22.5 C
Belo Horizonte
qui, 01 janeiro 26

Cristiano Machado: trânsito alterado para obra de viaduto

A Prefeitura de Belo Horizonte fará, de 21h desta terça-feira (1º) até 5h de quarta-feira (2), intervenções no cruzamento das avenidas Cristiano Machado e Saramenha, no Bairro Guarani, para içamento de vigas para construção de novos viadutos. Faixas de pano e placas foram colocadas para orientar motoristas e pedestres na região. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar) vão monitorar a região.

Intervenções

– A partir das 21h de terça-feira (1º) será realizada interdição de uma faixa da Cristiano Machado, nas proximidades com a Saramenha, no sentido bairro/Centro.

– A partir das 22h de terça, até 5h de quarta-feira (2), o trecho será interditado totalmente no sentido bairro/Centro.

Desvio

O tráfego será desviado para a pista oposta (sentido Aeroporto de Confins), que também funcionará em contrafluxo. Uma faixa (da esquerda) da pista sentido Aeroporto de Confins será destinada aos veículos do fluxo desviado (sentido bairro/Centro). Duas faixas serão destinadas ao fluxo original (Centro/bairro).

As intervenções serão devidamente sinalizadas. Após a conclusão do içamento das vigas, o fluxo de veículos volta ao normal.

Embora as interdições mantenham o trânsito compartilhado em cada sentido, como opção, os motoristas poderão fazer o seguinte desvio:

– Sentido Aeroporto de Confins: Cristiano Machado, Saramenha, Avenida Joaquim Clemente, Rua Ouricuri, Cristiano Machado. O desvio alternativo, sentido Centro, será indicado por faixas de tecido como opção na Cristiano Machado, antes do estreitamento da obra.

– Sentido bairro/Centro: Cristiano Machado, Rua Coronel Joaquim Tibúrcio, Rua Aguinaldo Bicalho Ervilha, Rua Laura Brito Farias, Rua Nair Pentagna Guimarães, Rua Paulo de Couto e Silva, Praça Pedro Lage, Rua Guilherme Rangel Corrêa, Avenida Waldomiro Lobo, Cristiano Machado.

Entenda as obras

A Prefeitura iniciou no 1º semestre de 2024 as obras de implantação de viaduto na interseção da Cristiano Machado com Saramenha, além de adequações na circulação e intervenção no sistema viário. Este será o terceiro trecho das obras de mobilidade urbana no Vetor Norte executadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Serão investidos neste empreendimento aproximadamente R$ 29,2 milhões, com recursos do Corporação Andina de Fomento e dos Recursos Ordinários do Tesouro (ROT). A  segunda alça dos viadutos, no cruzamento com a Waldomiro Lobo, foi liberada para o trânsito.

A Avenida Saramenha é classificada como uma via coletora e exerce papel articulador em conjunto com as demais interseções da Cristiano Machado. O novo viaduto possibilitará que os veículos vindos da Saramenha acessem a pista da Cristiano Machado, sentido Centro da cidade, com mais segurança e facilidade.

As obras são necessárias para aumentar a capacidade de tráfego da Cristiano Machado, melhorando a acessibilidade aos bairros cortados pela avenida. A possibilidade de dispensa de semáforos vai evitar congestionamentos e eliminar gargalos nos corredores. A previsão é que o viaduto seja concluído no primeiro semestre de 2026.

Posts Relacionados

Câmara de Itabirito fecha 2025 com economia de R$ 1,5 milhão

Gestão 2025 encerra o ano com balanço positivo: tecnologia...

Hospital Felício Rocho realiza sua primeira cirurgia robótica

O procedimento menos invasivo agrega mais segurança, assertividade e precisão, além...

Temperatta acompanha mudanças no consumo de especiarias no Brasil

Empresa mineira desenvolve produtos seguindo as principais tendências do mercado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui