27.4 C
Belo Horizonte
seg, 26 janeiro 26

Volmir Cordeiro leva a BH reflexões sobre corpo e espaço público

Belo Horizonte recebe, entre os dias 26 e 28 de janeiro, um dos nomes mais relevantes da dança contemporânea brasileira e europeia. É a primeira vez que o bailarino e coreógrafo Volmir Cordeiro, radicado em Paris, compartilha seus conhecimentos com o público da capital mineira. Ele integra a programação da 16a edição do Verão Arte Contemporânea com a Oficina de Dança “Compartilhando práticas abertas: 3 ou 4 exercícios para estremecer junto”, e o bate-papo aberto ao público no dia 27 de janeiro, terça-feira, às 19 horas, no no CRDança Belo Horizonte – Teatro Marília (Avenida Professor Alfredo Balena, nº 586, no bairro Santa Efigênia). A entrada é gratuita com classificação 18 anos.

Reconhecido internacionalmente por criações que investigam corpos marginalizados, gestos cotidianos e a ocupação poética do espaço urbano, Volmir Cordeiro desenvolve uma pesquisa singular. Seus trabalhos circulam por festivais e instituições de referência na Europa e no Brasil, consolidando uma trajetória que articula criação artística, pensamento crítico e formação.

Em Belo Horizonte, o artista realiza um encontro direto com estudantes, profissionais da dança, artistas de diferentes áreas e público interessado, compartilhando métodos de criação e reflexões que atravessam temas centrais do nosso tempo: identidade, visibilidade, exclusão, presença e resistência. “Volmir Cordeiro traz para este encontro seus princípios de criação: a expressividade do rosto e do olhar, a urgência de existir para o outro, a potência que nasce dessa relação e a profusão de palavras e imaginários,” explica Ione de Medeiros, idealizadora e curadora artística do Verão Arte Contemporânea e co-fundadora do GOM Grupo Oficcina Multimédia.

Para além da Oficina, Volmir realiza um bate papo gratuito e aberto a interessados no dia 27/01, terça-feira, às 19h, amplia essa experiência formativa alinhada à democratização do acesso à cultura ao abrir espaço para diálogo com o público, abordando sua trajetória entre Brasil e França, os bastidores de suas obras e o papel da dança contemporânea na leitura crítica das cidades e das relações sociais.

16º VAC – Verão Arte Contemporânea

O evento que teve início no último dia 17 e que segue até o dia 31 de janeiro de 2026, Belo Horizonte sedia a 16ª edição do Verão Arte Contemporânea (VAC). Com entrada gratuita e duração de 15 dias, o festival oferece atividades em teatro, dança, música, artes visuais, cinema e literatura, o Verão Arte Contemporânea oferece oficinas presenciais, feira de livros, exposições e mostras de filmes. Idealizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM) – coletivo teatral com 48 anos de trajetória ininterrupta, sob a direção artística de Ione de Medeiros e com produção de Jonnatha Horta Fortes e Henrique Torres Mourão, o VAC 2026 reafirma sua posição como um território de pensamento e resistência cultural.

“O VAC busca refletir os tempos em que vivemos, abrindo espaço para o estímulo à reflexão e criatividade”, destaca Ione de Medeiros, diretora artística do festival, lembrando que o foco do evento sempre esteve em incentivar experimentações artísticas locais e projetar Belo Horizonte como polo cultural.

Ela acrescenta: “Nesta edição, reafirmamos a importância do incentivo à formação a partir do fomento à aquisição de novos conhecimentos por meio de pesquisas e vivências diversificadas. Queremos que o contato direto entre professores, artistas e o público possibilite uma verdadeira oportunidade de descoberta e troca de experiências”.

Viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Edital n.º 11/2024, número ID 4453 –, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais/Governo de Minas Gerais, e é realizado por meio do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O VAC conta também com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Odeon. A atividade integra o Terça da Dança e o Circuito Municipal de Cultura. O projeto tem, ainda, o apoio do PROGRAMA FUNARTE ABERTA 2025 – OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS DA FUNARTE.

Serviço

16.º VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA – VAC 2026

Home


EVENTO GRATUITO
Data: 17 a 31 de janeiro de 2026
Locais: Funarte MG, Teatro Marília, Cine Humberto Mauro, CRDança Belo Horizonte, Cine Santa Tereza e Instituto Pedro Moraleida
Entrada: Gratuita (com retirada de bilhetes para cinema e inscrições prévias para oficinas)
Informações e Inscrições: Link e Link

Bate-papo aberto ao público com Volmir Cordeiro
Data: 27 de janeiro, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: CRDançaBH – Teatro Marília (Avenida Professor Alfredo Balena, nº 586, no bairro Santa Efigênia)
Classificação: 18 anos

Entrada: gratuita (sujeita à lotação)

Cenario Minas
Cenario Minashttps://cenariominas.com.br
Revista Cenário's ou (Portal Cenário Minas) é uma revista digital de variedades que destaca a vida na capital nas suas mais diferentes vertentes: sociedade, comportamento, moda, gastronomia, entre outros temas. A publicação digital se notabiliza pela absoluta isenção editorial e por praticar um jornalismo sério, correto e propositivo, cuja credibilidade e respeito ao leitor são seus apreços primordiais.

Posts Relacionados

Interior de Minas atrai investidores e vive ciclo imobiliário

João Monlevade registra valorização de até 8% ao ano...

Projeto Esporte na Cidade leva esporte ao interior de MG

Iniciativa oferta aulas gratuitas de iniciação esportiva nos municípios...

Carnaval impulsiona vendas e reforça economia de BH

O Carnaval de rua de Belo Horizonte chega a...

Corrida Mano Down na Pampulha celebra inclusão com Então Brilha

Com participação do bloco Então Brilha, evento une esporte,...

Chef Leo Paixão é atração do primeiro Robata Fest no Okinaki

Na quinta-feira, 5 de fevereiro, a cena gastronômica de Belo...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui