Revista Cenário Minas

Regina Souza lança novo álbum no dia 16 de agosto

A mineira Regina Souza anuncia o lançamento de um projeto totalmente autoral que explora as raízes da música brasileira, incorporando ritmos como ijexá, baião, samba, baladas e valsa. O trabalho reflete as experiências da artista capturadas por meio de uma perspectiva poética, reunindo uma variedade de temas e elementos que representam sua trajetória e percepção do mundo ao seu redor.

As três primeiras faixas do álbum, lançadas nos meses de maio, junho e julho, anteciparam trechos do disco, que chega agora inteiro nas plataformas digitais. “Vista seu santo”, “Por você”, ambas da compositora, e “Quero andar com você”, uma parceria com Zeca Baleiro, que também participa da faixa, são as canções escolhidas para antecipar um pouco deste trabalho ao público.

“Vista seu santo” foi inspirada em uma fala do Preto Velho Vovô Pedro sobre a importância de cada pessoa vestir seu santo e assumir a proteção de um guia. “Por você”, uma balada sobre o amor. “Quero andar com você”, parceria de Regina com Zeca Baleiro, fala sobre estar bem mesmo quando se está sozinho.

Quero andar com você” é a segunda parceria da artista com Zeca Baleiro. “Quando comecei a compor essa música, a inspiração que tive me remeteu a uma de suas canções. Quando entendi isso, achei melhor pedir para que ele continuasse”, destaca a compositora. “A Regina me ligou dizendo que tinha começado uma música inspirada na melodia de “Telegrama”, que é o meu maior sucesso. E me perguntou se eu podia fazer a segunda parte, que ela tinha estancado. Ela então me mandou, achei linda a música, na verdade achei mais parecida com coisas da Marisa Monte, do Carlinhos Brown, do que com as minhas. Mas achei bonita a ideia, solar a música, com uma esperança… e continuei, fiz uma segunda parte de letra, de melodia, e deu no que deu. É como uma afirmação de alguém que gosta de amar, e que quando está só, solitário, fica bem. Como se fosse um presente estar só, é um pouco isso que a música passa como ideia, e ficou uma música deliciosa. Tomara que toque muito na rádio”, diz Zeca Baleiro.

O álbum completo chega agora às plataformas digitais e inclui as três canções lançadas anteriormente e novas, onde Regina assina letra e música, além de apresentar parcerias com duas outras compositoras.

“Moça”, com a mineira Patrícia Lucchesi, escritora e doutora em filosofia, fala da relação direta de Regina com o seu guia, o Preto Velho Vovô Pedro. Na introdução dessa faixa, uma abertura criada pelo cantor e compositor fluminense Alcides Sodré, que é a “Saudação aos Pretos Velhos”. Já “Lamento de Xangô” e “Rosa branca”, são parcerias com a cantora e compositora carioca Michele Agra. E tem ainda “Ponto por ponto”, onde as três se juntaram, celebrando a força dessas conexões.

“Essa nova experiência de criação com essas duas amigas e compositoras trouxe músicas carregadas de autenticidade, refletindo não apenas os meus sentimentos, mas também as visões e experiências de Patrícia e Michele. É como uma tapeçaria onde cada uma de nós foi tecendo pontos que se entrelaçaram. A presença da Patrícia, Michele e Alcides foi fundamental na construção desse trabalho.”, define Regina Souza.

Quando pensou em Fejuca para a produção, Regina pediu à amiga e produtora Danusa Carvalho para fazer a ponte, pois ainda não o conhecia pessoalmente. Fejuca aceitou o convite e trouxe seu parceiro, Ricardo Gama para assinar com ele a produção musical e arranjos deste trabalho. “Fazer essa produção musical nos encheu de alegria, pois pudemos usar muito de nossas influências musicais com total liberdade. Regina é uma artista incrível! Sua música tem força, tem poesia, tem alma e esse álbum mostra bem isso. Tá bem solto, moderno em alguns momentos e tem um quê de atemporal. A gente chegar nisso é ouro!”, destacam os produtores do álbum e vencedores de Grammys Latinos, Fejuca e Ricardo Gama.

O novo álbum será lançado pela Sou Música em parceria com a Onerpm, e estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 16 de agosto. E a música “Sou”, de Regina Souza, foi a escolhida para puxar o álbum. Nela a artista revela o seu canto de amor, de paz, alegria e esperança. Que é também todo o conteúdo do álbum, onde revela a personalidade artística.

REDES SOCIAIS REGINA SOUZA

Instagram e Facebook: @reginasouzaoficial

Tiktok: @reginasouza.oficial

YouTube: ReginaSouzaOficial

 REGINA SOUZA

Cantora e compositora de Belo Horizonte, cuja trajetória artística é marcada por quatro álbuns solo e trabalhos em parcerias. Em sua discografia estão “Regina Souza” (2001), com produção do mineiro Flávio Henrique (1968-2018), “Outonos” (2008), com produção de Rodrigo Campello, onde assina parcerias com Vander Lee (1966-2016), Lokua Kanza, Zeca Baleiro, Affonsinho e Flávio Henrique, “Inversões” (2014) um álbum de intérprete, com produção do Rodrigo Campello, e direção artística de Pedrinho Alves madeira, e “Chegaí” (2020), onde assina música e letra de todas as composições, com produção musical e arranjos de Du Macedo e Regina, coprodução de Felipe Fantoni, e colaboração de Cláudio Queiroz e Fred Jamaica.

 Foi parceria de arte e vida do compositor Vander Lee, de 1999 a 2013, com quem tem uma filha, Clara. Participou dos CDs “Faro”, “Sambarroco” e DVD “Entre”, de vários shows e turnês do artista, e inspiração de várias de suas canções, entre elas “Esperando Aviões”.

A artista, formada em Relações Públicas e Filosofia pela PUC Minas, vem de uma família atuante na história da política brasileira, que tem entre seus personagens o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, o cartunista Henfil e o compositor Francisco Mário, um dos pioneiros do disco independente. Sobre a família Regina já idealizou e produziu vários projetos, entre eles o CD “Prato Feito” para a campanha Ação da Cidadania e o filme de animação “A Zeropéia, uma história de Herbert de Souza, o Betinho”.  Esse ano lança em Bocaiúva, Minas Gerais, terra de origem da família, a “Mostra Estação Arte e Cidadania”, como uma programação cultural na cidade, a criação do Centro de Memória “Casa Figueiredo Souza”, com uma exposição permanente da família, e também a “Mostra Cultural Betinho”.

 

Fotos Divulgação Regina Souza : Lett Sousa

Sair da versão mobile