Revista Cenário Minas

Savassi Festival: Jazz e instrumental com 50+ atrações

Entre 23 e 29 de junho, o Savassi Festival ocupa Belo Horizonte com uma ampla programação de shows, palestras e workshops com o patrocínio do Instituto Unimed-BH. O evento reúne mais de 50 atrações do Brasil e do mundo, reafirmando a força do jazz e da música instrumental por oito espaços da capital mineira. Entre os destaques, estão nomes como Joyce Moreno (BR), Ryan Keberle (EUA), Sima Mashazi (África do Sul) e Oran Etkin (EUA).

Neste ano, o festival ocupa o Conservatório UFMG, Idea Casa de Cultura, Clube de Jazz do Café com Letras, Café com Letras, Ototoi, Livraria da Rua, Praça Floriano Peixoto e Praça Silva Guimarães. A programação conta com diversas atividades gratuitas, como os ensaios abertos, antes dos shows no Clube de Jazz do Café com Letras, e as atrações dos palcos Jazzinho e Mulheres na Música Instrumental, na Praça Floriano Peixoto.

Além disso, o festival também traz novidades gratuitas. Este ano, inaugura parceria com o Simpósio Mulheres na Música, promovendo bate-papos e palestras no Conservatório UFMG, e volta a associar shows a lançamentos de livros, estabelecendo conexões entre as linguagens, na Livraria da Rua e no Café com Letras.

FESTIVAL PLATAFORMA SAVASSI

Em sua 23ª edição, o Savassi Festival consolida-se como uma plataforma de desenvolvimento musical que se estende por todo o ano. O edital Jovens Talentos do Jazz, hoje realizado pelos principais festivais e clubes de jazz do Brasil, e o Jazz Remixed, que revela novos talentos da discotecagem, já movimentaram a cena e anunciaram os vencedores deste ano, que agora se apresentam no festival.

No Jovens Talentos do Jazz, venceu o guitarrista pernambucano Waleson Queiros, com sua música que transita entre o jazz contemporâneo e as raízes sonoras do Nordeste. Ele se apresenta no sábado (28), no Clube de Jazz do Café com Letras.

Do Jazz Remixed, dois vencedores de 2025 trazem sets potentes ao Ototoi, novo espaço do Festival: DJ Jampa, de São Paulo, e DJ Guimyts, de Belo Horizonte. Além deles, outros diversos nomes que já passaram pelo edital se apresentam na edição.

Para além dos editais, em maio, o projeto iniciou uma extensa trajetória de formação com o Estúdio de Portas Abertas, que promove uma atração em estúdios de gravação em Belo Horizonte, e com o workshop Risca – Uma introdução à discotecagem, novidade deste ano voltada para mulheres e o público LGBTQIAP+.

Já a TRAMA é um treinamento e residência artística que prepara músicos para atuarem de forma autônoma e assertiva. Este ano será a terceira edição, com cinco dias de duração, para quem fez a inscrição anteriormente. Outra novidade na edição 2025 do Savassi Festival, o workshop de Flora Guerra vai apresentar conceitos básicos do processo de sonorização e de engenharia de áudio. Serão disponibilizadas 15 vagas e as inscrições deverão ser realizadas pelo site ( www.savassifestival.com.br ).

Após a conclusão do festival, a plataforma continuará movimentando Belo Horizonte com diversas atividades, como a Escola do Jazz e o Jazzinho em outubro, com atrações externas para a infância. Além disso, o Palco Nova Onda fará parte fixa da programação do Café com Letras, com nomes que renovam a cena musical.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL

Clube de Jazz do Café com Letras – Shows e Ensaios Abertos

O local receberá shows de grandes nomes, que promoverão ensaio aberto gratuito e aberto ao público horas antes da apresentação. Entre eles, está Ricardo Silveira, um dos principais guitarristas brasileiros, com trabalhos ao lado de ícones como Milton Nascimento, que se apresenta na segunda (23) . Na terça (24) , Paulo Santos apresenta o repertório do álbum Chama, tocando diversos instrumentos, produzidos, não ocasionais, que são a marca do músico.

