O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza a oficina As Áfricas que o Brasil Dança, entre os dias 13 e 17 de outubro, das 14h às 17h30, em Belo Horizonte. A atividade, ministrada por Negona Dance, acontece na Sala Vinho do Teatro UFMG e no Centro Cultural Lá da Favelinha, como parte do Projeto Sesc Dramaturgias.
Com 25 vagas disponíveis, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de outubro, pela plataforma Sympla, neste link. A oficina propõe uma imersão no corpo-funk como campo de saber, investigação e transformação social, reconhecendo a dança como expressão coletiva e ferramenta de afirmação identitária nas favelas brasileiras.
A iniciativa conecta juventudes e territórios, valorizando a dança como linguagem urbana em constante diálogo com o funk e os estilos “da quebrada”. Cada gesto e movimento carrega técnica, vivência e potência criativa, idealizando novos horizontes a partir da realidade periférica.
Criado há 27 anos pelo Departamento Nacional do Sesc, o Projeto Sesc Dramaturgias fomenta espaços de formação, experimentação e intercâmbio artístico em todas as regiões do Brasil. Em 2025, a programação inclui cinco oficinas nas áreas de encenação, produção, dança e circo.
A atividade As Áfricas que o Brasil Dança dá continuidade à aproximação do Projeto com cursos de Artes Cênicas em Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e o Centro Cultural Lá da Favelinha.

Oficina – As Áfricas que o Brasil Dança
Data: 13 a 17 de outubro
Horário: das 14h às 17h30
Locais: Sala Vinho do Teatro UFMG e Centro Cultural Lá da Favelinha
Inscrições: Gratuitas até 12/10 pela plataforma Sympla neste link (Vagas limitadas)
Horário: das 14h às 17h30
Locais: Sala Vinho do Teatro UFMG e Centro Cultural Lá da Favelinha
Inscrições: Gratuitas até 12/10 pela plataforma Sympla neste link (Vagas limitadas)