Festival itinerante busca artistas e grupos mineiros de teatro, circo e dança para apresentações gratuitas em cinco cidades ao longo de 2026
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, abre inscrições para grupos e artistas de teatro, dança e música residentes em Minas Gerais e que tenham interesse em participar da segunda edição do TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas. As propostas podem ser enviadas até o dia 14 de dezembro pelo formulário deste link.
A iniciativa tem como objetivo fomentar a circulação de espetáculos e oficinas, promovendo atividades em cidades que não possuem unidades do Sesc. Toda a programação será gratuita e realizada em espaços públicos abertos, como incentivo à ocupação artística das ruas e à aproximação com diferentes públicos.

Em 2026, quatro grupos ou artistas que passarem por seleção por meio do chamamento público, além de um grupo homenageado, se apresentarão em cinco cidades mineiras nos meses de abril, junho, julho, agosto e setembro. Mais informações estão disponíveis no site https://mais.sescmg.com.br/ trupi.
Em sua estreia (2024/2025), o TRUPI reuniu cerca de 8.200 pessoas nas cidades de Belo Horizonte, Manhuaçu, Leopoldina, Itajubá e Muzambinho, levando apresentações de Cia Bando, Trampulim, 1º Ato e Mambembe Teatro de Rua. O grupo homenageado foi o Ponto de Partida.