Da África do Sul, Sima Mashazi se apresenta no clube na quarta-feira (25) , trazendo composições autorais e clássicos atemporais do jazz e da música tradicional sul-africana. No Palco UFMG, também na quarta, o guitarrista Thiago Caldas, um dos selecionados do Prêmio Jovem Instrumentista 2023, apresenta composições autorais com influências da música mineira.

Oran Etkin, eleito o clarinetista número 1 em ascensão na pesquisa da crítica da revista DownBeat, e Jimmy Duchowny, baterista californiano que já tocou com grandes músicos do mundo inteiro, encontram-se no palco na quinta-feira (26), reunindo influências musicais desde seus países de origem até a música brasileira.

Na sexta (27) , o espaço recebe mais um intercâmbio musical: Ryan Keberle Coletivo do Brasil, grupo formado pelo trombonista nova-iorquino Ryan Keberle e os músicos paulistas Paulinho Vicente, Felipe Silveira e Felipe Brisola. O trio reinventa canções de compositores fundamentais da MPB como veículos para o jazz contemporâneo.

Após se apresentar com sua banda Collectiv do Brasil, Ryan Keberle volta a se apresentar no sábado (28) de forma gratuita na pracinha do clube. O trombonista e compositor já fez turnês com Sufjan Stevens e acompanhou estrelas do soul como Alicia Keys e Justin Timberlake. Mais tarde, ele também é participação especial do show do cubano Néstor Lombida, acompanhado pela Big Band do Clube.

No mesmo dia, o Clube recebe Waleson Queiros, vencedor do Jovens Talentos do Jazz, seguido de Bruno Migotto & O Instituto, que reúne sete músicos de São Paulo em um processo criativo colaborativo. O grupo apresenta seu álbum de estreia, homônimo, que explora a improvisação e diferentes possibilidades rítmicas de composição, como a polirritmia e a modulação métrica.

Café com Letras – Shows e lançamento de livro

Na segunda (23) , o palco Nova Onda ocupa o Café com Letras com artistas da nova geração que refrescam a cena e combinam diversos gêneros musicais. A pianista e compositora Júlia Guedes, neta de Beto Guedes, apresenta seu primeiro disco que une sofisticação e desvantagens e Cruvinel traz ao palco sua voz suave e ritmada que conquistou a cena boêmia de Belo Horizonte.

Na terça (24) , o espaço recebe o Palco UFMG, com Silvia Neiva em um show especial em formato de quarteto, dedicado a Dani Gurgel e Vanessa Moreno. Ela explora o canto scat, a improvisação e a sofisticação rítmica e harmônica. No mesmo dia, Daniel Faria chega com seu show Influências, que evidencia as influências diversas dos artistas, de João Donato a Alfa Mist.

Duas atrações do Palco UFMG serão apresentadas na quarta-feira (25) . O Sax Quartet tem sua estreia no Savassi Festival, contemplando compositores como Moacir Santos, Louis Armstrong e Hermeto Pascoal. Formado por alunos da UFMG e com raízes também no Conservatório de Tatuí, o Tatubelo Quinteto navega por diferentes vertentes rítmicas do jazz e da música instrumental.

Dois saxofonistas de Belo Horizonte se apresentam em formato quarteto na quinta-feira (26) : Vinícius Mendes, com álbuns lançados no Brasil e no exterior, e Chico Amaral, responsável por muitos sucessos da banda mineira Skank.

Davi Desmolins Trio abre a noite na sexta (27) , no Palco UFMG, com clássicos da música brasileira de nomes como Djavan, Milton Nascimento e Maria Rita. A programação segue com uma homenagem ao célebre pianista brasileiro João Donato.

No sábado (28) , o Café com Letras recebe o lançamento do livro “O Idiomatismo Composicional de Juarez Moreira”, de Gustavo Bracher, doutor e mestre em música pela UFMG e reconhecido por seu trabalho ao lado do violonista. A programação segue com a apresentação do Quarteto Gustavo Bracher, que explora a guitarra elétrica nas vertentes do fusion, jazz e rock instrumental.

À noite, o sábado ganha sets eletrizantes com DJs que passaram pelo Jazz Remixed. DJ Lee celebra a música brasileira com recortes que vão da era de ouro da MPB às fusões contemporâneas com jazz, soul e afrobeat, e DJ Jay Bila uma elegante do jazz com o groove do funk.

