico e pelo público presente.
No dia 6 de dezembro, a produção do evento anunciou os campeões e as campeãs da noite anterior. Na categoria Composição, a cantautora, atriz e ensaísta Déa Trancoso, de Belo Horizonte, conquistou o primeiro lugar com a canção Corpo Utópico. Anna Pêgo (com Fim ou Começo) e Felipe Bedetti (com Samba Gerais) ficaram em segundo e terceiro lugares.
E na categoria Interpretação, o destaque foi Lu Mosqueira, de Sabará, com San Vicente, de Fernando Brant e Milton Nascimento. Em seguida, vieram Ciro Belluci (com a Canção Amiga, poema de Carlos Drummond de Andrade musicado por Milton) e Diana Maria (com Viver de Amor, de Toninho Horta e Ronaldo Bastos).
O encerramento contou ainda com o show Salve o Clube da Esquina!, que trouxe arranjos inéditos do Grupo Cobra Coral e participações especiais de Marilton Borges, Rodrigo Borges, Toninho Horta e Wagner Tiso.