Muita gente já ouviu falar no “Caminho de Santiago”, que ficou muito popular com o livro de Paulo Coelho, vendido em vários países. Mas esta trajetória, que para alguns virou uma referência turística, também serviu de inspiração literária e incentivou uma verdadeira jornada de autoconhecimento. A Psicopedagoga mineira Suely Quaresma lança em Belo Horizonte o livro “Santiagrama – caminho de Santiago e eneagrama, mapas e passos para a transformação pessoal” no sábado (20), a partir das 11h, no Café Com Letras – Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi. Na ocasião haverá um bate-papo com a autora e sessão de autógrafos.
Suely é formada em Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia e Ciência da Religião. Atua há mais de duas décadas nas áreas da educação e do desenvolvimento humano. Sua trajetória inclui formações em Psicanálise, Contoterapia, Programação Neurolinguística (PNL) e Constelação Familiar, além de certificações como Analista Comportamental DISC e Facilitadora em processos de autoconhecimento por meio do Eneagrama das Personalidades — saberes que enriquecem sua abordagem sensível, profunda e integrativa.
Em sua primeira obra literária, ela fala do encontro entre duas trilhas sagradas: o Caminho de Santiago, com sua paisagem simbólica e espiritual e o Eneagrama, com sua sabedoria milenar sobre a alma humana.
Caminhar por Santiago foi, para Suely, mais do que uma simples travessia — um mergulho profundo em seu interior. A cada passo guiado pela fé, o silêncio e a escuta interna que o Eneagrama desperta, foi desvendando a vida da autora, os contornos da alma e, com eles, um chamado a compartilhar.
“Descobri que meu propósito de vida é inspirar outras pessoas a se reconectarem com quem realmente são. Acredito que o autoconhecimento é um ato de amor e coragem, uma chave para uma vida mais saudável, plena e equilibrada. E o Eneagrama, nesse caminho, tem sido meu guia mais precioso”, revela Suely.
Neste livro, a autora registra os aprendizados que floresceram enquanto caminhava, se observava e escutava os sinais . Com uma linguagem acessível e entrelaçada de imagens simbólicas, há reflexões sobre os nove tipos do Eneagrama, seus medos, desejos, forças e desafios.
Há ainda as cidades e vilarejos do Caminho de Santiago e de outros caminhos no solo brasileiro, sob uma lente simbólica, assim como histórias — reais e poéticas — de peregrinos que buscam sentido, pertencimento e reconciliação.
O público vai se identificar com as histórias do livro e mesmo aqueles que nunca foram a Santiago levam para suas vidas as reflexões necessárias para planejar e viver da melhor maneira possível: com fé, sabedoria, ânimo e coragem. Participe do bate-papo com a autora, leia o livro e caminhe com suavidade e a leveza que a vida nos pede…vale a pena!