Ototoi – Discotecagens

O espaço, novo no Savassi Festival, recebe discotecas, a partir de sexta-feira (27) . DJ Xaber , uma onda perfeita para quem quer descobrir novos horizontes sonoros, abre a programação. O vencedor do Jazz Remixed 2025, reconhecido por sets realizados exclusivamente com discos de vinil, DJ Guimyts, se apresenta na sexta. Pioneiro na cena eletrônica da capital, DJ Leo Mille fecha a noite com uma viagem pelo jazz, soul e deep house.

DJ Fausto inicia a programação de sábado (28) , com destaque para a música negra e suas vertentes, além da música brasileira. Após passar por diversos festivais e clubes do Brasil e do mundo, a DJ Carla Elektra chega ao Savassi Festival com sets que vão do house ao techno. Premiado por duas vezes na Fundação Cultural Grammy Latino, DJ Jampa fecha a noite criando pontes entre a cultura do hip hop e a tradição instrumental.

Conservatório UFMG – Formação e reflexão

O espaço sede, de segunda (23) a sexta (27), o TRAMA – Treinamento e Residência Artística para Músicos Independentes, programado por Glaw Nader. A atividade gratuita necessita de inscrição prévia. De quinta (26) a sexta (27), o III Simpósio Mulheres na Música promove discussões e aponta perspectivas para fortalecer a representatividade feminina na área musical. O simpósio conta com palestras de Sima Maschazi e Dani Gurgel.

Livraria da Rua – Show e lançamento de livro

No sábado (28) , Glaw Nader lança seu livro “Entre o Samba e o Jazz: a improvisação vocal em Copacabana dos anos 50 a 70”, fruto da pesquisa de mestrado da artista, dedicado ao estudo da improvisação vocal brasileira. Após o lançamento, enquanto a publicação pública, Glaw Nader se apresenta ao lado de seu quarteto com o show “Sambajazz Griô”, uma extensão da pesquisa, revelando os caminhos da voz como instrumento e da improvisação como linguagem criativa e histórica da música brasileira.

Ideia Casa de Cultura

Na segunda (23) , Evan Megaro, no piano, e Alexandre Braga, na flauta, apresentam a aula-concerto “O Jazz em Perspectiva”. No sábado (28) , Shira Ouziel e Alberto Fernandes conduzem uma apresentação musical cênica para crianças baseada em uma história verdadeira sobre o escritor Franz Kafka, com obras de Schumann, Tchaikovsky, Bach e Bartók.

Praça Floriano Peixoto – Shows gratuitos

A música ocupa a Praça Floriano Peixoto a partir de sábado (28) , no Palco Instituto Unimed-BH Jazzinho, com uma programação especialmente pensada para crianças. Formado pelas irmãs Flávia, Lúcia e Marina Ferraz, o grupo Amaranto apresenta seu show “Amaranto para Crianças”, com canções das discotecas “Três Pontes”, “A Menina dos Olhos Virados” e “O Menino das Cem Palavras”. O clarinetista estadunidense Oran Etkin também traz seu show “Timbalooloo”, especial para o público infantil.

No domingo (29) , a praça recebe o Palco Instituto Unimed-BH Mulheres na Música Instrumental. A pianista, cantora e compositora carioca Claudia Castelo Branco homenageia um dos maiores compositores brasileiros, Sivuca. Músicos de Israel, Sérvia e Brasil se encontram na banda Voilà Klezmer para celebrar a música judaica e instrumental.

Ainda no mesmo dia, a célebre cantora, compositora e instrumentista Joyce Moreno sobe ao palco com uma bagagem extensa de 34 CDs, quatro periodicidades ao Grammy Latino e cerca de 400 composições gravadas por ícones como Annie Lennox, Ney Matogrosso e Elis Regina.

Fechando a programação do Savassi Festival, Glaw Nader se apresenta ao lado dos participantes da residência artística TRAMA, compartilhando com o público a força do projeto. O show conta com a participação da cantora sul-africana Sima Mashazi e do contrabaixista alemão Martin Zenker.

SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais relacionados à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, por meio de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.

SERVIÇO

Festival da Savassi

23 a 29 de junho

Programação completa: https://www.savassifestival.com.br/home/

Sair da versão mobile